SIBS
SIBS Marca Recomendada
Marca Recomendada
Performance da Marca
85.0
/100
Óptimo
Óptimo
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
98,9%
Tempo Médio de Resposta
96,7%
Taxa de Solução
97,6%
Média das Avaliações
45,4%
Taxa de Retenção de Clientes
50%
Prémios e distinções
Marca Recomendada
Ranking na categoria
Sibs Pagamentos, S.A
  • Com mais de três décadas de existência, a SIBS disponibiliza serviços financeiros, modernos, fiáveis e seguros, designadamente na área dos pagamentos, a mais de 300 milhões de utilizadores, em várias geografias, processando anualmente mais de 3 mil milhões de transações. Para além de ser um dos principais processadores de pagamentos na Europa, a SIBS é uma referência em soluções e serviços de Segurança e Anti-Fraude em Business Process Outsourcing e líder na Península Ibérica na Produção e Personalização de Cartões.
    A SIBS cresceu como fintech, a inovar e tendo a tecnologia como seu driver. Reinventou formas de pagamento já existentes e criou o MB WAY, o serviço nacional de pagamentos móveis mais moderno, completo e com mais utilizadores em Portugal, que permite fazer compras, transferências imediatas e levantamentos, utilizando apenas o telemóvel. É igualmente a empresa responsável pela gestão das Redes ATM Express e MULTIBANCO, a maior e mais universal rede portuguesa de Caixas Automáticos, aos quais acrescentou dezenas de funcionalidades, muitas inéditas mundialmente. Em paralelo, a SIBS gere múltiplos canais de pagamentos digitais, dos Terminais de Pagamento Automático, aos meios online ou telemóveis.

  • 217813000
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Rua Soeiro Pereira Gomes, Lote 1
    1649 - 031 Lisboa
  • comunicacao@sibs.pt

SIBS - Pagamento com falsa identidade

Resolvida
4/10
Gisele
Gisele apresentou a reclamação
12 de abril 2024
Dia 12 de Abril de 2024
Recebi pelas 8h54 da manhã uma mensagem de WhatsApp de alguém que se fez passar pela minha irmã, dizendo que tinha ficado sem telemóvel e que ia usar este novo número durante o dia até ir resolver o arranjo do outro. Sendo o aniversário dela trocamos mensagens de parabéns e algumas questões sobre a festa do dia seguinte, tudo fazia sentido. Uma hora mais tarde fez um pedido para eu fazer um pagamento através de entidade e referência pois não tinha acesso aos códigos que recebia no outro número de telemóvel.
De boa fé assim fiz, outra hora depois mais um pedido.
Também fiz, um total de 920€.
Ao terceiro pedido achei que algo estava mal.
Liguei de imediato para o banco para tentar cancelar a operação. Foi me dito que nada podem fazer.

Reconheço que foi ingenuidade da minha parte, mas o que fico indignada é tendo esta entidade tantas queixas e alertas, como é que o banco deixa sair o dinheiro sem nenhum alerta e não pode com um aviso no extrato momento bloquear a operação.

Peço ajuda no sentido de conseguir ser devolvido o dinheiro. Se esta entidade de 21800 está tão divulgada como conseguem ainda continuar a operar e a ter autorização para receber pagamentos online.

Muito obrigada
Esta reclamação tem um anexo privado
Data de ocorrência: 12 de abril 2024
SIBS
15 de abril 2024
Bom dia,

No seguimento da sua exposição, que mereceu a nossa melhor atenção, informamos que a SIBS é a Entidade que gere a Rede MULTIBANCO, tratando do processamento das operações bancárias nesta Rede e cria vários serviços e soluções tecnológicas na área dos pagamentos para as Instituições Financeiras e Empresas devidamente registadas nas devidas Entidades regulatórias.

É importante referir que os Pagamentos de Serviços são contratadas por Entidades (estatais, comerciantes, etc.) perante as Instituições Financeiras, sendo que estas deverão assegurar todas as validações necessárias para o acesso a este serviço. Existem várias Entidades de Pagamento de Serviços que revendem referências a terceiros, sendo que a SIBS não tem qualquer papel interveniente na validação deste processo.

Aquando de uma situação de utilização indevida de um método de pagamento fidedigno, recai sobre as Autoridades Policiais o ónus de investigação e apuramento dos factos. A SIBS tem o dever de colaboração com estas entidades, prestando assim as devidas informações, de acordo com os canais e leis instituídas. Para o que o processo prossiga os trâmites necessários, é fundamental que caso exista qualquer situação suspeita ou de efetiva fraude seja de imediato comunicada pelo Cliente/lesado às autoridades judiciais.

Cumprimentos,
SIBS
Gisele
Gisele avaliou a marca
22 de abril 2024

A nível de regulamentação, não é clara quem regulariza o quê. O banco de Portugal disse que era a Sibs, a Sibs pelo que entendi responsabiliza outras empresas, não valeu de nada

Esta reclamação foi considerada resolvida pela marca, e aceite pelo utilizador
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.