16.5
  • +351 218415000
  • Rua C - edifício 25
    1704-801
    Aeroporto de Lisboa

TAP - Reserva do voo porto (opo) - milão (mxp)

Álvaro Ribeiro
Álvaro Ribeiro apresentou a reclamação
6 de setembro 2019

No dia 08/07, ou seja há quase dois meses, efetuei no site da Edreams uma reserva de 2 voos pela companhia TAP.

A ida foi prevista para o dia 10/08 do Porto (Portugal) para Milão Malpensa com partida às 18h35 e chegada às 22h05.
A volta foi prevista para o dia 25/08 de Milão Malpensa para o Porto com partida às 10h50 e chegada às 12h30.

Após ter feito a confirmação da reserva, reparei que os aeroportos de partida e destinos estavam trocados. Pois a ida deveria ser Milão - Porto e chegada Porto - Milão.
Deveria ter tido atenção a este pormenor, confesso, mas errar é humano.

Sei que temos 24 horas para anular a viagem e por isso liguei logo depois da confirmação da reserva - ou seja, poucos minutos após ter visto o meu erro - para a linha de assistência 707782829 (único número mencionado no site da Edreams) mas sem sucesso porque a linha não estava a funcionar.
Voltei a ligar no dia seguinte para este número que encontrei entretanto, 390238594537. Neste momento estou a residir em Itália e penso que o número 390238594537 é associado a este país porque foi uma voz automática a falar em italiano que atendeu.
Dentro das várias opções de língua optei pela língua francesa porque é uma das minhas línguas maternas e domino melhor esta língua que o italiano. O português não estava na lista.
Entretanto houve uma voz francesa automática a guiar-me na escolha das opções segundo aquilo que eu pretendia que era o cancelamento dos voos.
Digitei o número referente ao cancelamento e a voz disse-me para aguardar. A seguir foi uma interminável espera até que eu ficasse atendido por uma técnica da Edreams.
Expliquei-lhe o sucedido dando-lhe o meu número de reserva. Disse-me para aguardar alguns minutos. Quando voltou a falar comigo disse-me que a TAP, passo a citar em francês: "La compagnie TAP ne rembourse ni les annulations, ni les modifications de vols".
traduzindo - "A TAP não reembolsa nem os cancelamentos nem as alterações de voo".
E disse-me igualmente que para poder ter direito ao cancelamento do voo, deveria-o ter feito até à meia noite de ontem. Ou seja efetuei a minha reserva as 23 horas e só tinha 1 hora apenas para fazer o cancelamento!! O que transgride por completo a regra das 24 horas.

Tive de comprar outro bilhete de ida Milão-Portugal reservando o voo através de outra companhia aérea. Já viajo na TAP desde 1980 (ano em que nasci) e a partir do dia 09 de Julho não queria mais ouvir falar da TAP.

Acabei entretanto por ligar para um agente da linha de apoio da TAP e disse-me que eu tinha todo o direito de anular o voo, contrariamente ao que o técnico de atendimento da Edreams me tinha dito.
Neste momento além de estar triste por ter gasto 262.48 euros para nada, estou hiper revoltado por ter sido enganado.

Conclusão, há aqui um problema. Nenhum dos dois, tanto a Edreams como a TAP se quer responsabilizar pelo sucedido. Garanto que este assunto não vai morrer em vão porque fui enganado e mentiram-me.
Agora não sei em quem acreditar, se na Edreams ou na TAP, mas aquilo que eu sei neste momento é que cada um está a tentar sacudir a água do capote, o que é uma falta enorme de profissionalismo das vossas partes.

Metem-se por favor no meu lugar e digam-me o que fazer por favor, porque estou a ficar desesperado.

Obrigado pelo vosso tempo.
Subscrevo com os meus melhores cumprimentos,

Data de ocorrência: 6 de setembro 2019