• Rua Francisco Lyon de Castro, nº12 A
  • direcao@travelwings.pt

Travelwings - Stress e quebra de confiança - pagamento parcial de tour não realizado

Em tratamento
Joao Manuel Balseiro
Joao Balseiro apresentou a reclamação
12 de abril 2024
Contratámos e pagámos uma viagem ao México para 5 pessoas durante 10 dias (de 26-03-2024 a 4-04-2024 no período da Páscoa) com a agência de viagens Travelwing que não cumpriu o estipulado no 4º dia do itinerário. Esse itinerário foi indicado por duas vezes («O itinerário do orçamento enviado 21/02 é o mesmo Maravilhas do México enviado dia 15/02.»)
Depois de termos pago 30% da viagem, a Travelwings foi apresentando sucessivos argumentos que nós íamos rebatendo através de informação disponível na internet para tentar justificar a não realização do tour no 4º dia do itinerário (plano A – visita a Bonampak e Yaxchilan) incluindo a apresentação de um tour alternativo que não aceitámos (plano B Cachoeira Água Azul e Misol-Há).
Transcrevemos a sequência no tempo dos argumentos da Travelwings: «…há algumas semanas não é possível visitar Bonampak ou Yaxchilan devido a bloqueios de estradas.»; «Podemos deduzir o valor desse tour de 35€ por pessoa no total do circuito.»; A Travelwings propôs um plano B: «Cachoeira Água Azul e Misol-Há com um custo de 84€ por pessoa. Podemos reduzir o valor com o tour que não haverá.».
Argumentámos que em todos os sites que consultamos na internet a proporção entre os preços destes dois tours (plano A e plano B) era exatamente oposta aos preços que nos eram apresentados, sendo o tour correspondente ao plano B muito mais barato que o tour do plano A. A Travelwings respondeu: «…vamos confirmar o tour às cachoeiras Água Azul e Misol-Há sem custo extra aos passageiros para o dia 4, ficando a cargo da agência e do operador.»
Argumentámos indicando links de sites que os novos preços propostos continuavam a não ser os preços de mercado. A Travelwings respondeu: «…se desejar, mesmo realizando o tour às cachoeiras, no qual concedemos devido a alterações fora do nosso controle, poderá descontar no pagamento do valor restante a quantia de €175,0.». (Devolução de 175/5pessoas = 35,0€ por pessoa se fizéssemos o plano B em detrimento do plano A o que não aceitamos por verificarmos na internet que era possível fazer o tour do plano A com outros operadores, apesar das condições da Travelwings terem melhorado relativamente às primeira e segunda propostas.)
A Travelwings continuou a apresentar argumentos para não realizar o tour do 4º dia (plano A): «Confirmo que nenhuma empresa legalmente constituída opera a rota. Com isso quero dizer empresas que possuam licenças de viagem e seguros. Estes (nós entre eles) já renunciaram completamente a toda a Semana Santa e ao período da Páscoa pelo menos. Entendemos que podemos encontrar tudo na internet, mas nem sempre é real.».
Perante a nossa insistência em querer manter o tour original para o 4º dia (plano A), dizendo que era da responsabilidade da Travelwings arranjar outro operador que realizasse esse tour, a Travelwings fixou-se no seu argumento final para não realizar esse tour: «…por motivos de segurança é impossível realizar a visita inicial (plano A). Todas as entidades licenciadas para realizar a visita não o estão a fazer por, reforçamos, motivos de segurança dos passageiros.»; «Salientamos também que o que está a ver na internet pode não ser fontes/empresas viáveis ou, neste caso, seguras.»; «Iremos proceder ao valor de compensação de 75,0€ por pessoa, dando um total de 375,0€.»; «Caso decidam no destino avançar com a visita estarão por conta própria, mas é algo que não aconselhamos nem os agentes licenciados. Pedimos desculpa, mas efetivamente a falta de segurança dos passageiros na realização desta visita é a condicionante nesta condição.».
Pareceu-nos que a parte final desta última resposta da Travelwings confirmava a oferta existente na internet de ser possível realizar o tour (plano A) previsto no nosso itinerário e por isso solicitámos que a Travelwings nos entregasse os elementos em falta da nossa viagem, nomeadamente o nome e morada do nosso hotel no 4º dia para contratarmos o mesmo tour com outro operador, o que viemos a fazer com o operador Viator no dia 15-03-2024. Asseguramos algo que era essencial para nós, que já havíamos pago na totalidade à Travelwings e que estava no itinerário inicial que esta nos deu.
Realizamos o tour do 4º dia no México com outro operador turístico (Viator) tendo pago a importância de 428,70€ e verificámos que as estradas não estavam cortadas, que havia pelo menos 5 operadores turísticos credenciados a operar nessa sexta-feira da semana da Páscoa (29-03-2024) em perfeita segurança a fazerem o mesmo tour que a Travelwings não realizou, nem arranjou outro operador substituto que pudesse realizar esse serviço, obrigando-nos a sermos nós a ter que fazer esse trabalho pelo qual pagamos à Travelwings. Havia tanta segurança que na nossa carrinha até uma mãe com uma criança de 3 anos realizou este tour do 4º dia.
Quando chegámos a Portugal enviámos à Travelwings o comprovativo do pagamento do tour realizado no 4º dia no México solicitando o pagamento desse tour (plano A) do itinerário, no valor já referido de 428,70€, mas a Travelwings apenas nos pagou o valor de 375,0€ estando deste modo por pagar a quantia de 53,70€. Acresce que ainda tivemos de pagar mais 1000 pesos mexicanos pelos serviços do guia neste tour do 4º dia (valor em euros superior ao valor em falta de 53,70€) do qual não temos comprovativo e por isso não solicitámos o pagamento à Travelwings. Todas as visitas que fizemos nos restantes dias com a Travelwings tiveram guia pelo que seria de supor que a visita do 4º dia que a Travelwings não realizou também disporia de um guia se a mesma tivesse sido realizada pela Travelwings conforme inicialmente acordamos e sempre foi a nossa vontade. Mesmo que a Travelwings tivesse pago o que pagamos à Viator ainda não pagava o guia que ficou por nossa conta.
O exposto, que recapitulamos, provocou em nós bastante stress e uma quebra de confiança na Travelwings:
- Não cumprimento do itinerário acordado nem contratação de outro operador para realizar esse itinerário.
- Sucessiva mudança de preços apresentada com sobrevalorização inicial do tour alternativo do 4º dia (plano B) e desvalorização inicial do tour contratado do 4º dia (plano A) que acabou por se inverter no final aproximando-se dos preços de mercado.
- Recusa em pagar a totalidade do preço que pagamos para a realização por outro operador do tour acordado para o 4º dia (plano A).
Solicito que a Travelwings pague o valor em falta de 53,70€ para o tour do 4º dia (plano A) constante do itinerário que pagamos e que a Travelwings não realizou, tendo sido realizado pela Viator.

Obrigado
Data de ocorrência: 29 de março 2024
Boa tarde caro Sr. João Balseiro,

Em resposta à reclamação apresentada, pedimos desde já as nossas desculpas pela insatisfação, o nosso objetivo é que os nossos clientes tenham a melhor experiência possível ao usarem os nossos serviços.

Quanto aos pontos apresentados, gostaríamos de informar:

Foi realizada uma reserva para o nosso programa Maravilhas do México, com a duração de 10 dias de viagem, que incluía um circuito e estadia de praia.

Após a confirmação da reserva fomos informados pelo nosso agente local que a visita do 4º dia não podia ser realizada por razões de segurança.

Pela qualidade deste fornecedor e pelos anos de relação com a travelwings não colocamos em causa esta informação e passamos esta informação ao senhor, pois consideramos que acima de tudo esta a segurança.

Foi proposto ao senhor realizar a visita a outro local, que os senhores não aceitaram, insistindo que queriam visitar o local que o nosso agente local não estava mais a realizar, pelas razões informadas, argumentando que na internet conseguia comprar a visita e que queria que fosse a travelwings a reservar a mesma, com um agente, pessoa ou empresa que não conhecemos, que nunca tivemos qualquer tipo de relação ou confiança, podendo o mesmo por em causa a segurança dos nossos clientes.

Não aceitamos esta opção e propusemos que fosse feita a devolução da visita não realizada pelo nosso agente, passando este dia a dia livre, de forma a que o senhor pode-se adquirir a visita com quem entendesse e ao preço que entendesse, sem que a travelwings pudesse vir a ser responsabilizada pela qualidade do serviço.

Foi então oferecida a devolução de 75€ por pessoa, referente ao passeio não realizado, valor este que o senhor não aceita porque ao reservar diretamente pagou 85.74€ por pessoa. Ora sobre este assunto é importante que saiba que os valores que dispomos são na grande maioria mais baixos que os demais, isto porque temos condições comerciais acima de média, pelo volume de vendas e pela relação que temos com os nossos fornecedores.

Quanto à questão do guia estar pago, não é verdade, os guias apenas são contratados para acompanhar as visitas, não estão contratados em exclusivo para toda a duração da viagem, logo como o 4º dia de viagem não teve visitas, o senhor não pagou um serviço não utilizado, pois o valor devolvido da visita (75€ por pessoa), prevê entradas nos locais, transporte e guia (o mesmo que incluiu a visita adquirida diretamente pelo senhor).

Após o exposto, acreditamos que tudo fizemos para a viagem do senhor fosse o mais perfeita possível, aliás no último mail que o senhor nos envia informa que os restantes 9 dias de viagem correram bem, não encontrando razões para devolvermos além dos 375€ já transferidos para a conta do senhor João Manuel Balseiro.

Com os Melhores Cumprimentos,
Travelwings.pt

Demonstramos na exposição anterior que:
- Tínhamos um itinerário acordado que a Travelwings não cumpriu no tour do 4º dia, ficando assim em falta para connosco.
- Que no dia em que realizamos esse tour com outro operador havia mais operadores a realizar esse tour (pelo menos 5 operadores credenciados) todos a realizar esse tour com a maior segurança.
- Que era possível realizar esse tour em segurança nesse dia, e por isso era obrigação da Travelwings ter realizado o tour acordado.
- Que pagámos por esse tour do 4º dia a importância de 428,70€ e a Travelwings só nos pagou 375,0€ estando em falta 53,70€.
A Travelwings não contestou esta informação na sua resposta.

O que eu afirmei no meu útimo email à Travelwings resume esta situação: «A viagem correu bem porque nós fizemos por isso com os nossos constantes esforços para que isso pudesse acontecer e não devido a muitas das atitudes da Travelwings como mais esta última atitude de apenas nos devolver 375.0€ pelo tour que não realizou e que estava no programa que nos forneceu, sabendo que nós pagámos 428,70€ por esse mesmo tour sem contar com o pagamentos dos guias.».

Pelo exposto continuamos a aguardar a devolução da importância de 53,70€.

Mais:

Para além da Travelwings dever pagar um tour que demonstramos ser possível de ser feito em segurança, que estava incluído no itinerário acordado e que contratamos com outro operador ao «menor preço garantido», temos ainda:

A Travelwings propôs-nos realizar o tour alternativo (plano B) por 84,0€ por pessoa e propôs-nos também devolver 35,0€ por pessoa se realizássemos esse tour em vez do tour acordado para o 4º dia (plano A).
Este tour (plano B) ficaria assim em 84,0 + 35,0 = 119,0€ por pessoa.

Como pode a Travelwings ter oferecido um tour(plano B) no valor de 119,0€ por pessoa em substituição do tour inicial (plano A) e depois vir atribuir o valor de 75,0€ por pessoa ao tour contratado (plano A) depois de já ter atribuído outro valor anteriormente a esse tour inicial (plano A)?

Qual a credibilidade e confiança que podemos ter nos valores apresentados pela Travelwings para os seus tours?

Porque a Travelwings ofereceu um tour alternativo (plano B) no valor de 119,0€ por pessoa e agora só quer pagar 75,0€ por pessoa pelo tour inicial (plano A) em vez daquilo que pagámos por esse mesmo tour a outro operador no valor de 85,74€ por pessoa (valor bastante inferior à valorização do tour (plano B)?

Porque a Travelwings insiste em não querer pagar a diferença que falta pagar no valor de 53,70€ se até ficou beneficiada em termos de preço, por termos feito o tour inicial (plano A) em vez do tour alternativo (plano B)?

Agradeço resposta a todas estas questões.

17 de abril 2024
Boa tarde Sr. João Balseiro,
A Travelwings tentou responder sempre a todas as questões colocadas pelo senhor nos diversos telefonemas, mensagens e e-mails trocados.
Visto que não existe entendimento sugerimos que o senhor apresente reclamação junto do provedor do cliente da APAVT, pois como somos aderentes estamos obrigados a aceitar as decisões do mesmo, decisões estas que se baseiam na lei.

Melhores Cumprimentos,
Travelwings.pt
17 de abril 2024

Ficou evidente que a Travelwings optou por não responder às minhas 4 perguntas por falta de argumentos, o que não é de admirar antes pelo contrário já era de esperar.

Esta atitude leva a que não haja entendimento e não se resolva através deste Portal mais uma questão entre a Travelwings e os seus clientes.

Esta questão irá ser resolvida no Turismo de Portugal que tem mecanismos para isso ao abrigo da lei.

Joao Manuel Balseiro
Joao Balseiro está a aguardar resolução da marca

Demonstramos na exposição anterior que:
A Travelwings não contestou esta informação na sua resposta.

Pelo exposto continuamos a aguardar a devolução da importância de 53,70€.