55.7

Renault - Chapa identificaçõa da viatura /autocolante

ANA CRISTINA MATINHOS SOUSA
ANA SOUSA apresentou a reclamação
21 de março 2024
Comprei o meu carro atual em 2019, viatura de serviço na Matrizauto e desde aí que estou muito satisfeita com a minha viatura. Fiz todas as manutenções/revisões inicialmente na marca e posteriormente na MForce e fiquei sempre satisfeita com os serviços Renault Já tinha feito uma inspeçõa a viatura sem qualquer ocorrencia , mas o que me aconteceu na inspeção feita a 6/03 fez-me mudar completamente a ideia que tinha da marca Renault. Sinto que fui ingénua, enganada e que a ideia que tinha estava completamente errada. Ele está em óptimo estado, e fui eu que o levei ao centro de inspecções pela 2a vez. Qual a minha surpresa quando o inspector me informou que o carro ia passar a inspeção mas colocou a anotação por estar em falta a chapa do construtor (ver anexo nº1). Explicaram-me que na porta traseira do lado do passageiro, havia um "autocolante" com os dados da viatura , nada constando na inspeção anterior , por esse motivo o carro teria de regularizar essa situação para poderem aprovar a inspeção da viatura. Desconhecia esta obrigatoriedade e nunca me lembro de ver tal autocolante. Mas esta situação mostrou uma série de problemas que até aí desconhecia: 1. Como é que uma informação tão importante quanto esta está presente num autocolante? Porque nunca me foi informado da sua importância? 2. Como é que este autocolante tão importante, se deteriorou em menos de 6 anos Trata-se, como disse, de uma viatura em óptimo estado, com muito pouca utilização e que não foi objecto de qualquer reparação. Como é que um autocolante de tal importância não sobrevive a esta actividade rotineira ? Não faz sentido nenhum. No sentido de resolver esta situação com a maior brevidade possível, contactei a renault de Almada, como indicado pelo inspetor da Controlauto. Informaram-me que teria de pedir uma nova chapa que tem o custo de 184.50€ e fazer o pagamento de imediato (já pedi para resolver a situação brevemente - ver anexo nº3). Que iria demorar cerca de 1 mês e meio e depois disso teria de me deslocar lá novamente para a colocar e depois de novo para me entregarem uma declaração e com essa declaração, posteriormente, tenho de me dirigir ao IMT para fazer a alteração do meu livrete (ainda não sei o custo desta alteração). Ou seja: • Nunca me informaram que a viatura tinha uma chapa (autocolante) que era bastante importante e com a qual deveria ter todo o cuidado. E deviam, deviam mesmo porque já conversei com muitas pessoas que não sabem disto; • Essa chapa é demasiado frágil para a importância e o custo que tem. - Mais um motivo pelo qual deveriam ter-me alertado; • A JAP Paredes, local onde adquiri o carro e onde fiz todas as manutenções, teve conhecimento da falta dessa chapa em 2019 e não me informou para que pudesse resolver a situação atempadamente. Até porque nessa altura a viatura ainda estava dentro da garantia e no meu entender não há dúvidas que a garantia deveria cobrir esta situação: • O carro não passou na inspecção. Foi-me emitida uma guia com prazo de 1 mês, mas tendo em conta que a renault demora muito mais tempo do que isso para resolver, para além do custo, vou ter de me deslocar ao centro de inspecção para renovar a guia até ter a situação resolvida. • A nova chapa tem um custo de 185€ é de um material bastante "duvidoso" e demora imenso tempo a ser emitida • Vou ainda ter de regularizar o livrete no IMT e suportar o seu custo, ainda não sei qual será, bem como nova Inspeção Tipo B para confirmar que tal autocolante já se encontra na viatura.
Dada a importância de tal autocolante e a facilidade com que este desaparecer , considero tratar-se de defeito de fabrico pelo que considero ser a Marca a assumir as despesas.
Data de ocorrência: 21 de março 2024
21 de março 2024
Exmo(a). Sr(a) ANA CRISTINA MATINHOS SOUSA,

Acusamos a receção da sua exposição nº 109755524, no dia 2024-03-21, a qual vai merecer a nossa melhor atenção.

Iremos contactá-lo(a) com a maior celeridade possível.

25 de março 2024
Exmo. Senhor ANA CRISTINA MATINHOS SOUSA,

No seguimento da sua exposição e de forma a que possamos acompanhar a situação apresentada, solicitamos a sua autorização para a partilha dos seus dados com o Serviço de Apoio ao Cliente e com o distribuidor Renault, para aferirmos a razão do sucedido.

ANA SOUSA
26 de março 2024
Boa tarde
Autorizo a partilha dos meus dados com o serviço de atendimento a cliente.
Tlf 911998608
Mail cris.matinhos@hotmail.com.
Estou disponível para informação adicional
2 de abril 2024
Exmo. Senhor ANA CRISTINA MATINHOS SOUSA,

Somos a informar que o assunto exposto já foi encaminhado para um consultor do Serviço de Apoio ao Cliente Renault, sendo que o mesmo será respondido através deste departamento com a maior celeridade.

Iremos assim dar por encerrada esta exposição no Portal da Queixa.

ANA CRISTINA MATINHOS SOUSA
ANA SOUSA avaliou a marca
19 de abril 2024

Não considero normal a marca não se responsabilizar pela fraca qualidade de uma peça essencial legalmente da viatura, dada a facilidade com que se extravia