50.0
  • contacto@thefork.pt

TheFork - Prática enganosa ao promover desconto não aplicável

Alexandre Gonçalves apresentou a reclamação
30 de dezembro 2023
Fiz uma reserva pela aplicação por restaurantes com promoção na zona de Setúbal para almoçar "de imediato" (o que tivesse disponível de momento). Encontrei a Taberna Grande, que indicava no horário que pretendia para reserva desconto de 30%, o que me levou a avançar para a reserva.
Poucos instantes depois recebi email a indicar confirmação da reserva (apenas vi o subject do mail, pois já estava em trânsito), tendo ido ao restaurante e almoçado. Para meu espanto, a conta não tinha aplicado qualquer desconto. Ao confrontar o funcionário, ele disse que já tinham esgotado o limite de clientes com desconto, o que para mim foi total surpresa. Ainda questionei do porquê não ter avisado à entrada, quando indiquei que ia com reserva do The Fork, ao que respondeu que isso é com a aplicação (como se desconhecessem que existe esta prática).
Sinto que fui enganado pela aplicação, por indicar no horário de reserva desconto de 30% (se não estava disponível, não deveria dar essa indicação) e por não ser claro que o desconto não seria aplicado (também com o staff do restaurante por não ter avisado).
Data de ocorrência: 28 de dezembro 2023
Caro Alexandre,

Desde já agradecemos o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

Lamentamos imenso a situação ocorrida.

Após análise, parece que, infelizmente, a mesma foi efetuada sem qualquer oferta especial, pelo que não pôde usufruir da mesma.

Os restaurantes que participam nas nossas ofertas especiais determinam a validade dos descontos com base na data, hora, e número de pessoas. A título informativo, tenha em consideração que durante o processo de reserva toda e qualquer promoção está em preto por baixo das datas, horas e o número de pessoas incluídas.

Pode verificar novamente se a sua reserva foi feita com desconto na secção "As Minhas Reservas" da sua conta ou através do seu e-mail de confirmação! Se uma oferta especial não for indicada na sua confirmação, o restaurante não aplicará o desconto à sua conta. Se a sua reserva não tiver o desconto desejado, pode modificar a sua reserva, ou cancelar e remarcar!

Entendemos o seu descontentamento pelo facto de não ter sido alertada pelo restaurante antes de concluir a sua reserva, no entanto, acreditamos que os mesmos pensassem que já tinha esta informação.

Esperamos que desconsidere esta última experiência e siga confiando em nós!

30 de dezembro 2023
Continuam a não responder ao facto de no ato da reserva, na escolha da hora, estar indicado o desconto de 30% a aplicar. Se não estava disponível esse desconto, porque apareceu na aplicação, levando-me a acreditar (e confiar) que o mesmo seria aplicado?
Caro Alexandre,

Para se certificar que a sua reserva foi efetuada com campanha promocional, o desconto tem de se manter após selecionar o dia, hora e numero de pessoas, visto que poderá existir disponibilidade para a hora que deseja, mas não existir disponibilidade para o número de pessoas selecionado.

30 de dezembro 2023
Não aceito. Quando iniciei o processo de escolha de restaurante, selecionei a hora e pessoas para as quais pretendia efetuar a reserva. Adicionalmente, na pesquisa, selecionei o "filtro rápido" disponível para apenas listar os restaurantes com promoção. Na listagem obtida, escolhi o referido restaurante e ao efetuar a reserva, confirmei a hora em que aparecia os 30% de desconto. Portanto, em todo o processo da reserva fui levado a acreditar que estaria a efetuar uma reserva com desconto, daí a minha reclamação de considerar uma prática enganosa da vossa parte. Reforço, em toda a utilização da aplicação foquei apenas e selecionei as opções com promoção, pelo que não aceito que tenha sido feita a reserva sem promoção, quando tinham conhecimento que tinha esgotado o "plafond" de reservas disponível.
Caro Alexandre,

Entendemos que esta situação possa ter causado alguma confusão e queremos esclarecer as suas dúvidas da melhor forma possível.

Relativamente às ofertas especiais, é importante mencionar que são os restaurantes que determinam os dias, as horas e o número de pessoas para os quais essas promoções são aplicáveis. Cada estabelecimento tem a liberdade de definir estas condições de acordo com as suas políticas e disponibilidade.

Durante o processo de reserva, é possível verificar a disponibilidade das promoções em tempo real. Quando estão disponíveis, são sempre apresentadas com um icon de percentagem (30% ou 50%) ao escolher uma data, uma hora e o número de pessoas desejado. Esse icon tem que estar presente nos 3 passos da reserva. Além disso, as condições da reserva, incluindo as promoções especiais, também são detalhadamente especificadas no e-mail de confirmação que enviamos.

Entendemos que encontrar a oferta especial desejada pode ser desafiador, especialmente quando a disponibilidade é limitada. No entanto, é possível que alguém cancele a sua reserva, abrindo a oportunidade para que a oferta especial seja novamente disponibilizada. A plataforma TheFork anuncia os descontos para manter os utilizadores informados, proporcionando-lhes a oportunidade de aproveitar caso haja disponibilidade futura.

Alexandre Gonçalves avaliou a marca
14 de janeiro 2024

A marca não se preocupou com o problema de base exposto nesta reclamação, em que a utilização da app leva ao engano do utilizador.