48.3

Rafael Leitão Automoveis - Garantia / stand

Joao apresentou a reclamação
28 de fevereiro 2024
Passo a descrever a situação: no dia 24-10-2023 adquiri uma viatura no Stand mencionado ( Audi A6, caixa automática). sou de Lisboa e desloquei-me ao Stand para a aquisação da viatura, pois interessou-me bastante.
Atendimento e bom acompanhamento até a aquisição da viatura.
Logo na viagem de vinda já com a nova viatura, detetei que a mesma não tinha força, não andava bem, a tampa do depósito do gasóleo não abria e o cuise control não funcionava. tudo reportado telefónicamente e o que me foi dito foi para contactar a garantia que eles resolviam, fiquei mais descansado ( na minha inocênsia).
Passados uns dias o carro de caixa Auto começava me a tremer muito no pára-arranca e só colocando no modo "N" é que parava, o carro a frio nunca arrancava, como se estivesse desembreado por vezes indo a baixo ( estranho para um carro com caixa auto). Ponteiras de tansmissão partidas e a cereja no topo de bolo " Chove dentro do carro".
Fiz cerca de 6000 Km com o carro até que acionei o seguro (leaseplan) que me informaram que só tinham ordem de reparação para a tampa do depósito ( brincadeira achei eu).
Liguei para o Stand "Rafael Leitão" de forma contínua para relatar a situação, ao qual me foi dito também que tinham que aferir porque já tinha feito alguns KM´s.
Pergunto se isto é uma brincadeira e se vender carros é assim?
então vendem-me um bem "estragado" ( por tudo o relatado acima) e eu fico com a despesa?
esta semana levarei o carro a audi para efetuarem todo o diagnóstico necessário para resolução da situação.
Pelos motivos mencionados acima considero e chego à conclusão que a seriedade e a integridade do Stand tem que ser posta em causa.
Com o Diagnóstico da Marca tomarei outro tipo de medidas se a situação não for resolvida.
Não vou ficar com um carro que me foi vendido NESTAS CONDIÇÕES.
Data de ocorrência: 28 de fevereiro 2024
Rafael Leitão Automoveis
28 de fevereiro 2024
Boa tarde, Sr.João, comprou a viatura no dia 23/10/2023 e quando arrancou para Lisboa reparou que o Cruise control não estava a funcionar, voltando de imediato para trás. Um dos nossos colaboradores foi verificar a situação e conseguiu ligar o Cruise control.
Passado uns dias você ligou a dizer que o cruise control voltou a falhar, ao que sugerimos ligar com a garantia para ver uma oficina onde pudesse verificar essa situação. Nessa mesma chamada questionou-nos se a viatura teria realmente 190cv pois até aos 200km/h correspondia rápido mas a partir dessa velocidade correspondia de forma mais lenta (palavras suas!), e foi-lhe explicado que sendo um motor 2.0 esse era o desempenho normal e esperado.
Nesta reclamação indica-nos que “passado uns dias” a viatura começou a tremer no pára-arranca, a frio a viatura não arrancava, tinha as ponteiras de transmissão partidas e que chovia lá dentro, questionamos o porquê de só passado 4 meses e após 7.500km realizados e um inverno bastante chuvoso é que acionou a garantia e nos pôs a par da situação. A partirmos do princípio de que o que nos está a dizer é a verdade podemos considerar isto uma completa falta de responsabilidade e cuidado pois deveria ter ativado a garantia logo no dia em que a viatura apresentou os sintomas para a situação não agravar.
Após ter acionado a garantia, entregou a viatura numa oficina indicada pela mesma, foi feito um diagnóstico e é facto que inicialmente a Leaseplan lhe disse que apenas cobria a reparação da tampa de gasóleo. O Sr.João ligou para nós a relatar a situação e nós prontamente nos dispusemos para o ajudar, mas que para isso necessitaríamos do relatório e de falar com o nosso comercial para tentarmos perceber ao pormenor a situação e que mal tivéssemos uma resposta entraríamos em contacto consigo. Em momento algum lhe dissemos que não iriamos resolver os problemas que a viatura tem.
Com o decorrer do dia entrou em contacto connosco cerca de 40 vezes, mesmo sabendo que não tínhamos novidades para si e que ao ligar incessantemente não nos estava a deixar resolver a situação.
No fim do dia ligou-nos a dizer que ia levantar a viatura e foi-lhe explicado que caso levantasse a viatura não tínhamos forma de o ajudar junto da garantia.

Surpreende-nos quando fala de seriedade uma vez que desde o inicio tentamos ajudar com as situações reportadas, mesmo depois de ter falhado várias vezes com a sua palavra no envio da extinção de reserva e segunda chave da viatura que nos deixou de retoma (viatura essa que ao avaliarmos à distância nos disse que estava em bom estado mas ao chegar ao stand apresentou-nos uma viatura com luz de motor acesa, luz de ABS acesa e luz de serviço acesa, sendo que mesmo tendo em conta essas situações decidimos manter a avaliação. Após curtas viagens com a viatura também detetamos que a mesma consumia água) e também depois de se ter recusado a pagar o IUC da viatura que comprou, que já era da sua responsabilidade conforme termos assinados (tendo que ser pago por nós).
De realçar que viatura foi deixada na oficina no dia 26/02/2024, contactou-nos no dia 27/02/2024 e levantou a viatura da oficina, fazendo esta reclamação no dia 28/02/2024 de manhã, não dando sequer 24h desde que estamos a tentar ajudar na situação, não havendo qualquer coerência e compreensão da sua parte.
Posto tudo isto, ficamos a aguardar o relatório para verificarmos quais os verdadeiros problemas e as causas dos mesmos para resolvermos toda esta situação. Tudo o que não for desgaste ou mau uso irá ser resolvido.
28 de fevereiro 2024
Isto só pode ser brincadeira.... nem ADblue tinha, estou a espera do relatorio da audi neste momento!
Voces entragram me um carro sem o iuc pago quando por lei têm que entregar o mesmo Pago!
Liguei o carro à maquina (a6) parecia uma árvore de Natal. Só luzes vermelhas na máquina de diagnóstico.
So 6000 km depois (vamos ver senao sao adulterados) pois, a minha disponibilidade é pouca e necessito do carro diariamente para trabalhar, alem disso a garantia é de 18 meses ao que um funcionário vosso me disse telefonicamente que certamente cobriam o Bimassa!!!! ( que incoerência)
Nao admito que me tenham entregue um carro da maneira que entregaram e volto a frisar.... bimassa geometria do turbo transmissoes, chove dentro da carrinha.
Vou até à ultima consequência para nao ficar prejudicado neste processo.
Nao cumprem o que dizem e vendem a garantia como banha da cobra!
28 de fevereiro 2024
E além disso nao confio minimamente na oficina que "supostamente" elaborou o relatório, que nem vocês o têm nem a mim me forneceram uma cópia. Por isso estou a aguardar o relatório da Marca.
29 de fevereiro 2024
São uns brincalhões, acerca da miha disponibilidade eu é que sei! se precido do carro diariamente não posso ficar sem o mesmo, além disso a garantia que venderam é mesmo comprar gato por lebre concordo com os comentários referidos abaixo.
Mau uso ou má utilização deram vocês ao venderem um veiculo neste estado.
Até eu quero ver esse tal relatório Fantasma.
Mas enviei-vos a segunda chave e o DUA da viatura que retomaram, já a segunda chave que me forneceram também não funciona ( estou com azar)!
Ah e mais quero saber onde está o documento com as condições contratuais da garantia ( na altura deram-me um papel e foi-me dito que está lá tudo escrito).
eu assinei a folha na boa fé e afinal não é que estou mesmo com azar! não está nada escrito, tive que pedir a essa excelente empresa "leaseplan" que me facultem o contrato de garantia.
Para vender está tudo bem! quando há problemas assobia-se para o lado e o cliente fica como? com o prejuízo?
NÃO meus senhores vos garanto que não!!
Rafael Leitão Automoveis
29 de fevereiro 2024
-Se a viatura não tivesse ADblue nem sequer andava, não estava sequer com aviso a necessitar de ADblue, como é natural em qualquer viatura que utilize ADblue terá de ir acrescentando conforme os quilómetros que fizer, tal como tem que fazer com o Diesel
-O IUC da viatura que vendemos estava pago à data que comprou a viatura (Outubro), após comprar a viatura é lógico que a responsabilidade é sua (o IUC é de Novembro)
-A extinção de reserva e a segunda chave da viatura que deixou de retoma foram entregues 4 meses APÓS o negócio ter sido feito e após muita insistência da nossa parte
-Não fez 6.000km mas sim 7.500km. Se fez 7.500km quilómetros, como é mais do que óbvio a viatura mal apresentou alguma anomalia tinha que ser parada e a situação tinha de ser reportada para resolvermos a situação e não podia continua a circular e consequentemente a agravar a situação.
-Tanto a Leaseplan como qualquer parceria da Leaseplan são certificados, não conseguimos perceber como é que o sr.joão fala mal do nosso stand, fala mal da Leaseplan, diz que não confia na oficina que fez o relatório e ainda desconfia se de facto o relatório foi feito ou não
-As condições da garantia foram-lhe mostradas e entregues bem como a restante documentação do processo de venda e cópias de tudo o que assinou
-Já lhe dissemos tanto telefonicamente como na resposta escrita acima que tudo o que não for desgaste ou mau uso irá ser resolvido, não percebemos o “quando há problemas assobia-se para o lado”. Parece-nos que o Sr.joão só quer arranjar pretextos para tentar denegrir a nossa imagem, quando na verdade você é que não está disposto a resolver os problemas, uma vez que prefere andar diariamente com a viatura com os “supostos” problemas do que deixar na oficina a tratar de tudo.