18.9

Seat - Problema de ABS

Pedro Pereira
Pedro Pereira apresentou a reclamação
22 de outubro 2022
Tenho um seat Leon 1.9 tdi de 2009 que me está a dar imensas dores de cabeça devido a um problema crónico de fábrica no Módulo ABS.

Os carros da série que saíram entre 2005 a 2009 foram chamados para a substituição da peça ao abrigo da união europeia uma vez que representa um problema de segurança para condutor e os seus passageiros. https://car-recalls.eu/recall/seat-leon-2007-2009/

Posto isto, o meu carro começou a dar problemas precisamente no módulo ABS sendo que contactei a marca a qual me indicou que teria de levar o carro a um concessionário autorizado para fazer o diagnóstico. Como é claro, o problema era visível e já tinha detetado o problema através do meu mecânico. No entanto a marca disse que só assim poderia colaborar na ajuda da resolução.

Agendei a marcação na oficina Mcoutinho de Paredes a qual me cobrou 72€ para me dizer que o problema era no ABS, e a qual apresentou um orçamento de 2000€ para substituição da peça. Lamentável a marca remeter para um diagnóstico ao qual tem custos para me indicarem o que eu já sabia!

Face ao exposto, e tendo o conhecimento e provas que a marca substituiu esta mesma peça a outros clientes, assumindo o problema, pergunto-vos qual é o critério de diferenciação? Saliento que eu mesmo já tentei resolver o problema com a compra de um módulo unidade ABS que não funcionou no carro, facto este que já vos foi enviado por email a comprovar.

Tanto a marca como o concessionário estão a tirar partido desta situação, pois aquilo que tenho tido é gastos, dores de cabeça e o problema por resolver...

O carro continua a circular e como tal é importante que a marca tenha consciência de que o problema no ABS representa a falta de segurança do condutor e dos seus passageiros, incluindo das crianças que transporto no carro, existindo risco de colisão.
De facto, é lamentável que a colaboração do fabricante seja de indiferença...

Por fim, e após todo os constrangimentos que a situação me tem causado, pretendo que a marca me apresente uma solução ao invés de me indicarem formas de ter mais custos, agradecendo que os 72 euros que me foram cobrados no concessionário me sejam devolvidos.

Reforço que é inútil indicarem que o problema não está abrangido pela garantia do fabricante, pois como já mencionei tenho reunidas provas de que o problema foi resolvido pela marca a outros clientes.
Se de facto a seat continuar com este tratamento de indiferença será tratado de outra forma em que serão apresentados todos os factos desde o inicio do processo.
Data de ocorrência: 22 de outubro 2022
Pedro Pereira