50.5

Sports Place - Cobranças indevidas - abuso

Sara Machado
Sara Machado apresentou a reclamação
21 de abril 2022
Frequentei o Sportsplace durante um ano.
Logo que o meu contrato de "fidelização" terminou eu procedi ao cancelamento do meu débito direto. Porém no confinamento de 2021 enquanto o ginásio estava fechado eu paguei na mesma a mensalidade.
O ginásio informou que iria beneficiar quem pagou durante o confinamento e não pagava durante um certo período de tempo.
Ora após eu deixar o ginásio recebo um e-mail a avisar que estou com uma dívida de 19,96, liguei para lá e informaram-me que como tive esse benefício não cumpri a totalidade das mensalidades, ou seja, ofereceram essas mensalidades beneficiando quem pagou no confinamento, mas posteriormente disseram que eu devia dinheiro. Expliquei a situação e mantiveram a postura de que eu estava em divida, agora enviaram um e-mail a informar que tenho de pagar 69.96 senão enviam o processo para a Intrum Portugal.
Depois a divida aumentou afirmando que os “desafios mensais” não cobriam mensalidades, mas posteriormente já era outro valor.
Surpresa minha agora sou assediada pela Intrum dizendo que devo 73.68€. Eu apenas cancelei o débito direto após sair do ginásio, não cobraram as mensalidades porque não quiseram.
Data de ocorrência: 21 de abril 2022
Sports Place
27 de abril 2022
Exma Sra Sara Machado,

Tal com já lhe foi oportunamente explicado, os valores em dívida surgem do incumprimento do valor total das prestações acordadas no seu contrato de adesão,
À data da sua primeira consulta, o valor em dívida era inferior devido ao vencimento das prestações a essa mesma data. O montante aumentou na seguintes consultas, exatamente pelo posterior vencimento das restantes prestações .
Relativamente à sua alegação que o Ginásio informou os clientes que os iria "beneficiar", gostaríamos que voltasse a consultar essa mesma comunicação, onde se encontra explicito que o ginásio iria restituir os valores que haviam sido cobrados durante o confinamento, de forma a não causar prejuízo aos clientes, que tal como o ginásio, não tinham qualquer responsabilidade direta sobre a situação calamitosa que era vivida. Agiu o ginásio, em boa fé, perante a situação que se vivia.
Nessa mesma comunicação, está também inequivocamente explicito, que caso os clientes não pretendessem a restituição dos valores, exatamente para efeitos de cumprimento dos respetivos contratos de adesão, deveriam dar essa mesma indicação, em resposta ao e-mail, sem prejuízo de posteriormente utilizar os serviços do clube findo o contrato, no mesmo tempo correspondente aos montantes pagos e não usufruídos durante o confinamento. Da parte da Sara nunca surgiu resposta a essa comunicação, que afirma ter efetivamente recebido.
Relativamente á situação de "assédio" que afirma estar a experienciar, é de nosso conhecimento que terá recebido contactos por parte da empresa INTRUM, que se encontra legitimada para efetuar interpelações junto dos clientes que se encontram em processo de recuperação de dívida, tal como de resto consta no seu contrato de adesão, e que poderá encontrar em anexo, para sua melhor consulta.
Tal como menciona, uma vez que desativou prematuramente a autorização de débito em conta, e não procurou liquidar os valores em aberto, tem-nos sido impossível proceder à quitação dos valores que mantém em aberto junto do nosso clube. Alegar que "não cobraram as mensalidades porque não quiseram.", parece-nos no mínimo desajustado, uma vez que nos encontramos privados por si, do meio para o efeito.
No mais, continuamos perfeitamente disponíveis para encontrar uma resolução que melhor sirva as partes.
Manifestamos a nossa igual disponibilidade para esclarecer todas e quaisquer dúvidas que considere pertinentes.
Esta resposta tem um anexo privado