18.6

Saúde CUF - Cobrança indevida

Telma
Telma apresentou a reclamação
30 de setembro 2020
Estou a recorrer ao portal da queixa pois não tenho resposta satisfatória do hospital da CUF relativamente a um erro de faturação. Com o início da pandemia as consultas de especialidade passaram a ser online. Tive 4 consultas desde maio (maio, junho, julho e setembro). As três primeiras consultas foram cobradas pelo mesmo valor €88 e foram todas pagas pouco depois de receber os códigos para pagamento. No entanto em agosto recebo a notificaçãoda CUF sobre uma dívida de €190, recebo posteriormente a fatura em papel e constato que se trata da faturação das consultas de maio e junho cada uma com o valor de €95. Consultas essas já pagas pelo valor informado (e constante nas faturas de maio e julho). Telefono a fazer a reclamação e a assitente informa que vai pedir a anulação das faturas, dado que o valor seria referente a uma consulta e estas consultas eram consultas subsequentes (tal como descrito e todas as faturas). Verifico que não tenho a fatura de junho para poder pedir a comparticipação do seguro de saude e telefono novamente para pedir o envio da fatura por email. Desta vez a ssistente diz que as faturas de maio e junho no valor de €88 foram anuladas aquando da emissão da nova fatura sobre esses atos médicos no valor de €95. Responde que pode enviar a fatura de junho n valor de €88 mas que está a dizer que estaá anulada! Ora nehuma companhia de seguros vai comparticipar uma despesa comprovada por uma fatura anulada. Ainda agurado pela fatura de junho. Formalizo a reclamação via email para a CUF. Recebo a resposta a dizer que os valores faturados estão corretos. Mais tarde recebo uma notificação de aviso de cobrança fiscal no valor de €14 (a diferença entre os dois preços referente às duas faturas d emaio e junho). Envio novamente email a reclamar esta cobrança. Enfim esta saga já decorre desde 3 de stembro e até agora não tenho resposta satisfatória. A fatura da consulta de setembro, entretato veio com o novo valor de €95 (a qual não vou liquidar. Já enviei 5 email e fiz ainda mais telefonemas (num dos quais colocaram-me em espera 1h:29min, e acabei obviamente por desligar a chamada. Não consigo compreender porque é que a CUF não entende que não pode cobrar um serviço por um valor e depois de pago cobrar um valor superior, nem que não pode cobrar um novo valor pelo mesmo serviço sem aviso prévio. Nunca recebi qualquer explicação sobre este erro de faturação, a não ser um SMS e um email a dizer tão somente que os valores cobrados estão corretos, sendo estas as únicas reações da CUF ás minhas reclamações.
Data de ocorrência: 30 de setembro 2020