Automóveis - Marcas
1 Mazda 83.3
2 Volvo 75.2
Toyota22.9
Toyota Caetano Portugal, S.A.

Toyota - Atraso na entrega de viaturas

Carlos Trindade apresentou a reclamação
13 de janeiro 2024
Tendo encomendado uma viatura Toyota Corolla Cross, no dia 23/10/2023, todo o processo de fabrico e transporte correu exatamente conforme o previsto, segundo a informação prestada pelo importador através da área ou APP My Toyota. A informação atenciosamente prestada pelo concessionário de Setúbal, foi a de que a data prevista para chegada da viatura a esse concessionário era de 6 de Janeiro de 2024, tendo posteriormente sido antecipada para dia 3 de Janeiro de 2024. Após a chegada dessa viatura a Portugal no dia 29/12/2023, então, tudo começou a correr francamente mal, já que a informação sobre o seguimento da viatura foi simplesmente eliminada da área /APP My Toyota e o concessionário de Setúbal também deixou de ter acesso à informação sobre a data prevista de entrega da viatura em questão. É do meu conhecimento que a viatura se encontra no parque do importador em Ovar desde o dia 29/12/2023, aguardando preparação, tendo toda a informação sobre uma data previsível de entrega da mesma sido bloqueada. O parque está cheio, não têm meios para distribuir e está tudo atrasado. Acham que estas desculpas são dignas de uma empresa como a Salvador Caetano? Onde está o vosso planeamento a curto/médio prazo? Porquê toda esta falta de transparência, desorganização logística e falta de cumprimento de prazos dentro de um limite razoável? Não vos parece que é vergonhoso que todo o processo de encomenda, desde o fabrico até à operação logística de transporte para colocação da viatura em Portugal, falhe redondamente precisamente quando a viatura chega a Portugal? Para quando a mudança do paradigma estrutural do modelo de gestão empresarial que torne muitas empresas portuguesas internacionalmente competitivas? Porque insistem num modelo ultrapassado que já não funciona no mercado global contemporâneo? O que é que vos está a escapar? Certamente, a Salvador Caetano não brinca com o dinheiro e, como é sabido, tempo é dinheiro e, por isso mesmo, eu tão pouco brinco. Tendo a minha atual viatura promitentemente vendida, que justificação devo dar ao comprador para todo este atraso? Vou usar desculpas inconsistentes à boa e desgraçada maneira portuguesa? Tal como não gosto de ser ludibriado também não o faço seja com quem for. Então e, se perder esse comprador, de quem é o prejuízo? Andamos sempre a brincar com coisas sérias e, depois, não se queixem que o PIB do país é baixo, os salários demasiado magros e que 30% dos jovens fogem de cá para fora. Sim, porque tudo está relacionado e todos somos responsáveis pela triste situação das nossas instituições e da nossa economia de sobrevivência. Para terminar, sublinho que estou a imputar a responsabilidade desta situação exclusivamente ao importador Toyota e nunca ao concessionário onde fiz a encomenda. Reservo-me o direito de enviar cópia em Inglês desta reclamação para a Toyota, Japan.
Data de ocorrência: 13 de janeiro 2024
15 de janeiro 2024
Felizmente, o problema ficou hoje resolvido, pelo que esta queixa fica sem qualquer efeito.
Carlos Trindade avaliou a marca
15 de janeiro 2024

Apesar de alguns aspetos negativos, nomeadamente no atraso de entrega de viaturas, que nem posso considerar uma situação muito frequente, a marca presta, na generalidade, um bom serviço.