40.3
ITMI Portugal
  • Lugar do Marrujo Bugalhos
    2384-004 Alcanena
  • geral@mosqueteiros.com

Roady - Passatempo "dia da mãe sobre rodas"

Tiago Viana
Tiago Viana apresentou a reclamação
9 de maio 2023
Boa noite,
Em 27 de Abril de 2023, iniciei a minha participação num passatempo, intitulado "Passatempo dia da Mãe sobre rodas", passatempo este que consistia na elaboração de uma frase com as palavras "Mãe" e "Roady" sendo que o vencedor do concurso seria apurado entre os participantes que obtivessem mais "gostos" nas frases elaboradas.
Como tal, o participante elaborava a frase e basicamente solicitava ajuda de amigos e conhecidos para obter o maior número de votos, e dessa forma, ser eleito vencedor do passatempo.

Sucede que no dia 03/05/2023, fui alertado por um amigo que uma das participantes a concurso, e que se encontrava entre os três mais votados, se encontrava a sortear um vale de 100€ entre aqueles que, através de comprovativo, entrassem na página da Roady e votassem na sua frase.
Para promover este sorteio paralelo ao gerado pela Roady, a participante estava em parceria com uma página de venda de produtos, sendo que desta forma catapultou os seus votos e nesse instante, em cerca de 12 horas, distanciou-se do segundo classificado com cerca de 120 votos.

Nesse momento, uma outra participante a concurso informou-me que havia reportado a situação à página de instagram da Roady, questionando-os acerca da legalidade daquele ato, uma vez que, tal ação se tornava desigual para com os restantes participantes. Da mesma situação, foi por mim dado o alerta.
Ao início da manhã, gestores da página da Roady no Instagram responderam a ambos dizendo que já haviam sido alertados para esse facto, prometendo um comunicado em jeito de "storie" de instagram, facto que se verificou durante o dia.
Nesse mesmo comunicado era escrito o seguinte, e passo a transcrever:
"O Roady vem desta forma comunicar que qualquer participação que viole o regulamento do Passatempo Dia da Mãe sobre rodas será desqualificado. Sentimos a necessidade de alertar para este facto, depois de vários utilizadores de instagram se terem deparado com uma situação que viola o regulamento do mesmo e assim tranquilizar que o vencedor será aferido dentro das regras estabelecidas no regulamento. Obrigado!" - fim de comunicado.

Posto isto, entrei em contacto por mensagem privada no sentido de questionar se existiu violação das regras pela ação que os vários utilizadores tinham reportado tendo obtido a resposta de que estariam atentos e que o comunicado era esclarecedor.

Ora, lendo o referido comunicado posso concluir que a Roady assumiu que de facto existiu uma ilegalidade na situação relatada por mais que um utilizador do instagram e subentendeu-se que a pessoa que quebrou o regulamento seria desqualificada, facto que não aconteceu no imediato.

Na sequência deste comunicado, e por ter solicitado ajuda a amigos e familiares para que fosse possível angariar o maior número de votos, foi enviado um e-mail para o apoio ao cliente Roady tendo sido dada uma resposta por parte destes com o seguinte, e passo a transcrever:
"Agradecemos a atenção da nossa cliente e com a qual queremos partilhar, que estamos a par desta situação e inclusive acabamos de validar com a agência a informação para disponibilizar no instagram. A agência também irá enviar uma mensagem privada para a participante em questão, indicando que viola as regras do passatempo e a que a mesma não vai ser considerada para apuramento do vencedor."

Ora, se com o comunicado e o e-mail está explicita a informação de que a Roady entende que há uma irregularidade por parte da participante, o mais sensato seria contactar a mesma e exclui-la do concurso para bem da veracidade e legalidade do mesmo, facto que não aconteceu.

Mais, após o comunicado por parte da Roady, a participante em questão apagou a publicação denunciada (onde promovia um passatempo paralelo em parceria com uma página de uma loja) e emitiu ela mesmo um "comunicado" onde referia, de forma resumida, que a Roady havia emitido um comunicado mas que esta deixava o regulamento para os seguidores o lerem e perceberem que não havia cometido nenhuma irregularidade, sem nunca a Roady se dirigir a si nos comunicados emitidos.

Enquanto isso, e até dia 07/05/2023, a participante continuou a somar votos sendo a participação dos restantes participantes condicionada pelo facto de não estarmos todos em pé de igualdade. Na altura de angariar votos, obtive informação por parte de alguns amigos que não valia a pena serem votantes pois havia uma participante que estava a monetizar votos, oferecendo dinheiro para atingir esse fim.

No dia de hoje, 08/05/2023, a Roady anunciou o vencedor e qual não é o espanto de alguns participantes quando anuncia como vencedor a mesma pessoa que, segundo eles, havia infringido os regulamentos.
Perante o anúncio, enviei uma mensagem via instagram a questionar tudo aquilo que havia acontecido desde o dia que foram alertados para a irregularidade e para a existência de um e-mail que dava conta de que a participante iria ser excluída tendo estes negado a existência desse e-mail, contudo, quando confrontados com um print do mesmo, afirmaram que se tinha tratado de um lapso.

Esta conduta acaba por não ser séria, acaba por desvirtuar um concurso que se quer igual para todos, que se quer transparente, que exige a leitura do regulamento antes da participação pois não vale tudo para se atingir um fim.
Na publicação relativa ao passatempo é possível encontrar utilizadores a questionar a vencedora acerca dos 100€ que havia prometido em sorteio, e que entretanto desapareceu, ou então uma outra utilizadora a alertar a Roady para a angariação de votos de forma irregular.

Reclamo deste passatempo, deste serviço publicitado, por uma questão de princípios, por uma questão de igualdade, de seriedade e respeito por todos aqueles que neste concurso participaram.

No final, fica a sensação que fui enganado por comunicados e e-mails, que condicionaram a participação de todos aqueles que se dispuseram a vencer o concurso.

Não aceito nem posso aceitar a resposta dada pela Roady, num claro desprezo pelos participantes e pela desvalorização por aquilo que os próprios referiram dias antes em comunicados e e-mails. Uma empresa não pode fazer um esclarecimento por e-mail num dia e mais tarde dizer que houve um lapso. Esse lapso corrigia-se com um e-mail a anular o inicial, e enviado de seguida, não tendo sido isso que aconteceu, acabando por condicionar e levar ao engano quem no passatempo participava.

Olhando ao regulamento, este refere no seu ponto 4.1 que "Não serão aceites elementos de participação com nomes de empresas, entidades coletivas, perfis de marcas e figuras públicas. Os promotores reservam-se ao direito de rejeitar as participações que não cumpram este requisito".
Neste ponto podemos entender que a participante ao alienar a sua conta pessoal a uma conta de uma loja para obter votos a troco de um prémio em dinheiro está claramente a infringir o regulamento, tendo apagado esse mesmo passatempo no momento do comunicado da Roady que dava conta de uma irregularidade, sendo claro e óbvio que esta sabia que não poderia obter votos desta forma.

Por tudo isto, considero que o resultado deste passatempo foi adulterado, reveste-se de uma ilegalidade na obtenção do vencedor pois a própria marca assume uma irregularidade nos regulamentos no momento em que é alertada para a conduta de uma participante.
Como tal, todos os participantes e aspirantes ao prémio final, podem sentir-se enganados, quer pelas comunicações feitas onde subentendia-se que a participante seria desqualificada e por estarem a competir com alguém de forma desigual.
Data de ocorrência: 8 de maio 2023
Roady
9 de maio 2023
Estimado Cliente, Tiago Viana

Agradecemos a sua comunicação a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Com os nossos cumprimentos,
Apoio ao Consumidor Mosqueteiros
Tiago Viana
Tiago Viana avaliou a marca
16 de maio 2023

Fraca comunicação, referindo não terem efetuado comunicações que após serem confrontados com as mesmas, referiram tratar-se de um lapso! Péssimo serviço e incumprimento com a palavra dada