Trofa Saúde Hospital

Trofa Saúde - Medicação sem aviso prévio do valor

Joana Gonçalves
Joana Gonçalves apresentou a reclamação
27 de junho 2022
Venho por este mostrar a minha indignação. Hoje, dia 27.06 fui com a minha filha de 6anos ao Hospital da Trofa Saude de Gaia porque ela tinha vomitado 3 vezes na escola e queixava-se de dores de barriga, não tinha mais nenhum sintoma. Fomos atendidas na triagem onde viram que ela não tinha febre e mandaram-nos aguardar pela médica de serviço.
Assim que fomos chamadas, a Dra examinou a minha filha e disse que ela não tinha qualquer problema que fosse susceptível de preocupação, uma vez que era só ter vomitado e não tinha sequer diarreira, que a apalpação na zona abdominal estava bem, que poderia ser um quadro de gastroenterite e era melhor fazer uma medicação para não voltar a vomitar. Até aí tudo bem, fomos para outra sala onde lhe deram uma seringa com uma medicação e passado 30min um copo com uma solução aquosa que teria de tomar numa seringa de 5 em 5 min. Após 1hora foi novamente vista pela médica e a mesma receitou o que ela tinha acabado de tomar no Hospital para tomar em casa também.
Hora do pagamento e qual não é o meu espanto que me apresentam uma conta de 196,49€ para pagar, onde 114,90€ é da medicação para os vómitos! Questionei de imediato se era normal uma medicação custar um valor tão alto e nós não sermos sequer avisados do valor antes de tomar a medicação, uma vez que não estamos a falar de 10/20€, a funcionária não me soube explicar e disse que efetivamente aquela medicação era cara.
Paguei e disse que iria expor a situação. Quando cheguei a casa liguei para o Apoio Cliente onde sem ter dito o meu nome, mal falei do valor, souberam logo quem estava a falar expus o que se tinha passado anteriormente e questionei onde poderia consultar a tabela com os valores que cobram aos clientes pela medicação ao qual me respondeu que o cliente não tem acesso pois é um documento confidencial (???), quando lhe disse que já tinha ido várias vezes aquele hospital até por razões mais preocupantes nunca me foi pedido um valor tão exorbitante ao que me disse que efetivamente aquela medicação era para casos mais extremos e por isso mais cara. Qual não é o meu espanto, que casos mais extremos?? A minha filha apenas tinha vomitado da parte da manhã, não estava num quadro clínico de desidratação, nem diarreira e mesmo a médica disse que ela estava muito bem disposta, e agora pergunto, para que é que foi aquela medicação tão específica, quando a minha filha poderia ter tomado outra, uma vez que o quadro clínico dela não era tão grave assim?
É óbvio que o valor que paguei não me vão devolver, mas foi a última vez que fui ao vosso Hospital e assim como apresentei uma queixa aqui, irei fazer uma no livro de reclamações pois vocês são obrigados a ter uma tabela de preços disponível para os clientes poderem consultar!
Data de ocorrência: 27 de junho 2022
Trofa Saúde
27 de junho 2022
Exma. Sra. Joana Gonçalves,

Agradecemos desde já o facto de ter registado esta ocorrência, que mereceu a nossa melhor atenção e que é também útil para monitorizar a qualidade dos nossos serviços.

Tendo em conta que o Portal da Queixa não é um canal oficial para apresentação de reclamações, e para salvaguarda da privacidade da informação prestada, consideramos mais conveniente dar tratamento à mesma através do contacto direto entre a Unidade Hospitalar e o cliente. Informamos assim que a situação que nos reporta foi reencaminhada para a unidade Hospitalar do Grupo Trofa Saúde responsável pela prestação dos serviços médicos.

Solicitamos, por isso, que aguarde um contacto da nossa parte, o qual será enviado para o endereço de email que nos indicou.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Grupo Trofa Saúde
Joana Gonçalves
Joana Gonçalves avaliou a marca
29 de agosto 2022

A reclamação ainda não se encontra resolvida. Até ao momento não fui contactada pelo hospital.