Rickytravel Marca do Mês
Travessia Virtual, Lda
  • Rua Machado Castro 6, RC
    8500-303 Portimão
  • info@rickytravel.com

Rickytravel - Recusa em accionar seguro de estada por cancelamento motivado pela epidemia

Joaquim martins
Joaquim martins apresentou a reclamação
27 de junho 2020
Bom Dia
A 8 de janeiro 2020 fiz reserva para hotel Albacora Tavira através da Rickytravel, subscrevendo o respectivo seguro proposto por esta agência.
Estando o nosso país em epidemia de Covid 19, que se mantém com situação de calamidade e/ou confinamento, solicitei a anulação da marcação face a esta situação de epidemia (já tive o cuidado de explicar à agência, através de mail's trocados -ver anexo- que é pouco transparente querer alegar que o seguro exclui pandemia que é a existência de epidemia em vários países e em todos os continentes e não confere qualquer aumento de gravidade à doença) portanto para ir de Lisboa a Tavira desloco-me em zona de epidemia.
Por sermos 2 pessoas de risco e com 69 e 72 anos de idade e face aos riscos e confinamento e a menos de 1 mês da viagem solicitei cancelamento e devolução (por activação do seguro que me venderam) da importância paga 81,40 euros.
respondem que as unidades hoteleiras fizeram adaptações, implementaram novas rotinas e que garantem as condições de segurança. no entanto face aos serviços que reservei nada de concreto quanto a restrições de utilização de piscina, praia ou transporte para a praia previsto. nem abordaram eventual alteração dos custos.
Consideram ainda ter uma postura de transparência e honestidade e menos não seria de esperar, mas recusam activar o seguro, considerando o valor em credito até 31 de agosto ou mais se eu pedir??
Não percebi se pensam que o desonesto sou eu.... Eu pedi cancelamento e devolução da quantia adiantada porque tenho risco acrescido e porque continua a epedemia, surtos no Algarve e Alentejo e situação de confinamento em Lisboa que se prolonga com calamidade em Julho.
Basta consultar OMS, DGS site da ordem dos médicos (vejam as recomendações publicadas ontem), etc. e verificarão que não tenho condições nem foram estas as condições que reservei.
Podem sempre vender o produto nas condições actuais a quem as aceite mas não penalizar quem não tem saúde para enfrentar o risco existente.
Obrigado
Data de ocorrência: 27 de junho 2020
29 de junho 2020
Prezado Sr. Joaquim Martins, agradecemos a reclamação que mereceu a nossa melhor atenção.
Por favor considere que, independentemente do seguro contratado não cobrir situações de pandemia, a sua reserva foi cancelada sem custos, uma vez que o prazo para cancelamento assim o permitia. O valor de 5% pago, tal como consta da política de reservas quando a mesma é efetuada, não é devolvido, mas pode ser utilizado numa reserva futura efetuada até 31 de agosto, mas a estadia pode ser até 31 de Dezembro de 2021. O senhor não perde por isso qualquer valor pago pela reserva, somente os €9 pagos pela contratação do seguro, uma vez que o mesmo não é reembolsável. De qualquer forma a nossa equipa de apoio está ao dispor para esclarecer melhor qualquer esclarecimento adicional que possa necessitar.

Apoio ao cliente
30 de junho 2020
Ex.mos Sr.s
Depois da vária correspondência trocada é espantosa esta capacidade de responder "ao lado".
Parece-me que se pode aplicar a máxima: O cliente NUNCA tem razão.
A reserva foi cancelada não nas condições "normais" do contrato por iniciativa individual e sem justificação desde que dentro dos prazos estabelecidos, onde o valor cobrado ficaria para utilização futura que primeiro era até 31 de agosto e agora 31 de dezembro?
Não, não se trata deste tipo de cancelamento, mas sim de cancelamento devido a circunstâncias especiais e colectivas.
Ainda ontem se ouviam políticos e autoridades de saúde a falar dos surtos de COVID19 no Algarve e Alentejo e da propagação na comunidade em varias freguesias de Lisboa, com recomendação de confinamento para pessoas de risco (o meu caso).
Como já vos referi ( e estou ligado à saúde há mais de 40 anos), surto é quando conhecemos o infectante e os infectados e os controlamos. Epidemia é quando se perde este controle e há propagação na comunidade, distrito, país ou até continente. A pandemia significa que há a doença ou fenómeno em todos os continentes....
Como já referi e não se aplicando as condições normais da reserva feita 6 meses antes, considero ter direito a reembolso da percentagem já paga, pois existem condições especiais e continua decretada a situação de calamidade pelo menos em Lisboa e em algumas freguesias que se prolongarão pelo mês de julho.
Quanto ao seguro referem que pandemia está excluída, mas omitem sistematicamente que há cobertura para epidemia.... Contradição?
Como a deslocação é entre Lisboa e Tavira ( não vou viajar na "pandemia") e há neste momento no país uma situação de confinamento e de vários surtos e focos de epidemia que desaconselham este tipo de deslocação a bem da responsabilidade individual e colectiva.
A título de exemplo informo-vos que tinha marcado em janeiro uma viagem para Itália a realizar no final de abril com adiantamento de algumas centenas de euros. A 10 de março já me tinham devolvido na íntegra o valor adiantado. Afinal também há bons exemplos no sector do turismo, não acham?
Face ao exposto, claro que mantenho a reclamação.
Com os melhores cumprimentos
JMartins
30 de junho 2020
Exmo. Sr. António Martins,

Pensamos existir um equívoco relativamente ao cancelamento, pois o mesmo foi efetuado sem qualquer custo. Independentemente do seguro não cobrir motivo de pandemia, uma vez que o seu cancelamento foi feito dentro do prazo permitido, a reserva foi cancelada sem qualquer custo para o cliente.
Relativamente ao depósito de 5%, o mesmo está em crédito e pode ser utilizado numa futura reserva com marcação até 31 de agosto, mas que pode ser usufruída até 31 de Dezembro de 2021. O prazo de marcação até 31 de agosto poderia também ser porrogado se necessário.
O que o sr. Martins está a alegar é que pretende a devolução dos 5% que fez como depósito, apesar das condições de cancelamento quando efetuou a reserva, indicarem que os depósitos de 5% não são reembolsáveis, mas podem ser utilizados em reservas futuras.
Relativamente ao exemplo que dá da sua viagem a Itália, a Rickytravel teve também milhares de cancelamentos de reservas, sendo que em todos os casos que os hotéis encerraram ou os clientes foram impedidos de se deslocar devido ao estado de emergência, os valores pagos pelos clientes foram devolvidos na totalidade de imediato.
No caso concreto da sua reserva, o hotel está em pleno funcionamento, apesar de compreendermos os motivos que o levam ao cancelamento, pois neste momento ninguém deve fazer férias se não sentir a segurança necessária para tal.
Somos uma empresa nacional séria, que sempre pautou a sua postura no mercado pela máxima transparência durante os nossos 8 anos de atividade. A ultima coisa que pretendemos, num momento tão difícil como o que estamos a viver, é ver a nossa boa reputação colocada em causa, motivo pelo qual, apesar da nossa política de cancelamento ser clara e estar disponível antes da reserva ser efetuada, iremos devolver o depósito de 5% efetuado.

Apoio ao Cliente
Joaquim martins
Joaquim martins avaliou a marca
1 de julho 2020

Bom atendimento. Controvérsia em tempos de COVID 19 que após insistência foi resolvida a contento do cliente.

Apoio ao cliente