SmartFan.Tickets
Smartmove Serviços de Mobilidade S.A.
  • Avenida Defensores de Chaves, nº 15 – 6ºE,
    1000-109 LISBOA - PORTUGAL
  • helpdesk@smartfan.tickets

SmartFan.Tickets - Compra de bilhete falhada

Pedro Oliveira
Pedro Oliveira apresentou a reclamação
8 de agosto 2023
No dia 27 de julho de 2023 foram postos à venda na plataforma SmartFan.Tickets os bilhetes para o jogo da Supertaça entre benfica e FC Porto. Tanto eu como a minha esposa entramos na fila eletrónica às 10h para compra de ingressos como associados do FC Porto. Eu fiquei no lugar 1196 e a minha esposa conseguiu ficar no lugar 72. Cada pessoa dispunha de 10 minutos para se identificar como sócio do clube, selecionar a categoria do ingresso, a forma de pagamento e pagar o bilhete. Rapidamente chegou a vez da minha esposa, sendo que desses 10 minutos para finalizar a compra 2'30s eram gastos a entrar na plataforma. Depois de introduzir os dados de acesso de sócia, teve logo problemas ao selecionar os bilhetes de categoria 2, pois ao tentar avançar para o pagamento foi novamente reencaminhada para introduzir os dados de sócia, sendo que ao ser pedido novamente para escolher a categoria do ingresso aparecia uma mensagem a dizer que o bilhete já estava selecionado, mas não deixava avançar para o pagamento. Quando finalmente após uma série de tentativas conseguiu avançar para o pagamento, depois de introduzir CORRETAMENTE os dados do cartão de crédito, apareceu uma mensagem a informar que teria ocorrido um erro e com isto tudo a pessoa que ficou tão bem posicionada numa fila de milhares de pessoas não conseguiu adquirir o bilhete. Contactamos a plataforma pelo email helpdesk@smartfan.tickets disponibilizado no site que nos respondeu "Indique-nos por favor o nº de sócio, o email da encomenda, nº na fila de espera, hora aproximada de entrada no site e o bilhete que pretendia comprar. Não volte a entrar na fila e aguarde contacto da nossa parte durante os próximos dias."
Foram fornecidos todos esses dados mas não obtivemos resposta até ao dia em que enviei novo email a questionar sobre qual empresa deveria apresentar reclamação da situação, referindo o número do ticket atribuído inicialmente, tendo a minha esposa recebido mais tarde nesse dia um email a dizer que deveria contactar o apoio ao sócio do FC Porto, pois o assunto já não seria da responsabilidade da SmartFan.Tickets.
É vergonhoso que uma plataforma que se dispõe a vender ingressos para um evento que já era sabido que teria uma procura imensa não disponha de meios para que essa venda ocorra sem problemas e de forma a garantir que cada indivíduo que consegue entrar na fila tenha a oportunidade de adquirir o ingresso caso reuna as condições requeridas.
Data de ocorrência: 27 de julho 2023
18 de agosto 2023
Foram vendidos na totalidade os bilhetes disponibilizados pelo FC Porto, exclusivamente para sócios com lugar anual, em menos de 24 horas.
Havia apenas a necessidade de introduzir dois dados de validação de Sócio e depois a possibilidade de escolha de bilhetes entre 3 categorias, sem escolha de lugar e o tempo total para esta operação era de 10 minutos.
Para fazer a gestão de milhares de acessos foi disponibilizado pela primeira vez um serviço de fila de espera digital que geria a entrada ordenada na plataforma.
A impossibilidade de comprar bilhetes não se verificou para milhares de clientes.
Talvez a compra gerida por uma fila de espera ainda seja uma novidade para alguns clientes menos experientes nesta tecnologia, mas é sem dúvida a melhor e mais justa forma de gerir milhares de acessos simultâneos.

Esperamos ter sido esclarecedores.
Pedro Oliveira
Pedro Oliveira avaliou a marca
3 de setembro 2023

Responderam que milhares de pessoas conseguiram comprar bilhetes sem problemas e que eu não deveria estar habituado a este método de compra, o que demonstra uma total falta de respeito pelo cliente, pois foi a própria plataforma no dia da venda dos bilhetes que pediu para não voltar a entrar na fila e que resolveria a questão. A resolução foi ignorar o cliente e não assumir que a plataforma teve problemas no início da venda.