Roca, S.A

Fredy Schaer
Fredy Schaer apresentou a reclamação
16 de julho 2019

Exmos. Srs.,

Adquiri para a minha casa de banho uma peça de cerâmica da marca mencionada em epígrafe, vulgarmente chamado de lavatório. Após algum tempo de uso, e pese embora, tivessem decorrido 9 anos, seria expectável que com o bom uso e devido cuidado com que sempre foi utilizado, não tivesse começado a "rachar", sendo que ao momento se encontra completamente macerado por diversas fendas a o longo da superfície, o que não condiz com a descrição apresentada no site da supra mencionada marca "(...) modelos foram exaustivamente testados e submetidos às mais criteriosas provas de qualidade e durabilidade", bem sei que, a questão da durabilidade é uma questão subjectiva mas não posso aceitar que essa subjectividade se resuma a 9 anos.

Contactado o representante da Roca em Portugal através de diversos e-mails e telefonemas, para me explicarem o porquê da deterioração prematura, e porque, conforme explana o site da própria marca, no mesmo pode ler-se "Atendimento ao Cliente estará sempre disponível para o ajudar a resolver quaisquer problemas de manutenção, mesmo no caso de fissuras ou ruturas", informaram-me que tinha de pagar o valor 47,70 € para que um técnico se desloca-se ao local e constata-se que se tratava de facto de um defeito de fabrico.

Mais, não só não posso deixar de mostrar a minha indignação, bem como, insatisfação com o produto como considero extremamente inapropriado que um concessionário Roca solicite qualquer tipo de valor para apurar responsabilidades, sendo que, nunca seria viável considerar na totalidade a opinião de um perito da própria marca, uma vez que, claramente, encontrar-se-ia viciada, por questões óbvias.

Descontente com o produto mas também com o atendimento e respectivos esclarecimentos que me foram prestados, por conta própria, promovi as diligências necessárias à averiguação do sucedido, assim, contactei um fabricante de produtos cerâmicos e faiança, bem como, outro técnico, sendo que vieram individualmente analisar a dita peça. Não que me espante, a opinião de ambos foi totalmente unânime, sendo que se encontravam totalmente desprovidos de constrangimentos em proferir uma opinião uma vez que não tinham qualquer tipo de ligação com a marca, sendo que, os dois individualmente me confirmaram a proveniência das fendas, apontando como principal razão a falta de temperatura durante o cozimento ou matéria-prima inadequada. Ora, o que se retira destas duas visitas independentes é que se trata efectivamente de um defeito de fabrico.
Mais, tenho conhecimento de outro cliente Roca que havia adquirido exactamente o mesmo modelo e sofreu exactamente do mesmo problema. Com o tempo as fendas multiplicaram-se e depois de 15 anos, é indispensável substituí-lo,com todos os custos inerentes à sua substituição. Ora, convenha-mos, até um produto cerâmico desta natureza ainda que de gamas low cost tem a capacidade de durar várias décadas, ou não fosse também como afirmam afincadamente no site "durabilidade é um dos pilares", parece-me que esta frase é apenas uma mera falácia para "enfeitar" o site.

Afincando a questão "marca superior" e "líder do mercado", mais informo que a minha casa de banho tem três peças de cerâmica de marcas diferentes, instaladas exactamente ao mesmo tempo, e estranho que somente o lavatório da marca Roca tenha começado sua deteriorar-se depois de nove anos, enquanto as peças de marca inferior ainda estão em perfeitas condições.

A atitude desagradável do representante Roca Portugal (Sr. cujo nome conservo) aquando a minha conversa telefónica em que reportei a situação supra mencionada, parecia afincadamente insinuar que a degradação era normal e me deu entender que não iriam participar o dano causado e respectivos defeitos. Pelo que, a única conclusão que me surge tirar é que, os produtos Roca, ou pelo menos este, não são fabricados com o intuito de mais que nove anos sem aparecer os primeiros sinais de degradação, o que deita por terra o que a durabilidade seja um dos pilares da marca.

Face ao exposto, gostaria que a marca se pronuncia-se, sendo que, me encontro disponível para qualquer esclarecimento que considerem necessário, sendo que, parecia-me de muito bom tom, ver deveras a minha situação resolvida.
Cumps.

Data de ocorrência: 16 de julho 2019