10.0

Refer - Horário de WC na Estação de Sete Rios

Fernanda Paula Nunes F. Fernandes Elias Lima Ferre
Fernanda Ferre apresentou a reclamação
12 de maio 2014

No passado dia 13 de Abril cheguei à Estação de Sete Rios com o objectivo de apanhar o comboio da Fertagus com destina a Setúbal. Eram precisamente 20h23m e o comboio iria partir às 20h44m. Como já tinha bilhete dirigi-me à plataforma de embarque. Antes, porém, pretendia ir ao WC.
Espanto! Todas as portas estão trancadas. Dirigi-me então ao Segurança presente no local, que me informou que as casa de banho fecham às 20h e só poderiam ser abertas para deficientes, com comprovativo ou atestado. "Qual o comprovativo que pretende ver?" Perguntei Eu tenho uma doença crónica e não tenho atestado, mas tenho provas da doença. Simplesmente demoraria muito tempo a explicar e pretendia apanhar o comboio...
Respondeu-me o dito Segurança, que, se quisesse, mas só que quisesse iria abrir a porta. Ora, como não queria urinar ali mesmo, engoli todo o meu orgulho e pedi-lhe ( o mais simpaticamente que consegui) que me abrisse a porta. Fê-lo, não sem antes argumentar que "isto é tudo muito complicado e que as pessoas vinham brincar para ali!..." Respondi-lhe que não era o meu caso. Não pretendia brincar, apenas ir à casa de banho e apanhar o comboio a tempo.
Fui e quando saí agradeci mais uma vez o gesto amável do meu protector daquela noite.
Não sei o nome do Sr. que cedeu à minha aflição e acreditou em mim, mas estou-lhe grata!
Não percebo porque é que, quem chega depois das 20h à estação de sete rios não pode usar o WC. É uma questão de segurança? Mas não haverá nenhuma alternativa, senão trancar tudo? É assim que lidamos com a mudança?
Acho que esta situação é digna de uma análise da parte do v. Gabinete de Comunicação e Imagem, ou de Relações Públicas.Afinal nem todos somos bárbaros e delinquentes. para além disso, quem sofre de incontinência urinária pode não ser deficiente com atestado.
Aguardando a v. prezada resposta/sugestão/alteração,

Fernanda Paula Elias

Data de ocorrência: 12 de maio 2014
Refer
19 de junho 2014
Ex. ma Senhora D. Fernanda Elias,

Reportando à sua reclamação, relativa ao horário das instalações sanitárias (IS) da Estação de Sete Rios, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção, informamos V. Exa que por razões de controlo de segurança e para garantir a preservação das condições das instalações, o período de funcionamento das IS desta Estação foi fixado entre as 8:00 e as 20:00 horas, face ao aumento de atos de vandalismo e roubo durante o período noturno. A atuação do vigilante esteve de acordo com os procedimentos instituídos, não sendo possível alterá-los de forma isolada, sob pena de deixar de haver controlo no acesso às IS.
Esclarecemos ainda não estar previsto o alargamento do horário destas IS, tendo em conta que desde que o mesmo está em vigor se conseguiu controlar os recorrentes atos vandalismo.

Agradecendo a sua comunicação, despedimo-nos com os melhores cumprimentos,

Comunicação e Imagem
Rede Ferroviária Nacional - REFER, EPE