Rodoviária de Lisboa
Transportes Coletivos de Passageiros
1 SMTUC 79.3
2 CARRIS 75.6
Rodoviária de Lisboa12.8
Rodoviária de Lisboa, S.A.

Rodoviária de Lisboa - Comportamento fraudulento

DM
DM apresentou a reclamação
22 de março 2023
Primeira reclamação (efectuada no dia 06/01/2023)

Solicito verificação da situação, visto que o carregamento efectuado no cartão com o seguinte número: ML4258605210 Navegante pré-pago: Nº 14988599044460587162 com o recibo de pagamento com o número: 516150359 não deu entrada no mesmo. Foram pagos 5€ no dia 06/01/2023 pelas 10:11 da manhã, na loja da rodoviária de Lisboa, em Odivelas, no Centro Comercial Oceano, não tendo o cartão ficado carregado, pelo que tive que efectuar novo carregamento no dia 09/01/2023 pelas 08:01 da manhã na estação de metro do Sr Roubado, e perdido os 5€ que tinha carregado. Solicito a devolução do valor, visto que será meu por direito.
Em anexo segue o cartão em questão, o recibo do carregamento que não foi efectuado e a reclamação efectuada na loja.

Relativamente ao atendimento, a funcionária Bárbara Dias (Loja de Odivelas) foi extremamente mal educada, levantando a voz ao extremo (gritos) e proferiu ofensas. Este tipo de funcionária nunca deveria estar em atendimento ao público, visto que em vez de tentar resolver a situação, que foi um erro da vossa parte, só piorou, com a sua falta de educação e linguagem ofensiva. A mesma deverá ser sancionada pelo seu comportamento extremamente agressivo.
A vossa entidade, está em falta para com o cliente e é este o atendimento que recebe? Que tipo de serviço é o vosso, que fica com o dinheiro dos clientes e em vez de rectificarem a situação, ainda os desrespeita de uma forma totalmente inadmissível.
Aguardo a devolução do valor bem como, uma atitude da vossa parte, perante o comportamento gravoso da funcionária Bárbara Dias.

Sem outro assunto

Segunda reclamação (efectuada no 14/02/2023)

Desde o dia 06 de Janeiro que aguardo resolução para as várias reclamações por mim efectuadas, tanto por escrito, como pelo site, telefonicamente e até mesmo pessoalmente. As mesmas foram fechadas incorrectamente, sem qualquer análise ou rectificação da situação exposta. Uma delas foi fechada sem qualquer resposta, na seguinte, fui informada que estaria em análise, posteriormente foram solicitados os comprovativos, os quais já tinham sido enviados pelo site, mas voltaram a solicitar, para agravar, essa resposta foi enviada para o endereço de e-mail errado, a qual nunca recebi, logo nunca pude efectuar o reenvio dos mesmos, na resposta seguinte, voltaram a informar que estava em análise, repetindo a primeira resposta, voltando a não solicitar os comprovativos que supostamente estariam em falta, e que solicitaram no e-mail anterior que enviaram para o endereço errado, para no final fecharem novamente a reclamação sem resolução. Se nunca receberam os comprovativos como podem dar como resolvida? Seguidamente, sou informada que tenho de efectuar uma nova reclamação visto que foi novamente fechada incorrectamente. É completamente surreal. Não recebi qualquer e-mail, carta ou telefonema, com nenhum tipo de resolução, o facto de estar em análise, não é uma solução. E de em análise, passou ao estado fechado sem terem recebido os comprovativos. Como é que analisaram? Que sentido é que isto faz? O e-mail de onde enviam as respostas não é possível responder porque é um endereço não autorizado, e desta forma a única forma de comunicação é através da linha de apoio ao cliente que funciona como um intermediário, logo nunca têm a capacidade de resolver a situação. Nisto passou-se um mês e meio, em que tenho de ser eu a entrar em contacto para saber o ponto da situação, porque ninguém me informa de nada, mesmo após tantos erros serem cometidos, e cada vez que ligo, ser informada de um erro diferente, sou eu que tenho de suportar os custos das chamadas, mesmo tendo sido eu a lesada da situação que originou a reclamação, e continuo a sê-lo, visto que continuo sem resolução, e cada vez com mais despesas em chamadas, para não falar dos tempos de espera . É completamente inadmissível a forma como toda a situação tem sido gerida. Que tipo de apoio ao cliente é o vosso que comete erro após erro, e que em vez de resolver a situação só tem vindo a agravá-la? Quantos mais erros irão ser cometidos? E se fosse convosco o que fariam? A situação NÃO se encontra resolvida, volto a frisar, NÃO se encontra resolvida. Agradeço que a mesma seja tratada com competência.
Basta colocar a situação na seguinte perspectiva: caso alguém não pague um bilhete, as autoridades são imediatamente chamadas, uma vez que é considerado crime, no entanto quando é a vossa entidade a ficar com dinheiro dos passageiros não é crime? Nesse caso também deverei apresentar queixa na polícia? O facto de continuarem a errar é porquê? Estarão a sabotar o processo de devolução? Ou serão o serviço de apoio ao cliente mais incompetente com o qual já me deparei?
Independente do motivo, não irei desistir, e irei efectuar as reclamações que forem necessárias, em todas as entidades possíveis até que a situação seja rectificada.
Neste momento, é uma questão de justiça, pelo dinheiro do qual se apropriaram indevidamente, por todos os erros cometidos durante este processo, e pelo excessivo tempo de espera decorrido.
Se existir uma réstia de competência e profissionalismo da vossa parte, a resolução CORRECTA (devolução), será cumprida e será célere.
Seguidamente fica a descrição da situação que originou a primeira reclamação, e em anexo seguem os comprovativos que alegam nunca ter recebido, mas que não voltaram a solicitar, dando a reclamação como resolvida.

Neste formulário apenas existe a possibilidade de anexar um ficheiro, e por esse motivo, apenas foi possível anexar a factura, contudo, tenho disponível para envio, a foto do bilhete em questão, bem como de todas as reclamações efectuadas. Para que estas possam ser incluídas no processo, bastará apenas enviarem-me uma solicitação das mesmas para o meu endereço de e-mail correcto, e que o vosso endereço seja um e-mail, para o qual eu posso responder, evitando assim os erros cometidos nos processos anteriores.

Número do bilhete: ML4258605210

Navegante pré-pago: Nº 14988599044460587162

Recibo de pagamento com o número: 516150359

Sem outro assunto

Até ao presente dia, 22 de Março de 2023,, decorridos quase 3 meses a situação continua sem resolução.
Data de ocorrência: 22 de março 2023
DM