ŠKODA Portugal

Tiago Pinto Matos
Tiago Matos apresentou a reclamação
21 de junho 2021
Exmos Srs,
É com extremo desagrado que venho por este meio expor a V. Exas., duas situações que considero dignas de registo e as quais solicito a V. melhor colaboração.

Em Junho de 2019, comprei no vosso concessionário ŠKODA Setúbal / ZMOV Auto um SKODA OCTAVIA – Chassi TMBAR9NE9K0219500
No início de março de 2020 dirigi-me à oficina oficial da SKODA Setúbal para que pudessem avaliar o estado das minhas jantes visto apresentarem umas manchas de oxidação atípicas para o tempo e tipo de uso. Fui atendido pelo chefe da oficina, Sr. Miguel, que referiu prontamente ser um problema das lavagens do carro, nomeadamente químicos/ shampoo utilizados nas lavagens automáticas, descartando de imediato qualquer eventual responsabilidade e/ou garantias por parte da SKODA, pois, as jantes, foram pintadas por uma empresa externa à SKODA. Empresa essa que a SKODA indica como referência pelo que assumi um compromisso no que concerne a padrões de qualidade a nível da marca dado que é uma recomendação/referência vossa, no ato da compra, pelo vendedor do concessionário ŠKODA Setúbal / ZMOV Auto. Em suma, eu paguei um produto “chave na mão” que me foi entregue pelo Stand sem eu ter intermediado essa intervenção ao nível das jantes. Devido à degradação das jantes e com o intuito de não se danificarem mais, recorri a uma outra empresa de pintura de jantes que removeu o trabalho realizado pela empresa recomendada pela SKODA e refez todo o trabalho de forma a ficar o alumínio da jante protegido contra futuras oxidações. Qual foi o meu espanto quando o profissional, desta empresa de pintura, me questionou sobre os anos das jantes, pois nunca tinha visto um nível de oxidação tão acentuado, sobretudo numas jantes com 2 anos colocadas num carro novo comprado com 0 km’s.
Não podendo/conseguindo comprovar toda esta situação bem como todas as pessoas envolvidas e visto que o stand ŠKODA Setúbal / ZMOV Auto na pessoa do Sr. Miguel para além de se ter descartado das responsabilidades para com o problema e também não demonstrou qualquer vontade de ajudar o cliente a resolver o mesmo, vi-me forçado a título particular e despender de mais 240€ para resolver o problema, ou seja, paguei este trabalho duas vezes.
Ainda no decorrer da mesma reclamação, depois de reportar o problema das jantes, falei com o Sr. Miguel, chefe da ŠKODA Setúbal / ZMOV Auto Oficina, para verificar a existência de um ruído nos dois espelhos retrovisores que ao recolher ou ao expandir fazem um barulho de dificuldade motora. Para este problema o chefe de oficina, Sr. Miguel, disse-me para não ficar preocupado e que o problema seria visto quando o carro fizesse a revisão dos dois anos pois ainda se encontrava no período de vigência da garantia.

Hoje, 21 de junho de 2021, o carro foi, finalmente, submetido à revisão estipulada pela marca e referi então o problema anteriormente reportado nos dois espelhos retrovisores e o Sr. Miguel mostrou-se muito indignado e admirado de como seria possível andar com esse problema no carro à tanto tempo e não me ter dirigido à oficina para reportar o problema quando foi o mesmo Sr. Miguel que me disse, no decorrer da reclamação de março de 2020, que o problema seria tratado na revisão de 2 anos e ainda ameaçou que muito provavelmente seria um problema para eu esquecer pois a garantia, dada pela marca ŠKODA, estaria a poucos dias de terminar. Mas ainda assim não terminou.

Reiterando o que disse anteriormente e reforçando que se trata de uma marca conceituada a nível mundial, seguindo parâmetros de qualidade ao detalhe, assim, mediante o acima exposto, solicito a vossa colaboração para resolução desta situação, sendo que comprei um carro novo com umas jantes com uma oxidação muito duvidosa que coloca sérias questões quanto ou à qualidade do material ou aos verdadeiros anos do mesmo e uns retrovisores com o motor sempre em esforço que não transmite confiança na sua durabilidade para além dos evidentes transtornos causados ao cliente.
Escusado será dizer que me sinto lesado, revoltado, indignado, decepcionado, com o atendimento por parte da ŠKODA Setúbal / ZMOV Auto Oficina.

Esta exposição serve não só para tentar resolver as questões apresentadas mas também para reportar a falta de vontade, simpatia e irresponsabilidade do chefe da oficina, em causa, que me faz repensar uma possível futura compra da vossa marca e também dos que me são próximos.
Certo de que a minha exposição merecerá a vossa melhor atenção e desejando manter a minha fidelidade com a marca, fico a aguardar um feedback da vossa parte.
Data de ocorrência: 21 de junho 2021
Tiago Pinto Matos