Automóveis - Marcas
1 Mazda 83.3
2 Volvo 75.2
Toyota24.2
Toyota Caetano Portugal, S.A.

Toyota - Toyota não assume defeito de fabrico - junta da cabeça

Miguel Sousa
Miguel Sousa apresentou a reclamação
28 de abril 2023
Exmos. Srs.

Serve o presente para expor a minha indignação perante o facto de não serem assumidos os custos ou qualquer responsabilidade por parte da Toyota Portugal na reparação a que foi sujeito o meu veículo Toyota Prius Sol 1.8 - 2010.
O veículo apresentou barulhos com estalidos vindos do motor de combustão, aumento no consumo, comportamento anormal com entrada do mci em várias situações em que não era comum. Após análise no concessionário Mcoutinho de Viseu (não tenho nada a apontar ao serviço nem atendimento) concluiu-se que seria necessário proceder à abertura do motor de combustão para substituição da junta da cabeça, a origem do problema.
Ora, a indignação resulta do facto da própia Toyota ter um boletim de serviço em que reconhece existir problemas com esta peça no modelo do meu veículo, e em muitos outros, tendo inclusivamente efetuado a troca da respectiva na produção. (ver a ordem de reparação nos ficheiros anexos)
Seria expectável de uma marca que apragoa fiabilidade como leme e garantias a longo prazo nos veículos, que este tipo de erro de fábrica fosse assumido, mesmo estando já o veículo fora do prazo de garantia. Tendo em conta que sempre levei o veículo à marca, e segui todas as manutenções propostas. Efectuei inclusivamente recentemente troca de bateria híbrida na marca, situação que compreendi e aceitei por ser uma peça com tempo de vida limitado.
Contrariamente a este caso, não aceito o não assumir de responsabilidade por parte da marca nos custos da reparação, uma vez que o problema surge nestes motores devido à(s) falha(s) na mencionada peça.
São inumeros os casos em que ocorre com esta falha. Infelizmente parece que a postura da marca é sacudir a responsabilidade para cima do cliente.
Fica o alerta para potenciais compradores dos modelos afectados (ver anexos) e atuais utilizadores para que reflictam sobre a postura da marca caso este problema aconteça depois da garantia acabar.
Agradeço que que este assunto seja analisado pelos vossos serviços de forma a resolvermos este acontecimento desagradável.
Data de ocorrência: 28 de abril 2023