16.4

TAP - Reembolso atrasado há 4 meses

Bruna Silva
Bruna Silva apresentou a reclamação
9 de janeiro 2024
Marquei um voo em maio 2023 para novembro do mesmo ano, que foi cancelado em outubro. Ora, por esta razão procedi ao pedido de reembolso, que só por si foi extremamente complicado conseguir efetuar através do site uma vez que estava constantemente a dar erro. Ao fim de várias tentativas lá consegui.

Recebi entretanto um email a pedir para confirmar os dados do NIB pois tinha dado erro, e uns tempos depois recebi 24€ e uns cêntimos, valor este que correspondia apenas a "taxas aeroportuárias" (dito por um colega do atendimento). Voltei a ligar para o atendimento ao cliente para explicar o sucedido, ao qual me disseram que iam proceder ao pedido de correção e para aguardar um mês, que entretanto receberia o restante valor. Passaram os dias e o dinheiro ainda não estava na conta. Voltei a ligar, e foi feito uma nova insistência por parte do colega com quem falei para que o processo ganhasse prioridade.

Já passaram 4 meses e a cada 2/3 semanas eu volto a ligar para tentar insistir no meu reembolso que me foi concedido mas ainda não caiu. Consoante a legislação da UE, o tempo máximo de resposta a uma reclamação da TAP é de 30 dias no máximo.

Sempre que ligo dizem-me o mesmo: para aguardar. Questionei sobre se podia falar com alguém responsável diretamente, se havia algum email para me dirigir e poder resolver esta situação mas foi-me informado que não têm departamento de reclamações nem conseguem eles mesmos entrar em contacto diretamente com o departamento responsável pelos reembolsos.

A minha questão é como é que uma empresa de renome como a TAP supostamente diz ser, funciona assim? Como assim não há um departamento de reclamações?

Já liguei mais de 10 vezes para que me resolvessem o assunto e continuo sem receber o reembolso e a única resposta que me dão é que vão deixar nota no meu processo de que liguei a insistir e que tenho de aguardar. Aguardar até quando? O dinheiro faz-me falta! Quando reservei o voo, tive de pagar na hora! Para além de que fiquei a perder o dinheiro desse voo e ainda tive de reservar um novo, em cima da hora, ao dobro do preço com outra empresa. É vergonhoso.
Data de ocorrência: 9 de janeiro 2024