Smile.Up
Smile.Up Marca Recomendada
Smile Up, S.A.
  • A Smile.up Clínicas Dentárias tem como principal objectivo sensibilizar a população portuguesa para a necessidade da manutenção de uma boa saúde oral, promovendo a prática de hábitos para uma vida saudável.
    Apresentamos uma oferta direccionada para todas as idades, com planos de tratamento adaptados a cada membro da família. Temos facilidades de pagamento, clínicas em todo o país e horário alargado em todas as nossas clínicas.

• 220448110
  • Avenida Sidónio Pais, nº379, 2º Piso
    4100-468 Porto
  • info@smileup.pt

Smile.Up - Reclamação de implantes rejeitados

Vânia Freitas apresentou a reclamação
29 de março 2022
Venho por este meio expor a situação infra que, irei apresentar posteriormente judicialmente pois calculo que como em tudo nesta clínica, a mesma “caia em saco roto”.
Em 09 de Fevereiro de 2016, eu Vânia Freitas, dirigi-me pela primeira vez à clínica Smile Up, que na altura ainda era denominada por Clínica Alba, sita na Rua Campo Pequeno Nº41, 1000-081 Lisboa, com o intuito de saber um plano de tratamento mais adequado aos meus dentes.
Na altura a gestora ainda era a Srª Elisabete e após uma primeira consulta de avaliação com os dentistas presentes, raio-x e ortopantomografia foi determinado o plano que passaria por variados "arranjos" nos dentes inferiores (mandíbula) e extração de todos os dentes existentes e colocação de implantes no maxilar. Os implantes colocados seriam uma estrutura de ALL IN FOUR.
Para acarretar todo esse processo foi pedido o valor (NADA BARATO) requisitado pela clínica a uma financeira da parte deles e libertado todo esse valor, após aceitação, na hora para os mesmos.
Iniciei então todo o tratamento em Março de 2016, passando por desvitalizações, extrações, remoção de um quisto na mandíbula, excerto de osso, colocação de implantes, moldes para a prótese híbrida definitiva. Primeiramente fui acompanhada por um Dr. Tiago (não sei o apelido) que logo após a operação da extração dos dentes superiores e colocação de híbrida provisória deixou de ser funcionário da empresa e a justificação apresentada quando questionei o motivo foi "deixou de corresponder aos parâmetros da nossa clínica" e estava sediado em outra clinica dentária.
Faço menção que os 4 implantes que me foram colocados, os quatro estão à vista. É de opinião médica (consultei já dois dentistas no corrente ano) que me informaram que o trabalho nunca poderia ser deixado assim.
Foi destacado outro implantologista para o meu caso, Dr. Tiago também de nome, e ficou responsável, após a operação, de todo o processo de moldes de híbrida definitiva, verificação de aceitação do meu corpo aos implantes.
Faço menção que estas consultas ocorriam à terça-feira, despendendo sempre do meu horário de trabalho, inclusive por duas vezes desloquei-me à clínica propositadamente e o Dr. Tiago tinha decidido ir embora por "achar" que eu não ia comparecer, justificação da rececionista Srª Rita presente.
Faço também menção que após a colocação da prótese definitiva, teria sempre de comparecer às consultas de rotina com o Dr. Tiago, a fim de verificar se os implantes estavam a ser aceites, se a prótese necessitava de alguma manutenção, e em todas as minhas comparências tal NUNCA aconteceu. As consultas tinham a duração de 10 minutos em que me pedia para abrir a boca e apenas olhar para os implantes e os restantes minutos usava-os para falar da série Game of Thrones. Situação recorrente durante meses a fio.
Continuei a ir às consultas de rotina que me marcavam e em 03 de Setembro de 2018 estive presente em uma consulta com o Dr. Tiago pois apresentava dores no meu implante do lado direito (na zona dos molares) e sentia que o implante tinha sido movido do sítio. Foi-me dito que não era possível, inclusive a auxiliar/assistente presente usou o termo "paciente com doenças crónicas" por alegar estar sempre a queixar-me de algo. A verdade é que desde o momento em que me foram colocados os implantes e posteriormente a prótese definitiva, nesse dia foi a única altura que a prótese me foi retirada para observação e respetiva higienização.
É de opinião médica (consultei já dois dentistas no corrente ano) que me informaram também que é de obrigação médica que a prótese seja retirada de seis em seis meses para ocorrer uma higienização mais profunda de forma aos implantes não ganharem nenhum tipo de bactérias. Lá está, facto que apenas ocorreu uma única vez e porque me queixei de um implante "solto".
Em 2019 tive a minha última consulta, sem ter havido uma remarcação da minha parte uma vez que me sentia constantemente coagida a ter de remarcar constantemente outros tipos de tratamento para outros dentes existentes, uma vez que o meu plafond já tinha terminado e provavelmente queriam mais valor a entrar (tendo em conta que as minhas consultas de Game of Thrones eram grátis).
Em Dezembro de 2021 contatei a clínica para agendar uma consulta alegando que a minha prótese estava "solta" e abanava bastante e fui agendada para 7 de Janeiro de 2022 e informada também que as instalações do Campo Pequeno tinham sido alteradas, bem como o meu processo, para o El Corte Inglés.
No dia 7 de Janeiro deparei-me não só com um local novo como toda uma equipa nova desde à receção Srª Vanessa, ao gestor Sr. André, bem como equipa médica. Requisitaram um raio-x feito na hora e fui chamada ao gabinete do gestor Sr. André enquanto aguardava a minha vez. Fomos interrompidos pela Drª Joana Silva, dentista que me iria atender, a informar o Sr. André que quem quer que fosse atender de seguida (era eu) tinha de ser uma coisa bastante breve pois tinha a filha na fila para vacina do covid-19 e às 12h (horário da minha consulta) é que se apercebeu que tinha de lá estar presente.
Como pode ser verificado por estes factos, foi uma consulta bastante "em cima do joelho" e fria. Foi-me apresentado o meu raio-x e dito pela Drª Joana Silva ao apontar para a imagem, e passo a citar "este está perdido, este está a caminho, estes dois temos de ver".
Questionei o que aquilo queria dizer e a resposta voltou a soar de igual maneira "este está perdido". Voltei a questionar uma vez mais o que significava e aí sim foi-me explicado que o meu corpo, 6 anos depois, tinha rejeitado dois implantes e os outros dois teria de se ver melhor numa TAC.
(Faço ressalva que há 6 anos foi-me dito que os implantes eram vitalícios e a prótese tinha duração de 25 anos, palavras proferidas pela Srª Elisabete e pelo Dr. Tiago.)
É me pedido um TAC, realizado na clínica Smile Up de Alvalade para melhor avaliação do caso e realizei o mesmo a dia 10 de Janeiro de 2022.
Dia 14 de Janeiro de 2022 às 19h realizei nova consulta com a Drª Joana Silva para avaliação do TAC e estava presente uma nova gestora (apresentou-se como gestora do Alegro) Srª Filipa Santos. Nesse dia foi-me dito que dos 4 implantes colocados nesta clínica há 6 anos, 3 tinham sido rejeitados. Alegaram que a minha ausência por ano meio era a justificação dessa situação e que a solução apresentada era retirar os implantes, colocar uma prótese removível (relembre-se que tenho 33 anos e não é a solução ideal) com duração de 9 meses a 1 ano e após esse tempo refazer todo o trabalho já anteriormente feito!!
Ou seja, passar por remoção de implantes, passar pelos danos psicológicos que são ter de colocar uma prótese removível por um ano quando paguei uma quantidade exorbitante por uma solução definitiva, passar por uma nova operação e colocação de novos implantes em zonas novas do osso, moldes novos, etc.
Questionei se todo este trabalho era pago e a Srª Filipa prontamente informou-me que sim ! Questionou-me se ainda estava a pagar o antigo trabalho e eu informei que sim e por mais anos estarei.
Após este lamentável atendimento e frieza no tratamento de toda esta situação fui pedir a opinião de outros dois dentistas e ambos apresentaram o mesmo choque.
Não é normal e de boa conduta ética, os 4 implantes terem ficado à vista desde o primeiro dia.
Não é normal e de boa conduta ética, em vários anos de consultas apenas ter sido retirada a prótese uma única vez para observação e higienização profunda impedindo a acumulação de bactérias.
Não é normal e de boa conduta ética, alegarem que a minha ausência em ano e meio de consultas seja responsável pelos implantes rejeitados. Não quando os mesmos foram colocados há 6 anos.
Não é normal e de boa conduta ética ter requisitado à clínica Smile Up (rececionista Srª Vanessa e gestor Sr. André) o meu processo clínico ao qual tenho direito e todos os meus exames que têm em sua posse, e os mesmos terem ignorado o meu pedido por diversas semanas e apenas após diversas chamadas minhas e me ter deslocado pessoalmente terem acedido ao mesmo, mas sem terem enviado o processo completo. Tive de ligar imensas vezes desde 11 de Fevereiro até 17 de Março e lidar com a Srª Vanessa a dizer que já me enviava o processo ou que já me ligava de seguida e era sempre mentira. A dia 17 de Março de 2022 após informar ao telefone que me iria deslocar lá presencialmente decidiram enviar-me o restante do processo pedido (a TAC realizada a 10 de Janeiro de 2022). Alegadamente, porque o rececionado foi a TAC que realizei em 2016. Liguei diversas vezes novamente a pedir a TAC de Janeiro mas sem sucesso até ao dia.
Não é normal uma clínica de onde sou cliente desde 2016 pedir todo o valor de novo como se de um novo trabalho se tratasse e não assuma quaisquer responsabilidades de toda a má conduta levada ao longo destes anos.
Após avaliação exterior de dois profissionais foi também visto que o Dr. Tiago que me operou foi bastante "ganancioso" ao colocar este tipo de implantes na minha estrutura óssea (implantes mais largos e pesados e mais dispendiosos para o paciente) quando é completamente visível na TAC de 2016 que eu não tinha osso suficiente para suportar tal carga ou estrutura apresentada como solução (ALL IN FOUR). Inclusive é de opinião médica que o tal implante "solto" do lado direito (junto aos molares) nunca esteve verdadeiramente "preso" uma vez que é visível que eu não apresentava osso suficiente naquela zona.
Solicito uma indeminização pelo transtorno causado por danos morais e psicológicos, má conduta apresentada ao longo dos anos e total demonstração de sensibilidade para com os pacientes que colocam em posições lamentáveis.
Data de ocorrência: 7 de janeiro 2022
Smile.Up
30 de março 2022
Exma Senhora,

Informamos que estamos já a tratar a sua reclamação através dos meios internos existentes para o efeito. Todo o processo será devidamente abordado e será contactada formalmente pelos nossos serviços.
A equipa Smile.up
5 de abril 2022
Em momento algum a reclamação está tratada quando a clínica ignorou todas as queixas apresentadas de mau atendimento e negligência médica.
O único nome apresentado é o da Dra Joana Silva de Janeiro de 2022 pelo que está explicito que não têm qualquer tipo de conhecimento dos médicos presentes na altura e do tipo de tratamento que tive. Continuo a aguardar o envio da TAC de 2022 uma vez que o Sr André insiste em enviar a TAC de 2016 e continuo a aguardar uma justificação plausível e médica sobre o facto de entre 2016 a 2019 a híbrida só ter sido retirada uma única vez para observação e apenas porque eu, como paciente, me queixei de dores no implante direito. Sendo alegado que como paciente era um caso tão complexo de periodontite gostaria que me explicassem porque a observação consistia em comentar episódios de uma serie que estava em voga no momento e não tratar de prevenir estragos na hibrida.
Gostaria também de verificar o documento por mim assinado onde me informa da importância de comparecer nas consultas de controlo de seis em seis meses, sob pena de perder a garantia sobre os implantes e comprometer o sucesso do tratamento.
8 de abril 2022
Vânia Freitas avaliou a marca
12 de abril 2022

Tratamento péssimo. Irei entrar com meios legais após o não tratamento da reclamação em questão.