50.0

TheFork - Reserva alegadamente feita sem desconto

Paulo Jorge Granja
Paulo Granja apresentou a reclamação
4 de março 2024
Fiz uma reserva no restaurante Bistrô4 com uma oferta especial de 30 % de desconto na plataforma do The Fork, precisamente de acordo com o que a plataforma indica nos seu esclarecimento.

O ícone de percentagem de 30 % de desconto aparecia nos três passos de escolha da data, hora e número de pessoas. Aliás, hoje, à hora a que escreva esta queixa, a plataforma The Fork continua a indicar a existência desse desconto, nos três passos da reserva -- conforme imagens em anexo --, ainda que a gestão do restaurante nos tenha afirmado que não fazem essa oferta e que por isso já tinham reportado várias vezes esta situação à plataforma The Fork!.

Só no e-mail de confirmação, a meio da mensagem, e que só puder verificar já no fim do jantar, é que era especificado que, afinal, ao contrário do que era indicado nos tais 3 ícones, não havia qualquer oferta especial!

Por outras palavras, deixaram que fizesse reserva julgando que havia um desconto de 30 %, mas só na confirmação por e-mail, que não pude ler por já não ter rede quando me dirigia para o restaurante, é que informam que afinal não havia qualquer desconto.

Data de ocorrência: 4 de março 2024
TheFork
Caro Paulo,

Desde já agradecemos o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

Após análise, verificámos que a sua reserva foi efetuada sem qualquer oferta especial, pelo que não pôde usufruir da mesma.

Os restaurantes que participam nas nossas ofertas especiais determinam a validade dos descontos com base na data, hora, e número de pessoas. A título informativo, tenha em consideração que durante o processo de reserva toda e qualquer promoção está em preto por baixo das datas, horas e o número de pessoas incluídas.

Quando a capacidade estipulada é atingida, o website ou APP irá apenas mostrar a opção de realizar reserva sem desconto.

Após selecionar o dia, hora e número de pessoas da reserva, ao concluir a mesma, terá de selecionar a opção de realizar reserva com desconto e não a opção de realizar uma reserva sem desconto.

Pode verificar novamente se a sua reserva foi feita com desconto na secção As Minhas Reservas"" da sua conta ou através do seu e-mail de confirmação! Se uma oferta especial não for indicada na sua confirmação, o restaurante não aplicará o desconto à sua conta.

Uma vez mais, lamentamos os inconvenientes que esta situação possa ter causado.

Ficamos à disposição para qualquer esclarecimento adicional.

Saudações gastronómicas,
Equipa TheFork
Paulo Granja
Exmos. Senhores,

Julgo que têm de rever os vossos protocolos e deixar de responder cegamente com os mesmos scripts pré-escritos sem ler ou responder à substância da reclamação.

Como explico, e tal como descrito no vosso FAQ, a reserva foi efetuada em todos passos -- repito, em todos os passos, como de resto confirma a imagem em anexo enviada -- com a indicação de que existia uma reserva com oferta especial com 30 % de desconto.

Só depois de jantar pude verificar o e-mail em que se referia que não havia nenhuma oferta!

Se consideram normal e aceitável que a reserva seja feita em todos os passos com a indicação de que ela foi feita com uma oferta e só no e-mail de confirmação -- ainda por cima, no meio de um texto que poucos se irão dar ao trabalho de ler -- informam os vossos clientes de que, afinal, não há qualquer oferta, então, os vosso modelo de negócio assenta no engano deliberado de clientes e na vossa desresponsabilização total.

De facto, a insistência em tentar passar a responsabilidade do erro para a inatenção/distração do cliente ou até para o próprio restaurante (significativamente, apesar das minhas queixas e queixas do próprio estabelecimento, o The Fork continua a indicar a existência de uma oferta para este restaurante!!!), quando as informações que induzem os vossos clientes em erro são da única e exclusiva responsabilidade do The Fork revela uma má-fé impressionante.

Paulo Granja
Exmos. Senhores,