Smartphones e Gadgets - Marcas
1 BQ 44.6
2 Oneplus 40.1
3 HTC 27.2
Samsung24.6

Samsung - Televisor com defeito ou informação técnica escondida no acto de compra

Vitor Francisco Freitas dos Santos
Vitor Santos apresentou a reclamação
19 de maio 2016

Em Agosto de 2013 adquiri uma Smart TV Samsung - Modelo UE55F7000 online.
A escolha da marca obedeceu a algumas características que procurava encontrar num televisor: tamanho: 55 polegadas; WI-Fi ou a possibilidade de se ligar à Internet; Aplicações como o Skype para poder comunicar com os meus pais que são surdos e claro, uma boa razão qualidade preço e a possibilidade de ligar alguns discos rígidos que possuía.
Assim, procurei na internet o melhor modelo e estudei as características técnicas evidenciadas no acto de compra. Estas poderão ser observadas no anexo retirado ao dia de hoje do site da FNAC online.
Em Agosto de 2015, ainda dentro do período de Garantia manifestaram-se as primeiras anomalias que foram imediatamente comunicadas à Samsung. Foi aqui que se deu início a um longo processo que conta com várias intervenções técnicas, a substituição da mainboard, a actualização do software, o levantamento do televisor para análises mais detalhadas e que desfecha nesta reclamação.
Antes da primeira intervenção o televisor desligava-se ao reproduzir vídeos dos meus discos ou do youtube. Os técnicos avaliaram a situação e substituíram a mainboard.
Dias depois o televisor continuou a apresentar os mesmos sintomas e extensos testes efectuados pela equipa técnica levaram os técnicos a trocar de novo a mainboard.
Substituída esta, voltaram-se a revelar novos sintomas.
desta vez o televisor desligava-se ou reiniciava quando ligava os meus discos rígidos sem precisar sequer de correr qualquer vídeo.
Desta vez decidiram levar o televisor para um teste mais elaborado nas instalações oficiais da equipa técnica cedendo um da mesma gama mas de 40 polegadas em empréstimo.
Durante esta semana o televisor emprestado não revelou nenhum dos sintomas e quando me devolveram o meu televisor a equipa técnica informou-me de que o meu televisor não apresentou qualquer problema em laboratório porém, quando volto a ligar os discos o problema repete-se.
Sou então informado de algumas restrições do aparelho que não são reveladas na ficha técnica do aparelho que nos ajuda a perceber o aparelho no acto de compra.
Assim , sou informado de que o uso das 3 portas USB em simultâneo assim como os conteúdos contidos nos meus discos que não sejam reconhecidos pelo televisor podem criar estas anomalias. Por outras palavras sou informado de que os meus discos deverão conter apenas dados reconhecidos pelo equipamento e que não deverei usar os três discos em simultâneo.
Chateado com as situação mencionei que gostaria de fazer usos de todas as características técnicas de que o equipamento dispõe e que estas limitações deveriam vir mencionadas na ficha técnica do equipamento. Informei ainda de que limitações como estas influenciam a decisão de compra e por último, mostrei que outros equipamentos como TVs de marcas concorrentes, equipamentos multimédia e outros equipamentos informáticos não têm qualquer problema em lidar com os meus discos ou os seus conteúdos.
Quase que este processo terminava aqui, mas depois da desilusão, acalmados os ânimos decidi procurar a origem dos problema e testar as evidências mencionadas pelos técnicos.
Assim, testei o equipamento disco a disco e percebi que este se desligava com qualquer um deles eliminando a possibilidade do televisor se desligar com excesso de carga.
Testei um disco vazio que não fez o televisor se desligar e pensei que o problema se deveria aos conteúdos presentes nos discos.
Assim, eliminada a hipótese deste disco estar avariado, carreguei este disco com apenas dados multimédia, testei-o e o televisor voltou a desligar-se evidenciando que afinal o televisor se desliga por uma outra qualquer razão.
Todo este processo durou até dia 18 de Maio de 2016, dia em que depois de muitos emails enviados, contactos estabelecidos,... um elemento da equipa técnica da Samsung me informa que e passo a citar " os televisores desenvolvidos pela nossa marca possuem um sistema de leitura de unidades de memória externa em que as mesmas são reconhecidas e lidas no total, ou seja, toda a informação do respectivo dispositivo é lida e não apenas partes da mesma. É neste sentido que o televisor, ao efectuar a leitura de discos com mais de 100GB (normalmente, dependendo igualmente tal do tipo de ficheiros e características do disco externo), poderá não funcionar correctamente. Como terá verificado, no caso do seu televisor o mesmo desligar-se-ia após a ligação de um ou vários discos externos."

Em resumo, desde o acto de compra até a esta informação passaram quase 3 anos. Foi provado que os meus equipamento não possuem qualquer problema e por fim, as falhas do televisor que se foram manifestando mais e mais frequentes depois das intervenções técnicas são-me agora comunicadas como limitações do aparelho que não vêm descritas na ficha técnica que nos leva ao acto de compra.

Como consumidor tenho dois momentos importantes. O momento da decisão que me leva ao ato de compra. Para este momento, a decisão, todas as informações reveladas pelos técnicos e pelos sites e informação técnica recolhida são relevantes. Depois temos os 15 dias para testar o equipamento e se não se verificar anomalia alguma e este corresponder a todas as nossas expectativas com certeza não o devolveremos.
Foi assim que aconteceu comigo. Li e reli as especificações técnicas. Esclareci-me com alguns técnicos noutras lojas ainda antes de adquirir o televisor e testei-o do modo que pude, ligando discos, fazendo uso da camera em video conferencias com os meus pais e até em filmes 3D.
Findo os 15 dias o televisor não apresentou algum problema. Só no final do período de garantia ele vai apresentando os sintomas referidos. Assim, depois de um longo processo de intervenção com diferentes intervenientes da Samsung que vão do departamento técnico ao departamento de qualidade e envolvendo equipas técnicas externas, o diagnóstico foi evoluindo e se transformando começando como um problema de software para se transformar numa limitação de hardware.
Para a Samsung esta limitação não se trata de uma anomalia porém mesmo que constasse das especificações técnicas, esta condição gera anomalias.
Segundo a Samsung, o televisor não consegue ler mais que 100 Gb dado que os lê por inteiro porém este seria um problema facilmente resolvido por software, resolvendo o modo como a Samsung faz a leitura.
Repare-se que equipamentos de gamas equivalentes de marcas concorrentes não se comportam do mesmo modo, ou seja, conseguem ler os discos sem problemas.
Enfim, o televisor manifesta problemas - Deverão ser estes cobertos pela garantia ou tratando-se de uma limitação técnica a Samsung pode decidir não resolver o problema.
E se se tratam de informar que os televisores desenvolvidos pela nossa marca possuem um sistema de leitura de unidades de memória externa em que as mesmas são reconhecidas e lidas no total, ou seja, toda a informação do respectivo dispositivo é lida e não apenas partes da mesma. É neste sentido que o televisor, ao efectuar a leitura de discos com mais de 100GB (normalmente, dependendo igualmente tal do tipo de ficheiros e características do disco externo), poderá não funcionar correctamente. Como terá verificado, no caso do seu televisor o mesmo desligar-se-ia após a ligação de um ou vários discos externos. técnicas não deve o consumidor ser devidamente informado destas limitações no acto de compra?

Data de ocorrência: 19 de maio 2016