Trofa Saúde Hospital

Trofa Saúde - Reclamação cobrança taxa proteção covid19

Sergio Gomes
Sergio Gomes apresentou a reclamação
23 de maio 2020
No dia 19 maio fui a uma consulta no Hospital Privado de Gaia e fui surpreendido com o pedido de pagamento de uma taxa de proteção de COVID19 no valor de 5€! Pela explicação que recebi, quando questionei o objetivo da referida taxa, seria para ajudar a custear as despesas com a proteção do utente, dos funcionários e desinfeção dos espaços.

Tendo em conta que levava máscara e álcool gel, a única coisa que fizeram foi medir a temperatura. Quanto à proteção dos funcionários, deve ser o próprio hospital a suportar esses custos, tal como o estão a fazer muitas empresas com bem menos recursos. Durante o período de espera das consultas, reparei que nenhum médico usava bata especial mas sim as tradicionais de pano. A máscara serve para várias horas de utilização e apenas desinfetavam as mãos entre as consultas, o que já é um procedimento normal
Tendo em conta que estamos a falar de um meio hospitalar, a desinfeção correta dos espaços já devia ser feita sempre, compreendo que possam ter novas regras de higienização ainda mais rigorosas, mas novamente não deve ser o utente a ter que suportar ainda mais esse custo.
Mesmo que pudesse aceitar um acréscimo de custo, o valor de 5€ é claramente um excesso e abuso. A ideia que transparece é de desonestidade, falta de ética e aproveitamento de uma situação para tentarem reverter as perdas pelo fecho temporário das instalações e serviços.
Tendo já vários exames, consultas e fisioterapia agendadas para mim e para agregado familiar, iria pagar mais de 100 euros apenas em taxas de proteção covid 19.
Como sabem que o SNS está completamente saturado e os utentes acabam por ter mesmo que recorrer aos privados para conseguirem ter consultas/exames em tempo útil, é falacioso o argumento que só vai quem quer, como ouvi um funcionário responder a outro utente que questionava o mesmo que eu.
Data de ocorrência: 23 de maio 2020
Trofa Saúde
24 de novembro 2020
Exmo.(a) Sr.(a),

Apresentamos as nossas desculpas pelo facto de não termos dado o devido seguimento à reclamação que nos apresentou via Portal da Queixa.

Lamentamos que a qualidade dos serviços prestados não tenha correspondido às legítimas expectativas de V. Exª.

Tendo em conta que o Grupo Trofa só recentemente começou a fazer o tratamento das reclamações apresentadas no Portal da Queixa e uma vez que já passou bastante tempo sobre a data da apresentação desta reclamação, não nos parece agora oportuno apresentar a necessária averiguação e consequente resposta.

Apelamos por isso à compreensão de V. Exª, tendo em conta a explicação acima apresentada, e reiteramos uma vez mais o nosso pedido de desculpas.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Grupo Trofa Saúde

Roubalheira

Ainda hoje apresentei aqui a mesma reclamação, se tiver curiosidade em ler. Alguns médicos estão a usar máscaras personalizadas, de marcas até. Por isso levam-nas de casa. Em cada consulta são + 5 euros. Ao fim do dia atendendo 100 pacientes (que serão certamente mais) fazem 500 euros!
Restaurantes e cabeleireiros estão a assumir esses custos. Um hospital privado não o faz????