56.0

Staples - Incompetência do Serviço de Impressão

Tiago Gomes
Tiago Gomes apresentou a reclamação
8 de fevereiro 2017

No passado dia 6 de janeiro de 2017 dirigi-me à vossa loja em Olivais, Lisboa, para usufruir dos serviços de impressão. Dirigi-me com vários ficheiros em formato pdf de desenhos técnicos em grande formato para a sua devida impressão e dobragem.
Recordando agora outra situação aproveito para referir que não é a primeira vez que utilizo os vossos serviços neste aspeto. Em novembro dirigi-me à loja de Gaia para o mesmo serviço. Para meu espanto apresentam-me várias folhas com defeitos de dobragem que eu imediatamente reconheci e reclamei prontamente. A justificação dada, após grande confusão do staff relativamente à máquina de dobragem, foi a de que ela estaria com algum problema a dobrar folhas A2 e por isso foram obrigados a realizar essa mesma dobragem à mão.
Voltando à situação inicial. Nesse momento, todavia, estava com pressa e por isso não pude reclamar, mas algumas folhas vinham amassadas e mal dobradas pela máquina, o que me leva a pensar que o defeito não estará na máquina. Mais uma vez o staff ignora a má qualidade do trabalho e procede à entrega do mesmo disfarçando os graves problemas de dobragem que certas folhas têm. Mesmo assim aceitei, pois tinha que entregar o trabalho e não podia estar ali mais tempo à espera.
Contudo, esta viagem por um serviço medíocre não acabou aqui. Após a entrega, sou confrontado pelos professores não só pela péssima qualidade de dobragem, como a própria forma de dobragem em si. Isto é: o desenho técnico segue normas a nível europeu. E a máquina de facto dobra conforme essas normas. Todavia, as folhas horizontais foram dobradas como folhas horizontais... E as verticais? Bem, essas foram também dobradas como se fossem horizontais. Acho gravíssimo que uma cadeia tão grande de papelaria e afins, e com um serviço de impressão tão vasto, não dê o mínimo de formação aos funcionários que lá trabalham, na medida em que estes não sabiam claramente distinguir a orientação da folha para a respetiva dobragem e muito menos trabalhar com a máquina de dobragem, demonstrando insegurança e péssimos resultados.
Paguei um serviço, pelo que esperava estar minimamente bem feito. E o que recebi? Um trabalho executado de qualquer maneira que acabou por me prejudicar. Agradeço que tenham em atenção esta situação, pois apesar de não pretender usar mais os vossos serviços após o que aconteceu, tenho em consideração futuros clientes que poderão vir a ser prejudicados da mesma maneira que eu fui por pura incompetência.

Data de ocorrência: 8 de fevereiro 2017
Staples
10 de fevereiro 2017
Estimado Cliente Sr. Tiago Gomes,

É com grande respeito que acusamos a recepção da sua reclamação, cujo teor mereceu toda a nossa atenção.

No seguimento da sua exposição, permita-nos, desde já, apresentar as nossas desculpas pela situação descrita.

Asseguramos que todos os Colaboradores dos Centros de Cópias & Impressão Staples são continuamente preparados, para que a qualidade dos nossos serviços, e as condições em que os mesmos são prestados, sejam dos principais motivos de opção pelas nossas lojas.

Neste caso específico, ainda que não nos seja já possível apurar com exactidão o sucedido, consideramos que poderá ter ocorrido uma falha da parte da Staples na execução do trabalho solicitado, nomeadamente, no que respeita à inserção da planta na máquina para dobragem na posição vertical, uma vez que o automatismo da máquina está pré-definido para a posição horizontal.

No que respeita à qualidade da dobragem, após testes efectuados à máquinas de Olivais e também de Vila Nova de Gaia, efectivamente não foi possível detectar qualquer anomalia nas mesmas que pudesse ter originado uma qualidade inferior nas dobragens, tal como descrito pelo Sr. Tiago Gomes, pelo que muito lamentamos a eventual situação anómala que resultou dos serviços realizados.

Por todo o respeito que nos merecem os nossos Clientes, reiteramos as nossas desculpas por todo o transtorno causado pela situação exposta, que, por lapso, não foi atempadamente detectada na loja durante a realização do trabalho, situação que iremos assegurar que não se repete. Permita-nos, contudo, garantir que se tratou de uma situação pontual e que não pode de forma alguma reflectir a qualidade dos serviços prestados pelos nossos Centros de Cópias & Impressão.

Staples Portugal S.A.
Customer Service