SIBS Marca Recomendada
85.3
Sibs Pagamentos, S.A
  • Com mais de três décadas de existência, a SIBS disponibiliza serviços financeiros, modernos, fiáveis e seguros, designadamente na área dos pagamentos, a mais de 300 milhões de utilizadores, em várias geografias, processando anualmente mais de 3 mil milhões de transações. Para além de ser um dos principais processadores de pagamentos na Europa, a SIBS é uma referência em soluções e serviços de Segurança e Anti-Fraude em Business Process Outsourcing e líder na Península Ibérica na Produção e Personalização de Cartões.
    A SIBS cresceu como fintech, a inovar e tendo a tecnologia como seu driver. Reinventou formas de pagamento já existentes e criou o MB WAY, o serviço nacional de pagamentos móveis mais moderno, completo e com mais utilizadores em Portugal, que permite fazer compras, transferências imediatas e levantamentos, utilizando apenas o telemóvel. É igualmente a empresa responsável pela gestão das Redes ATM Express e MULTIBANCO, a maior e mais universal rede portuguesa de Caixas Automáticos, aos quais acrescentou dezenas de funcionalidades, muitas inéditas mundialmente. Em paralelo, a SIBS gere múltiplos canais de pagamentos digitais, dos Terminais de Pagamento Automático, aos meios online ou telemóveis.

• Rua Soeiro Pereira Gomes, Lote 1
    1649 - 031 Lisboa
  • comunicacao@sibs.pt

SIBS - Fraude

António Manuel Tomé Churro
António Churro apresentou a reclamação
7 de março 2024
1- No passado dia 3 de março, fui notificado por mensagem (anexo) que tinha a pagamento um valor referente a faturação à EDP (113,26€), juntando em anexo o talão de pagamento na rede de multibanco.
2- Há acertos entre a EDP e a E-REDES, para a faturação de 21 de Novembro a 20 de dezembro, tendo a EDP Comercial enviado mensagem dando conta do estado da troca de informação com a E-REDES (anexo).
3- No passado dia 4, entrando em comunicação com a EDP, fui informado de que tinha sido alvo de burla.
4- Pelo que tenho, agora, consultado as redes sociais, a ENTIDADE 21800 vem fazendo estas ações desde 2018.
5- Sendo assim, questionando a SIBS por telefone: Porquê esta ENTIDADE continua ATIVA na rede de MB?
6- Informaram-me de que tratando-se de uma ENTIDADE estrangeira nada podiam fazer.
Esta reposta, NÃO TEM QUALQUER CABIMENTO, NOS DIAS DE HOJE, DADO OS AVANÇOS NOS SISTEMAS INFORMÁTICOS, TRANCANDO A NÍVEL DA REDE MB ESTA ENTIDADE OU EMITINDO UM ALERTA NO TERMINAL.
Data de ocorrência: 3 de março 2024
8 de março 2024

No seguimento da sua exposição, que mereceu a nossa melhor atenção, informamos que a SIBS é a Entidade que gere a Rede MULTIBANCO, tratando do processamento das operações bancárias nesta Rede e cria vários serviços e soluções tecnológicas na área dos pagamentos para as Instituições Financeiras e Empresas devidamente registadas nas devidas Entidades regulatórias.

É importante referir que os Pagamentos de Serviços são contratadas por Entidades (estatais, comerciantes, etc.) perante as Instituições Financeiras, sendo que estas deverão assegurar todas as validações necessárias para o acesso a este serviço. Existem várias Entidades de Pagamento de Serviços que revendem referências a terceiros, sendo que a SIBS não tem qualquer papel interveniente na validação deste processo.

Aquando de uma situação de utilização indevida de um método de pagamento fidedigno, recai sobre as Autoridades Policiais o ónus de investigação e apuramento dos factos. A SIBS tem o dever de colaboração com estas entidades, prestando assim as devidas informações, de acordo com os canais e leis instituídas. Para o que o processo prossiga os trâmites necessários, é fundamental que caso exista qualquer situação suspeita ou de efetiva fraude seja de imediato comunicada pelo Cliente/lesado às autoridades judiciais.

António Manuel Tomé Churro
António Churro avaliou a marca
15 de março 2024

Com os conhecimentos tecnológicos atuais, a SIBS poderá alertar ( na rede de MB) os clientes, quando estes introduzirem uma entidade ( nacional ou internacional) que SIBS conhecerá que é usada para fraude.