Automóveis - Marcas

Volkswagen - Falta de transparência e péssimo serviço prestado

Andreia Sofia Faustino Raquel
Andreia Raquel apresentou a reclamação
8 de abril 2019
Sempre recorri a oficinas oficiais da marca VW para efetuar manutenções, revisões e outros serviços relacionados com as viaturas, nunca tendo qualquer problema.
No dia 12 de março do presente ano dirigi-me à Tecnitagus, na Rua Joaquim Pires Jorge, n. º2 2810-083 Feijó para agendar uma manutenção de rotina (Filtro de Combustível, de ar, líquido de travões), onde a rececionista me facultou uma estimativa do valor do serviço e combinamos o dia da entrega da viatura. Chegada a data, quando me foi dada a ordem de reparação, o orçamento diferia em mais, cerca de, 150 euros da estimativa inicial. Procurei esclarecer a diferença de valores e face à explicação, aceitei de boa fé a mesma e procedi à assinatura do documento.
No dia que deveria receber a viatura ligaram-me para me alertar do mau estado dos calços de travões e pneus que comprometiam seriamente a minha segurança. Desta forma foi-me dado um novo orçamento (+ 200 euros do valor que estava na ordem de reparação) e solicitado que autorizasse, via sms, os procedimentos necessários para a reparação/substituição do que não estaria em bom estado. Como estava em causa, uma questão de segurança enviei sms com consentimento para a colocação de pastilhas de travão da frente e os respetivos pneus.
No dia 25 de março recebi uma chamada a dizer que tinham a viatura pronta para entrega. Quando cheguei ao local deparei-me com uma fatura cujo valor ultrapassava o dobro do estimado na ordem de reparação. Questionei a rececionista a qual me disse que quando é dado um novo orçamento é sempre para somar ao orçamento anterior, e que pedia desculpa se não esclareceu devidamente, mas que era assim!!!
Substituíram-me os quatro pneus da viatura, sem me consultar sobre o tipo de pneu e marca que eu pretendia, não me mostraram os "pneus velhos e o seu aparente mau estado" e qualquer outra peça substituída (Situação que é prática nas oficinas VW às quais já recorri). Foi-me cobrado um valor de remoção e instalação de rodas e alinhamento de direção, saliento que para além de não autorizar estes procedimentos, noutra qualquer oficina de substituição de pneus estes serviços não são cobrados, apenas o valor dos pneus!!).
Ao analisar detalhadamente a designação de serviços na fatura deparo-me com dois tipos de serviço: revisão e inspeção, quando este último nunca foi solicitado nem consta na ordem de reparação.
A forma como me foi entregue a viatura foi deplorável, encontrava-se toda suja e com as jantes cheias de óleo e deu ma massa gordurosa. Incompreensivelmente, face ao estado da viatura, na fatura é referido que pelo serviço VIP de lavagem manual e limpeza de interiores obtive um desconto de 99,95 %, pagando apenas 1 cêntimo (sem IVA) por um serviço que nem foi efetuado. A rececionista tirou fotografias da viatura aquando da chegada da mesma, tendo eu procedido ao registo fotográfico do estado lastimável como estavam as jantes aquando da entrega da mesma.
Como se não bastasse no dia seis de abril (sábado) tive um furo no pneu da viatura, longe de imaginar que estivesse relacionado com o péssimo serviço prestado na VW. Qual não foi a minha surpresa quando no serviço de reparação fui informada que não se tratava de um furo, mas sim de uma fuga de ar consequência do lixo e impurezas contidas no interior da jante (que não foi lavada, como é necessário) e um selo que foi deixado na mesma que permitiu a fuga.
Entristece-me bastante a falta de transparência e honestidade pela qual passei nesta oficina, pois até este constrangimento tinha absoluta confiança na marca e fazia questão de recorrer aos serviços de oficinas oficiais da marca VW. Com este tipo de procedimentos a Tecnitagus põe em causa o prestígio da marca.
Data de ocorrência: 8 de abril 2019