18.0
1 Mazda 83.3
2 Volvo 75.2
Seat18
Seat Portugal

Seat - Ferrugem no circuito de refrigeração, continuação...

Adílio Borges apresentou a reclamação
9 de dezembro 2021
Venho por este meio apresentar nova reclamação referente à mesma avaria que eu pensava que tivesse ficado corrigida no dia 03/02/2020 na viatura Seat Leon.
Tal como é do vosso conhecimento e segundo a vossa referência nº PR00006072 que atribuíram à minha anterior exposição, a carrinha teve vários problemas associados à ferrugem apresentada no circuito de refrigeração. Esses mesmos problemas foram resolvidos com o maior profissionalismo da vossa parte, o que eu agradeci, e agradeço, mas infelizmente os problemas estão de volta.
Há cerca de um mês verifiquei que o líquido de refrigeração estava novamente com ferrugem e a mesma já se tinha encrostado no vaso de expansão. Como faltava pouco para ir à revisão, aguardei pela revisão que foi efetuada no dia 29/10/2021 na empresa Irmãos Leite em Vila Real. Nessa mesma revisão mencionei novamente esse problema e foi-me dito para fazer nova marcação para poderem diagnosticar melhor o problema. Marquei novamente para o dia 3/11/2021 e deixei lá a carrinha todo o dia, e no final do dia disseram que realmente o circuito de refrigeração estava cheio de ferrugem e teria de ser feita nova intervenção à semelhança da que foi feita em fevereiro de 2020 e eu teria de suportar esses custos.
Após uma pesquisa exaustiva e conversa com um mecânico da VW acerca do que poderá provocar a referida ferrugem, chego à conclusão que o problema está no líquido de refrigeração que é recomendado para o motor da minha carrinha, que é o G13. Ora, segundo a minha pesquisa, esse líquido de refrigeração começou a ser utilizado nos motores do Grupo VW (no qual se inclui a Seat) em 2013 por razões ecológicas e trazia uma bolsa de silicato nos vasos de expansão. Quando começaram a surgir alguns problemas como o meu, essencialmente a partir de 2017, começaram a substituir o G13, porque chegaram à conclusão que o G13 era corrosivo e ao passar no circuito pelas soldas libertava ferrugem que se acumulava em vários componentes, entre os quais a bomba de água adicional que tive de trocar em 9/8/2019 porque estava "perra" com a ferrugem e paguei por esse serviço 246,15€. Por sua vez, o silicato tornava o liquido de refrigeração tipo "goma" e tapava todo o radiador do sistema de aquecimento, tal como aconteceu e foi trocado no dia 21/11/2019, tendo eu suportado esse custo no valor de 390,82€.
Assim, com estes problemas detetados em alguns motores 1.6 TDI (e não só), o Grupo VW resolveu retroceder e voltar ao liquido de refrigeração G12, mas com algumas alterações nas propriedades, tendo atualmente a designação de G12EVO. É este novo líquido que está a ser utilizado atualmente pelos motores do Grupo VW e nos casos como o da minha carrinha estão a aconselhar a trocar o G13 pelo G12EVO, sendo que o G13 ainda tem outro grande inconveniente, que não é compatível com qualquer outro líquido a não ser com ele mesmo.
Quando no dia 03/11/2021 levei a carrinha à Seat para então poder ser visto o problema, questionei qual o liquido que tinha no circuito e disseram que era o G13, pois foi este que foi colocado na intervenção que tinha sido feita em fevereiro de 2020, mas para surpresa minha, como o vaso de expansão foi trocado, neste momento, o circuito tem o liquido G13 (corrosivo) sem a bolsa de silicato no vaso de expansão.
Olhando atualmente para o problema, já suportei bastantes custos (anteriormente referidos) que não me deviam ter sido imputados, pois estamos perante um problema de "fabrico" do liquido de refrigeração. Assim, visto já haver mais casos idênticos e estar a descoberto a origem do problema, solicito que seja feita nova intervenção, com substituição dos componentes necessários, à semelhança da anterior mas com o liquido de refrigeração G12EVO, para que este problema seja solucionado definitivamente.

Após esta reclamação, a SEAT mandou-me passar na oficina, e para meu espanto apresentaram uma fatura de cerca de 2100€ para eu pagar para substituição de todos os componentes por onde passa o líquido de refrigeração.
Não aceitei a proposta, e ainda por cima, muitos desses componentes foram substituídos há menos de 2 anos, por isso ainda estão na garantia.

Fiz nova reclamação no dia 23/11 à SEAT, a informar da situação e que não aceitaria tal proposta por se tratar de um defeito de fabrico e até ao momento não recebi qualquer resposta.
Data de ocorrência: 4 de novembro 2021
6 de janeiro 2022
Ainda não resolvida.
Adílio Borges avaliou a marca
3 de fevereiro 2022

Resolvida por acordo mútuo.