• Rua da Cancela Velha nº 26
    4430-660 Vila Nova de Gaia
  • info@solius.pt

Solius - Bombas de calor nunca mais!

HELDER MONTEIRO
HELDER MONTEIRO apresentou a reclamação
17 de novembro 2016

Boa tarde chamo me Hélder Monteiro e adquiri um sistema de bomba de calor da vossa marca e que foi instalada pela empresa gazoeste no final de 2013 e que foi vistoriada pelo engenheiro vasco, maquina essa… que desde de sempre me deu vários problemas, tais como sucessivos erros que faziam com que a maquina não fizesse nem calor nem frio… sempre que necessitávamos de mudar de sistema… inverno para verão… ! os aparelhos dentro de casa requeriam que fosse retirado ar dentro dos canos das mesmas…para que os erros desaparecem se … com inúmeras assistências da gazoeste a minha casa… durante este tempo.

Até que em julho deste ano… sim á 5 meses que não tenho sistema de aquecimento em casa!

Já que a maquina continuou a dar sucessivos erros.fazendo com que não chega sse á temperatura solicitada… e foi detectada uma fuga de gaz…! Aguardei quase dois meses pela peça que originou a fuga… passou se á instalação da mesma… para meu espanto quando esta foi instalada e a maquina começou a funcionar dentro dos parâmetros normais… durante 1 dia! Já que a maquina na rua começou a fazer um barulho infernal…que fez com que os vizinhos batessem na minha porta… a reclamar do barulho ensurcedor que chegava a casa destes…tive que desligar a maquina da corrente elétrica. E aguardar a passagem de um técnico da gazoeste para verificar o barulho que esta faz depois de ter sodo colocada a peça que originou a fuga…

Desde o inicio de setembro… que não tenho aquecimento em casa… porque a gazoeste comunicou a situação da maquina á solius e esta limpou as mãos dizendo que o aparelho não estava em garantia… fazendo disparar um complicado orçamento para recuperar a maquina.

Desde já constato a falta de brio profissional da vossa marca. Depois de sucessivos registos de erros e assistências da gazoeste e depois de verificada a fuga e colocação da peca nova… deu origem ao barulho infernal da maquina! E eu fico assim???? Mas que marca é esta??? Vou divulgar na net o mau funcionamento das bombas de calor SOLIUS.
a maquina foi encomendada e faturada em dezembro de 2011 mas foi realizado o arranque oficial da maquina a meio do ano de 2012...e teve varias vezes parada com sucessivos erros... e agora perante fugas e peças....vocês lavam a as mãos dizendo que esta fora de garantia e existiu mau

uso da minha parte ou horas a mais de uso? mas afinal compramos o que? aparelhos que duram 3 anos?

e depois fogem as consequências? agora estão a ameaçar me com a justiça? afinal vocês são uma empresa pequenina.

se fosse o responsável de uma empresa deste género a parte humana e a sensibilidade profissional estariam a par da qualidade do produto e não responderiam desta forma a um cliente...

deixo aqui algumas das anomalias...enviadas por escrito para esta empresa esquecendo mais algumas que não me lembro agora
durante estes longos e dolorosos anos e meses sem aquecimento.

Em 9 de Julho 2013 foi nos solicitada assistência por aparecer um código de ERRO 01.

Com a colaboração do Eng Milheiro e o nosso colaborador Helder Pinto foi eliminado o erro e a máquina ficou novamente a trabalhar.

Em 16 de Setembro de 2015 novo pedido de assistência pelo mesmo ERRO 01 feita nova intervenção pelo colaborador Helder Pinto e apoio telefónico do Eng Milheiro a unidade ficou novamente a trabalhar.

Em 18 de Julho 2016 solicitado assistência e pelos códigos que o cliente dizia existir, solicitamos a vossa intervenção conforme cópia do email. Fomos informados dos custos por email.

Em 25 de Julho de 2016 o vosso técnico Jorge Cardoso e o nosso Helder Pinto com o apoio telefónico do Eng Milheiro, analisaram a máquina, foi feita ficha técnica nº 4471 com a designação da possível avaria.

Em 27 de Julho de 2016 efectuou- se as medidas sugeridas, a instalação e máquina foram colocadas á carga e verificou se que a fuga e perda de todo o Feron era na lira, a qual foi pedida de imediato e fornecida em 8/8/2016 ( conforme factura CE Nº 13216).

No dia 11 de Agosto de 2016 foi feita a substituição da lira , carga de azoto 1 Hora, vácuo 1 Hora, carga de freon 410 A 4,600 g, eliminados os erros e feito o arranque da bomba de calor, sempre com o apoio do Eng Milheiro, ao qual agradecemos pela sua disponibilidade.

Dia 14 de Setembro de 2016 liga novamente o cliente a dizer que a bomba de calor estava a fazer um barulho diferente do normal e aparece o código de ERRO 01 outra vez.

Dia 16 de Setembro de 2016 o nosso colaborador Helder Pinto fez vários testes, com a colaboração pelo telefone do Eng Milheiro, pelos testes efectuados e o barulho que o compressor fazia diagnosticaram problemas no compressor.

Como podem comprovar pelas várias intervenções nesta bomba de calor desde 2013 até á presente data, todos os custos foram suportados por nós dada a insatisfação do cliente.

Esperamos a vossa ajuda e compreensão para a resolução deste problema .

(carta enviado pelo responsável da gazoeste empresa que instalou o produto

Pois bem teria logica a vossa resposta... mas como sabem o instalador oficial, que neste caso foi a gazoeste ao longo destes dolorosos anos e meses foi entrando em contacto convosco , reportando vários erros sucessivos ao ponto de elaborarem por escrito(atrás descrito) todas essas participações e avarias para vos elucidarem ... como marca que o eu como cliente não poderia sair desta maneira tão lesado! sim a 4 meses que não tenho climatização em casa. já que vocês lavaram as vossas mãos dizendo que a maquina estaria fora de garantia e logo o compressor que pelos vistos acabou por rebentar, daí o barulhão que a maquina no exterior faz! e que deixa a vizinhança alarmada. alias fui abordado na rua por vários vizinhos que pensariam colocar uma maquina igual mas depois do reportório que tenho nestes dolorosos anos e que culminaram com a super barulho que a maquina faz, desistiram por completo de instalar um sistema destes em casa, é que não custa meia dúzia de trocos, para depois andar a carregar com problemas pela vida fora?? como marca e como postura comercial, são pobres. mas pior estou eu que estou sem serviço e financeiramente não tenho como colocar a funcionar novamente a maquina. UMA VERGONHA

Pois bem, de acordo com o telefonema que rececionei á pouco pelo departamento da qualidade ao cliente SOLIUS, fiquei com a certeza que estou cada vez mais sozinho nesta luta, entre perguntas e constatações feitas pelo responsável da empresa... resta me a mim , atuais clientes e possíveis futuros que ao escolherem esta marca, poderão estar a correr riscos desnecessários , visto que a maquina atualmente não funciona. e isso sim é o mais importante agora! o consumidor final sou e o mundo! pelo meio existe instaladores certificados.. e que o seu trabalho final é verificado por técnicos da própria marca! mas afim ao cabo...a maquina não funciona... a culpa foi da instalação? foi do técnico que fez o arranque da maquina? foi minha ? por mau uso? a maquina nestes 5 anos, não funcionou vários meses ...provavelmente não funcionou mais de 36 meses...!
Mas o que importa agora.. é que esta marca.. a SOLIUS acha que o problema não é da maquina! com tudo o que disse anteriormente , tudo o que foi reportado, a culpa é minha? ok.

Resta me procurar a minha defesa e seguir para tribunais. TAMBÉM essa foi a primeira opção tomada por esta empresa, após eu divulgar o mau funcionamento desta marca. A SOLIUS.

Tudo seria mais fácil, honesto e bem mais harmonioso se assumissem que o cliente final...esta inocente nesta trapalhada toda.
resta me continuar a minha luta, porque se depender de mim...e da experiencia que tive... outras pessoas não serão enganadas.

Tudo isto é fácil... estou desagradado... divulgo! estou no meu direito.

Data de ocorrência: 17 de novembro 2016