Automóveis - Marcas
1 Mazda 83.4
2 Volvo 74.9
Toyota23
Toyota Caetano Portugal, S.A.

Toyota - Descontentamento quer na venda, quer na assistência da oficina

Ana Filipa
Ana Filipa apresentou a reclamação
4 de fevereiro 2021
Venho por este meio, apresentar o meu descontentamento pela marca TOYOTA. Esta, desiludiu-me bastante desde o profissionalismo, ou ausência dele, do stand de vendas da Beloura, na entrega do veículo até ao atendimento e assistência técnica na oficina TOYOTA Adoana.
Efetuei a compra de um Toyota Yaris Híbrido no stand de usados da Toyota da Beloura (com o slogan “usados da Toyota como novos”) do ano de 2016 em meados do início de Setembro de 2020 com cerca de 15000 km. Foram propostas 2 datas de entrega, mas havia sempre um contratempo para a entrega da mesma, até nos foi dito que tinha havido perda da folha da inspeção. A 8 de setembro de 2020, quando levantei o carro e depois de assinar a papelada toda, a vendedora veio destapar-me o carro e apresentar-mo. Nesse momento, constatei que todos os riscos, amolgadelas e reparos que lhe tinha feito quando vi o carro pela primeira vez, estavam na mesma e que a tal pintura e o tal polir não existiram… mas, que ficaria tudo combinado e faríamos agendamento para ter um carro de substituição enquanto o meu iria para reparação. Em seguida, ao abrir a mala do carro deparo-me com a bolsa do triângulo cheia de uma substância pegajosa e inclusive colada no tapete do forro da mala. Abri-a e tinha uma laca rebentada. De imediato, a vendedora substituiu a bolsa do triângulo com tudo, substituiu o tapete de forro da mala e ofereceu-me juntamente com o seu superior o tapete de borracha da mala do carro. Claro, isto tudo retirado de outro veículo que estava à venda de um outro modelo mais recente.
A caminho de casa, a luz de falta de pressão nos pneus acendeu-me e contactei de imediato a vendedora que me disse para ir à bomba de gasolina mais próxima e ver a pressão de cada pneu. Aferi em 3 bombas da gasolina, sempre com a pressão certa, e a luz não apagou, mesmo tentando fazer o reset. Contactei a vendedora, novamente, e ela sugeriu que o levasse no dia seguinte à oficina Toyota na Adroana. Fui de transportes públicos para o trabalho, para não perder um dia de trabalho, enquanto o meu marido o levou à oficina. À chegada à Caetano auto na Adroana Cascais, o meu marido ficou logo informado pelo Sr. Carlos Dinis que só estavam a atender por marcação, tendo ele refutado que tinha sido a vendedora a solicitar a deslocação da viatura. O Sr. Carlos questionou se já tinha verificado a pressão dos pneus e se não tinha batido com alguma roda em buracos ou passeios, porque o carro ainda tinha estado lá a fazer a revisão, no dia anterior. Desde aí, tive a certeza que os funcionários da Toyota não são credíveis, dado que omitem falhas e não assumem erros, porque na realidade não tinham perdido a folha da inspeção, mas sim o carro não tinha inspeção realizada para entrega no dia como combinaram com o cliente. Após uma hora de espera, levaram a viatura para dentro das instalações da Toyota e dez minutos depois entregaram a viatura ao meu marido, dizendo que ao verificarem a direção e alinhamento das rodas, no dia anterior, algum sensor de pressão nos pneus tinha-se desconectado. Admito que pode acontecer, mas acho que um pouco mais de hospitalidade dos funcionários não ficava mal, ou em vez disso, duvidarem do cliente a toda a hora.

Passado duas semanas de ter o veículo, ligaram-me do stand de vendas a solicitarem-me fotos a indicar os ricos com que eu estava descontente e a solicitar para la ir deixar o carro que já tinham outro veículo para me emprestar, (veículo esse que foi o da vendedora sujo e com o depósito da gasolina na reserva). Pediram-me desculpas pela demora, mas não tinham veículos para me emprestar. Não entendo, como A TOYOTA não tem veículos para me emprestar. Andei duas semanas com a viatura da vendedora à espera do meu. Penso que duas semanas foram um tempo excessivo, derivado a que a única coisa que fizeram ao carro foi polir. Na realidade disfarçaram muito bem os ricos, mas ainda deixaram um num pilar que era muito fundo e não podiam pintar, pois a verba não permitia esse gasto, ou melhor a margem de lucro!!!
No dia 22/12/2020, às 7.30 da manhã, o meu carro não pegava de maneira nenhuma, contactei a vendedora que me aconselhou chamar a assistência em viagem para levar o carro de reboque. Enviei um vídeo do que o carro estava a fazer e ela disse que era capaz de ser bateria e para não deixar que a pessoa do reboque desse algum encosto de bateria ao carro. À chegada à oficina, depois de ter ido de boleia, fui atendida pelo Sr. Carlos Dinis que me questionou sobre o que se passava com o carro, porque era raro ver chegar um Toyota à oficina, por avaria, de reboque! Expliquei que o carro não pegava, tentei mostrar o vídeo que enviei à vendedora, mas ele não quis ver, disse que queria ver o carro. Ainda solicitei a troca do tapete traseiro do meu carro (bancos de trás) para o de origem, que estavam à espera que tivessem para entrega desde que o comprei, e que andava com um de um modelo diferente do meu e que ficava enorme. Logo, prontamente, disse-me “que a vendedora quando disse isso não estaria a ver bem o filme”, porque não é ali a parte da mecânica que encomenda essas peças e manda pôr, isso é serviço de vendedor… mas que já lhe ia ligar a lembrá-la… (fiquei estupefacta com a simpatia e a disposição no atendimento ao cliente e a rivalidade entre a parte mecânica e os vendedores, coisa que o meu marido já me tinha transmitido antes, mas agora eu estava a constatar). Acrescentei ainda, que me parecia bateria fraca, ao que me respondeu que iriam testar tudo e se o teste desse bateria fraca que a colocariam a carregar. Uma viatura com 3 meses comprada diretamente na TOYOTA “usados como novos” é desta forma que cativam os clientes??? Em vez de substituir uma bateria dizem que a vão carregar??? Fiquei logo ainda mais descontente e desiludida.
Solicitei ao Sr. Carlos Dinis um veículo de cortesia/substituição, visto que na aquisição da viatura, me informaram que sempre que o veículo fosse à TOYOTA por avaria ou revisão seria me facultado um veículo. A resposta do Sr. Carlos Dinis foi que não tinha nada a ver com isso nem sabia de viatura nenhuma!!! Liguei de imediato à vendedora que me pediu imensas desculpas, mas já tinha falado para a oficina e ficou a saber que não havia nenhuma viatura disponível. Lamentável, tive que pedir ao meu marido para sair do trabalho dele e ir-me levar ao trabalho e buscar, dado que nem se ofereceram para chamar um táxi. São pequenas coisas que fazem a diferença na escolha de uma marca!
Ao fim do dia, por volta das 17h, fui contacta pelo Sr. Carlos Dinis a fim de me comunicar que a minha viatura estava pronta e que era só a pilha do comando que teve de ser substituída por uma usada para não termos custos, dado que não tinham em stock.
À nossa chegada, o Sr. Carlos Dinis informou que tinham feito verificação da bateria, de software e que a única coisa que acusou foi bateria do comando/chave em baixo. E com um tom irónico questionou-me se eu não sabia ler o manual de instruções do veículo… que o meu veículo já estaria a avisar que tinha bateria fraca do comando/chaves. Realmente não li essa parte, mas fiquei um pouco indignada por ser chamada a atenção dessa forma e de ter ficado com a minha viatura parada 1 dia inteiro para me dizerem que era falta de pilha no comando/chave. No final, ao ir-me embora voltou-me a chamar a atenção de que a bateria do comando era usada e que deveria comprar uma nova, mas que não fosse à loja do chinês. Não entendo este tipo de atendimento ao cliente. (o vídeo que eu gostaria de mostrar aparece a chave do painel verde como a bateria do comando/chave tivesse carga)
No dia 28/12/2020, cerca das 22h, o meu veículo ao ligar o rádio do ficou intermitente e as luzes do painel ficavam mais fracas com as luzes de perigo “quatro piscas” ligadas e o veículo não apresentava nenhuma mudança possível no painel. Deveria apresentar o “P” de estar em parking, mas já tinha reparado que sempre que as luzes do interior se apagavam, tanto as do teto como as dos pedais, o veículo voltava a pegar normalmente. Como não sabia o que fazer, liguei à vendedora Sónia Raposo que mesmo sendo a uma hora pouco admissível, atendeu-me a chamada e aconselhou-me a levar no dia seguinte o veículo à Toyota Adroana.
O meu marido deslocou-se no dia seguinte, de manhã, e à chegada à Toyota tinha à espera o vendedor Ruben. Este, foi verificar o veículo, que não apresentava nenhuma anomalia na altura, após ter ficado alguns minutos em casa a tentar que o veículo pegasse. Também este, interrogou o meu marido se não tinha deixado nada ligado no veículo que tivesse a consumir a bateria, mais do que o normal. O vendedor levou o veículo para dentro das instalações e pediu ao meu marido para aguardar. Cerca de 20 minutos depois, veio ter com ele a informar que podia ser um dano na chave/comando do veiculo e não da bateria. Se o meu marido podia ir buscar a segunda chave para testar. Situação que o meu marido informou que não seria rápido, visto que estava com a sogra na zona de santarém e que se o veículo dava a sensação de bateria fraca não era mais fácil começar pelo teste ou mesmo substituição da mesma? Após o pedido, fizeram o teste à bateria e referiram que o veículo apresentou bateria OK, mas a precisar de carga. Após 1 hora de espera, informaram-no que a TOYOTA não ia dar garantia da bateria derivado a que o carro, para a marca já tem 4 anos, mesmo sendo comprado na TOYOTA à 3 meses.
Foi falado com o superior da Toyota Adroana e assumiram o custo da bateria mas, segundo o Sr. Ruben, não tinham em stock e teriam de esperar entre 1 a 2 semanas pela encomenda. Que não tinham mais uma vez veículo de cortesia/substituição e aconselharam-nos a andar sempre com o veículo com o ar condicionado ligado e tentar que o veículo andasse sempre com o motor a gasolina ligado. Ao fim de 1 semana já cansada e com receio de andar com o veículo, para não perder mais dias de trabalho, o meu marido voltou ao stand Toyota Beloura para reclamar à minha vendedora que não podia andar mais com o veículo assim. Ela contactou o colega Ruben que a informou que a bateria já lá estava, na oficina, e que podia lá ir deixar o veículo.
À chegada, foi entregue as duas chaves/comando da viatura para verificarem as chaves e levarem o veículo para dentro das instalações da Toyota, contando assim com mais 30 minutos de espera. Finalmente, a bateria foi substituída e o vendedor Rúben mudou as baterias dos 2 comandos. Referiu que se voltasse a acontecer só podia ser algo que nós deixamos ligado dentro da viatura, ou má utilização. Na realidade, transmitem sempre uma sensação de desconfiança do cliente.
Neste momento a viatura está impecável mas, não deixa de não ser uma sensação de insegurança, que já tivemos, em ter um TOYOTA.

4 de Fevereiro de 2021
Ana Filipa Pessegueiro
Data de ocorrência: 4 de fevereiro 2021
Ana Filipa
Ana Filipa avaliou a marca
17 de setembro 2021

Continuo muito descontente com a Toyota da Adroana e posso dizer que não ponho lá mais carro nenhum... atendimento ao cliente vergonhoso!!! No entanto recomendo e é lá que vou, apesar de mais longe, a Toyota da Abrunheira! Desde a receção do cliente, ao atendimento e ao aspeto do veículo quando nos é entregue... tudo 5☆!