SIBS Marca Recomendada
85.3
Sibs Pagamentos, S.A
  • Com mais de três décadas de existência, a SIBS disponibiliza serviços financeiros, modernos, fiáveis e seguros, designadamente na área dos pagamentos, a mais de 300 milhões de utilizadores, em várias geografias, processando anualmente mais de 3 mil milhões de transações. Para além de ser um dos principais processadores de pagamentos na Europa, a SIBS é uma referência em soluções e serviços de Segurança e Anti-Fraude em Business Process Outsourcing e líder na Península Ibérica na Produção e Personalização de Cartões.
    A SIBS cresceu como fintech, a inovar e tendo a tecnologia como seu driver. Reinventou formas de pagamento já existentes e criou o MB WAY, o serviço nacional de pagamentos móveis mais moderno, completo e com mais utilizadores em Portugal, que permite fazer compras, transferências imediatas e levantamentos, utilizando apenas o telemóvel. É igualmente a empresa responsável pela gestão das Redes ATM Express e MULTIBANCO, a maior e mais universal rede portuguesa de Caixas Automáticos, aos quais acrescentou dezenas de funcionalidades, muitas inéditas mundialmente. Em paralelo, a SIBS gere múltiplos canais de pagamentos digitais, dos Terminais de Pagamento Automático, aos meios online ou telemóveis.

• Rua Soeiro Pereira Gomes, Lote 1

JOSE MANUEL CARIDADE
JOSE CARIDADE apresentou a reclamação
25 de abril 2024
Exmos Senhores,
Dia 11 de Abril pelas 14:02 recebi mensagem por Whatsapp “supostamente” da minha filha residente no estrangeiro, dizendo para guardar novo numero (inclusive tinha uma foto dela acoplada a esse numero)provisório pois o telemóvel tinha avariado e estava para reparação.
A partir daqui todo o discurso “encaixou” na conversação “normal”, se eu estava ocupado …,precisava de um favor …..,fazer um pagamento ….que passou a dois.
Quando me apercebi do roubo/burla telefonei para a minha agência bancaria, dando conta da ocorrência e pedindo orientação ,como cancelar estas operações que se tinham realizado 30 minutos antes deste meu contacto com a instituição bancaria , a resposta foi que já não era possível.
De seguida dirigi-me á esquadra da policia com o mesmo propósito ,inclusive a manter conversação com os burlões que me estavam a pressionar para efetuar mais transferências, resposta foi como não tinha os comprovativos das transferências nada podiam fazer resposta do Sr. Agente…..
No dia 12 pelas 11:00 já munido dos extratos bancários e copias das transferências fui formalizar a queixa e para surpresa minha o graduado que me atendeu, questionou-me porque não me tinha apresentado no dia anterior pois as burlas do” Olá filha” dentro das 24 horas são as únicas que as entidades policiais acedem diretamente á SIBS para pedido de cancelamento das mesmas, confrontado a hora das burlas 15,00 horas, foi de imediato na minha presença enviado á SIBS a solicitar o cancelamento das referencias:
366401250-21800
704934673-21800
251018186-21800
Resumindo, efetuei 3 pagamentos para uma entidade 21800. Entidade esta, soube agora, que está referenciada desde o ano de 2018 quer junto da SIBS, quer das entidades
Bancarias ,financeiras, policiais , judiciais e comunicação social.
Pergunto:
Não seria de terem sido desencadeados meios de colocar um ALERTA de aviso de possível fraude ,sempre que se digite 21800????Que interesses estão servindo estes roubos massivos??
Reconheço a minha “ingenuidade” de não ter desconfiado de imediato, ainda não entendo como foi possível a minha clareza mental e objetividade terem “desligado. Até parece que estas “pessoas” estão bem conhecedoras das situações fragilizantes que temos em braços, a nível de saúde, consequentes gastos extraordinários com uma filha trabalhando no estrangeiro e por isso comunica normalmente comigo por whatsapp.
Após as diligências de pedido de cancelamento para a SIBS realizadas na minha presença pelo Sr. Agente aquando da formalização da queixa, enviei copia da mesma ao meu banco, pedindo intervenção junto da SIBS conforme a informação recebidas da policia.
A resposta do banco foi para eu contactar o 21800-online payments..........
Convicto e crente na idoneidade das instituições bancárias e financeira, solicito me informem se o cancelamento efetuado pelo Sr. Agente foi de facto concretizado.
Data de ocorrência: 11 de abril 2024
26 de abril 2024

No seguimento da sua exposição, que mereceu a nossa melhor atenção, informamos que a SIBS é a Entidade que gere a Rede MULTIBANCO, tratando do processamento das operações bancárias nesta Rede e cria vários serviços e soluções tecnológicas na área dos pagamentos para as Instituições Financeiras e Empresas devidamente registadas nas devidas Entidades regulatórias.

É importante referir que os Pagamentos de Serviços são contratadas por Entidades (estatais, comerciantes, etc.) perante as Instituições Financeiras, sendo que estas deverão assegurar todas as validações necessárias para o acesso a este serviço. Existem várias Entidades de Pagamento de Serviços que revendem referências a terceiros, sendo que a SIBS não tem qualquer papel interveniente na validação deste processo.

Aquando de uma situação de utilização indevida de um método de pagamento fidedigno, recai sobre as Autoridades Policiais o ónus de investigação e apuramento dos factos, algo que já realizou. A SIBS tem o dever de colaboração com estas entidades, prestando assim as devidas informações, de acordo com os canais e leis instituídas. No que diz respeito ao procedimento realizado pelo agente, apenas o mesmo poderá dar mais informações sobre o mesmo.

JOSE CARIDADE
26 de abril 2024
Nao foi resolvida a recmação
2 de maio 2024

Reforçamos que a questão sobre o procedimento realizado pelo agente policial terá de ser confirmado pelo mesmo. Em alternativa, o contacto junto da Empresa que gere as referências da Entidade também poderá fornecer informações sobre esse facto.

Acrescentamos que a SIBS está disponível para colaborar com as respetivas Entidades no processo de investigação e nas diligências necessárias que lhe sejam requeridas.

Realçamos que as Entidades de Pagamento de Serviços estabelecem contrato para prestação de serviço diretamente com as Instituições Bancárias, e que as Empresas que detêm as Entidades de Pagamento de Serviços poderão assumir o papel de revendedor de referências de pagamento a Terceiros.

Não tendo a SIBS ingerência na validação da idoneidade dos Intervenientes deste processo, sublinhamos os esclarecimentos anteriormente transmitidos.

JOSE MANUEL CARIDADE
JOSE CARIDADE avaliou a marca
26 de abril 2024

insegurança total desrespeito pelos utilizadoras impotência fraudulenta

SIBS
SIBS está a aguardar resposta do utilizador