18.6
  • Avenida do Forte, n.º 3, Edifício Suécia III, Piso 2, 2790-073 Carnaxide
  • gabinetedocliente_geral@cuf.pt

Saúde CUF - Atraso de envio de prescrição de medicamentos

Cátia Loures apresentou a reclamação
30 de novembro 2021 (editada a 3 de dezembro 2021)
Dia 30/11/2021 às 11:20h recorri a uma teleconsulta. Dado que o sistema que processa as receitas estava em baixo desde o dia anterior, a doutora tentou várias maneiras de me passar a receita sendo que o único método viável acabou por ser passar-me uma receita física, que seria digitalizada e enviada por e-mail. Após a teleconsulta fui contactada pelos serviços CUF a informar que enviaram a receita e que deveria verificar o e-mail (e o spam). O e-mail nunca me chegou. Liguei novamente e até ao momento (17:16h do próprio dia) continuo sem receita e com dores muito pouco toleráveis. Estão a negar-me acesso a um método de tratamento e alívio pelo qual deverei pagar e o call center nada faz. Caso continue sem receita, também não pagarei a consulta.
Data de ocorrência: 30 de novembro 2021
15 de dezembro 2021
Exmos,

Acrescento os seguintes factos abaixo, ocorridos após a reclamação no Livro de Reclamações, mas de relevância para o sucedido:

- Um familiar tentou levantar os medicamentos com a digitalização da receita que me foi enviada e a farmácia só autorizou a compra através venda suspensa. O Zomig comparticipado tem um valor excepcionalmente alto, através de venda suspensa não o pude adquirir.
- A verdadeira receita só chegou até mim no dia 3 de Dezembro às 15h, dois dias úteis após a consulta, três dias, contando o feriado.
- Durante todo este tempo, a CUF nunca me ligou para dar feedback sobre os reforços que fiz por telefone - deixaram-me com dores e sem meio de alívio.
- Dia 8 de Dezembro, recebi a fatura da teleconsulta, no valor de 32EUR, com data de vencimento igual à data de emissão, 30 de Dezembro.

Como esperam que o cliente pague atempadamente se a data de vencimento da fatura não considera o envio da mesma pelo correio? Como pode a CUF reservar-se-lhe o direito de cobrança de juros de mora de uma fatura emitida no próprio dia de emissão que, de seguida, é enviada em formato de papel?
Eu já tive mais teleconsultas com a CUF Tejo, uma a 24 de Agosto (Teleconsulta de Medicina Geral e Familiar) com a **. Porque é que me estão a cobrar 32EUR de uma "primeira consulta"? Há dois anos que recorro a este serviço e nunca paguei este valor.

Cumprimentos.
3 de janeiro 2022
Sem resposta até hoje
6 de janeiro 2022
4/1/2021: liguei para a linha CUF e solicitei status. Fui informada de que a reclamação continua em aberto e que deveria voltar a insistir para o endereço de email gabinetedocliente_geral@cuf.pt - até hoje sem resposta.

Fui contactada hoje, dia 6/1, pelo endereço arquivo.cobrancas@jmellosaude.pt a solicitar o pagamento da factura. Não vou pagar enquanto não obtiver resposta à reclamação visto que não usufruí do serviço prestado por completa responsabilidade da CUF.
7 de janeiro 2022
Paguei hoje, 7/1, só para evitar dissabores do meu lado, mas continuarei a reivindicar este valor. Acho de mau tom que o cliente tenha de pagar primeiro para ser ressarcido depois quando o erro partiu da CUF.