Trofa Saúde Hospital
  • Rua Fernão de Magalhães, nº 2, Fração E
    4400-629 Vila Nova de Gaia
  • geral@trofasaude.com

Trofa Saúde - Onde está o meu exame?

Ccsf
Ccsf apresentou a reclamação
3 de dezembro 2019
No passado dia 09/09/2019 realizei uma ressonância magnética ao joelho na unidade de Alfena do grupo Trofa saúde.
Passados uns dias ficou disponível, no portal, o relatório do resultado, no entanto as imagens nunca ficaram disponíveis. Assim sendo, dirigi-me às intalações do Trofa Saúde em Alfena e expus a questão a uma das meninas da receção que me atendeu. Foi-me dito pela mesma que não poderiam imprimir as imagens (agora pago um exame e sou obrigada a imprimir os resultados em casa?). A senhora que me atendeu entretanto chamou outra colega que me disse o mesmo, tendo dito que eu deveria estar equivocada e que, certamente, as imagens estariam no portal do cliente. Esperei mais alguns dias e nada. Estamos no dia 03/12, portanto já lá vão quase 3 meses à espera do resultado de um exame! Entretanto, já adiei a minha consulta 2 vezes, pois não vou ao médico sem ter imagens para lhe mostrar e o médico que se trata quer ver as imagens do joelho. Ora, se fosse eu também quereria ver! O relatório é um parecer de um médico e não invalida a consulta das imagens do exame, neste caso.
Já liguei para a Trofa Saúde em Alfena 3 vezes e das 3 vezes que me foi dito para esperar. o que é certo é que já espero à quase 3 meses e as imagens aparecem? Claro que não.
Queria ressalvar que, para quem não sabe uma ressonância magnética é um exame caro e portanto é muito chato ter de estar a repetir novamente só porque a Trofa Saúde Alfena perdeu as imagens! Porque eu não encontro outra explicação para tal!
Inclusivé, acho que o Grupo Trofa deveria rever a carta de direitos e deveres do doente, pois acabam por obrigar o utente a realizar tudo dentro do hospital. Como já me disseram pessoalmente "não se preocupe, vai ao médico e ele tem acesso às imagens" Pois, só que o grande problema é que o meu médico não trabalha no grupo e eu estou no meu direito em querer simplesmente realizar um exame no grupo Trofa e ir a um médico de fora!
Tentaram impingir-me, mais do que uma vez, a levar única e exclusivamente o relatório ao médico. Não levo só o relatório ao médico, por dois motivos: Primeiro: eu paguei uma ressonância magnética e, portanto, tenho o direito a ter acesso às imagens e, claramente ao relatório. E segundo: Porque já nada me garante que a ressonância magnética foi efectivamente realizada! Porque escrever um relatório qualquer um escreve e basicamente, como utente, a única salvaguarda que eu tenho em como me fizeram o exame é tendo o acesso ás imagens do mesmo.
É uma pena. Pois não adianta falar com ninguém ignoram tudo e fazem as pessoas passarem-se por pouco inteligentes. E agora, continuo à espera de um exame... que a meu ver, nunca virá pois ninguém, até hoje, tomou responsabilidades. Nem sei o que fariam se o exame fosse urgente!
Acho que nós, como utentes temos o direito às imagens e aos relatórios IMPRESSOS! Eu já pedi mais do que duas vezes para me imprimirem e o que me respondem é que desde Abril/19 que não estão autorizados a imprimir exames. Não sabia que agora, o utente tem a responsabilidade de imprimir os próprios exames. Onde já se viu? Mais... e se o utente em questão não tiver acesso à Internet? Ou até se não tiver impressora?
Data de ocorrência: 3 de dezembro 2019
Ccsf
Ccsf avaliou a marca
26 de dezembro 2019

Depois da revlamação aqui exposto liguei com eles, sem exagero, mais 7 vezes. Das 7 me prometiam sempre datas nas quais o exame estaria disponível. Na 8a vez prometeram e la ficou disponivel para consulta. Pedi 3 vezes para falar com um responsavel, que nunca pôde falar. Enfim! Nao se resolveu nada, muito menis a queixa resolveu pois apresentar a queixa ou nao foi igual para a instituição eu é que tive de andar a insistir todos os dias com eles. Muito chato! Imagiologia no trofasaude? Nunca mais!