11.6
SATA Internacional – Serviços e Transportes Aéreos, S.A.
  • +351 296 209 720
  • Av. Infante D. Henrique, 55
    9504-528 Ponta Delgada - Açores – Portugal
  • customer.care@sata.pt

SATA Internacional - Pagamento de indemnização

Marco Ferreira apresentou a reclamação
7 de setembro 2016

Ref. do processo: CR//1108153

Voltamos ao seu contacto em referência à sua exposição enviada aos nossos serviços.

Por favor aceite as nossas desculpas pelo atraso no envio da nossa resposta.

A SATA compreende o natural descontentamento e insatisfação dos passageiros sempre que se verifica a impossibilidade de viajar nos horários programados. Asseguramos-lhe que uma das nossas prioridades é garantir que as viagens dos nossos clientes sejam uma experiência positiva e agradável. Contudo, por razões imprevisíveis e que não podemos evitar, somos, por vezes, obrigados a alterar os nossos planos de voo e proceder a reajustes na nossa operação.

Assim, informamos que na origem da irregularidade com o voo S45181, entre Faro e o Funchal do dia 13 de junho esteve uma avaria verificada no equipamento que iria operar o voo, já no aeroporto de Faro. Asseguramos que a SATA diligenciou no sentido de solucionar a avaria, sendo que tudo foi feito para que o voo pudesse operar com o menor atraso possível, contudo só no dia seguinte foi possível realizar o voo.

Mais se informa que de que de acordo com os regulamentos em vigor que definem os direitos dos passageiros e, por consequência, os deveres das companhias aéreas, as obrigações a que estão sujeitas as transportadoras aéreas deverão ser limitadas ou eliminadas nos casos em que a ocorrência tenha sido causada por circunstâncias extraordinárias. No âmbito das circunstâncias extraordinárias enquadram-se, entre outros, as avarias impeditivas da realização do voo, pelo que não se verifica o direito a atribuição de compensação monetária.

Data de ocorrência: 7 de setembro 2016
SATA
13 de setembro 2016
Ponta Delgada, 16.09.12

Exmos. Srs. ,

Ref. do processo: CR//1108153
Reclamação nº 5634316

Por favor aceite as nossas desculpas pelo atraso no envio da nossa resposta.

Todavia, compreendendo os transtornos causados aos passageiros informamos ainda que foi efetuada uma oferta comercial de um voucher a utilizar numa futura viagem.

Lamentamos todo e qualquer transtorno que possa ter sido sentido.

Os nossos cumprimentos,

Joana Machado
Customer Care
13 de setembro 2016
"No âmbito das circunstâncias extraordinárias enquadram-se, entre outros, as avarias impeditivas da realização do voo, pelo que não se verifica o direito a atribuição de compensação monetária."

Atendendo à vossa resposta mais concretamente ao excerto acima, solicito que me envie um documento legal que suporte a vossa afirmação em que dizem que as avarias impeditivas à realização do voo enquadram-se nas circunstancias extraordinárias.

Abaixo envio um artigo da DECO onde é claro que não podem alegar uma avaria como situação extraordinária para o não pagamento das indemnizações previstas na lei.

Quando a companhia não é responsável
Nem sempre as companhias aéreas são responsáveis pelos atrasos ou cancelamentos dos voos. Uma das razões da exclusão de responsabilidade é precisamente a existência de “circunstâncias extraordinárias”. Os exemplos típicos adiantados para essas circunstâncias são situações de mau tempo, agitação política e greve. Nestes casos, terá poucas probabilidades de êxito em reclamar, sem prejuízo do direito ao reembolso do valor da reserva.

Fica de fora a alegação de problemas técnicos na manutenção da aeronave. Em dezembro de 2008, o Tribunal de Justiça considerou que tal justificação não se enquadrava no conceito de “circunstância extraordinária”.

Quanto ao reconhecimento pela vossa parte que a razão não está do vosso lado, visto que, estão a oferecer um VOUCHER para uma viagem , informo que NÃO pretendo VOUCHERS mas sim o valor da indemnização que tenho direito por lei. 250 eur atendendo a ser viagem doméstica

Cumprimentos

Marco Ferreira avaliou a marca
8 de setembro 2023

Uma vergonha de resposta, uma vergonha de companhia que não respeita os seus clientes