57.0
Sofrapa - Automóveis, S.A.
  • 219379970
  • Rua Heróis do Chaimite, Lote A
    2675-375 Odivelas
  • marketing@sofrapa.pt

Sofrapa - Reparação Lancia Delta

david silva
david silva apresentou a reclamação
3 de março 2020 (editada a 19 de janeiro 2021)
Para os devidos efeitos reclamo a Va. Exa. O seguinte:
No transato dia 6 de fevereiro desloquei-me à oficina sofrapa, melhor identificada acima, tendo entregue uma folha com 4 parágrafos, onde descrevo os problemas do carro:
- presença de fumo em excesso - inicialmente preto, após revisão de troca de filtros de ar, óleo e gasóleo e apagar erro do medidor de massa de ar o fumo passou a ser branco;
- nem sempre se verifica. há dias em que não faz tanto fumo. há dias que faz imenso;
- menor prestação em ultrapassagens e subidas, principalmente autoestrada (5ª e 6ª velocidade);
- de manhã ao por a trabalhar por vezes soluça, dando a indicação no visor de “pressão do óleo insuficiente”.
Posteriormente foi-me entregue o orçamento n. 15320 de 11/02/2020 no valor de 2 227,16 € tendo na altura informado que não poderia despender tal valor. No dia seguinte desloquei-me ao local a fim de ver com o responsável de loja e mecânico qual a intervenção mínima a fazer por forma a melhorar os problemas reportados com o de excesso de produção de fumo e suas repercussões.
Ficou então acordado a execução dos trabalhos constantes no orçamento 15320 de 11/02/2020 no valor de 1 268,25 €, sendo que o avanço para a substituição do kit de distribuição foi por sugestão da oficina em virtude de já terem aquela zona do motor aberta.
No dia 20 de fevereiro recebi uma chamada do responsável de oficina informando que havia terminado os trabalhos, que havia melhorias no pegar a frio mas que o carro ainda não puxava bem e que engasgava. Sugeriu-me novamente que era necessário avançar com a limpeza do coletor e faceamento da cabeça conforme o orçamento inicial.
Após refletir um pouco decidi dar ordem para avançar com os trabalhos.
Passados alguns minutos recebo nova chamada informando que uma vez que aquela zona do motor estaria aberta seria bom efetuar um teste aos injetores acrescendo mais 350€ ao orçamento sem qualquer garantia que tal podia resolver o problema inicial - presença de excesso de fumo.
Face a esta situação decidi suspender os trabalhos pois percebi que a oficina não estava a ser séria nem profissional quer no diagnóstico do problema quer na sua resolução aproveitando-se da especificidade da situação e inerente desconhecimento da minha parte.
No dia seguinte – 21, desloquei-me à oficina a levantar a viatura apenas com as reparações/substituições do 2o orçamento – mais barato, ainda assim orçando em 1280€.
Após pagamento, quando me preparava para sair ao por o carro a trabalhar, o mesmo apresentou o erro no visor habitual – pressão de óleo insuficiente soluçando durante breves segundos e emitindo uma quantidade enorme de fumo, de tal forma que me foi solicitado pelo funcionário responsável por receber o pagamento que desligasse a viatura, contudo, face ao caricato da situação mantive o carro em funcionamento até à chegada do responsável de loja.
Questionado se o carro estava em condições de sair e se pretendia fazer alguma coisa face ao sucedido o mesmo respondeu que o que havia a fazer era partir a parte do orçamento que rejeitei pelo que me vim embora informando que iria reclamar todo o diagnóstico e execução dos trabalhos.
Trouxe o carro e continuei a circular com ele em condição semelhante à que se encontrava antes da intervenção em oficina.
No dia seguinte após percorrer cerca de 30km depois de sair da oficina o carro iniciou uma regeneração finda a qual apareceu erro no painel informando avaria no motor.
Após a utilização normal nos restantes dias não verifico qualquer melhoria nos sintomas apresentados pelo carro – talvez até ainda esteja pior.
Assim, verifico que o diagnóstico e substituições efetuadas: reparação do turbo e substituição do medidor de massa de ar em nada contribuíram quer para a redução do fumo produzido, quer da melhoria do desempenho em subidas e ultrapassagens, pelo que solicito o reembolso do mesmo no valor de 350€ + 152,15€ = 500€.
Data de ocorrência: 3 de março 2020
10 de setembro 2020
Bom dia.
Recebi um primeiro contacto da vossa parte de onde resulta que a empresa continua a não assumir a não resolução do problema que me levou aquela oficina.

Admitem efetuar um desconto numa próxima revisão, sinal que reconhecem que não trabalharam bem, mas tal não se afigura suficiente face aos 500€ gastos em componentes substituídos que em nada melhoraram o problema que me levou à oficina inicialmente - excesso de fumo.

Aguardo uma célere decisão.
Sofrapa
2 de outubro 2020
Caro cliente,
Agradecemos a sua exposição.
Caso necessite estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento e/ou informação que possa necessitar através do nosso e-mail marketing@sofrapa.pt ou através da nossa linha telefónica 219 379 970

A equipa Sofrapa
2 de outubro 2020

Os esclarecimentos prestados não se afiguraram verdadeiros nem suficientes, tendo o processo transitado para a fase seguinte - julgamento arbitral, pelo que, não percebo esta última comunicação informando que o processo vai ser encerrado.
Sofrapa
2 de junho 2021
Caro cliente,
Agradecemos a sua exposição.

A equipa Sofrapa
david silva
david silva avaliou a marca
2 de junho 2021

Do pior.