42.9
  • Avenida António Augusto de Aguiar, 17, 5. Dto

UBER - Multiplicador uber uma falácia

João Bacatelo Guerra
João Guerra apresentou a reclamação
26 de novembro 2020 (editada a 27 de novembro 2020)
Numa quinta feira do mês de outubro a Uber, resolveu enviar aos seus parceiros / motoristas uma informação, dizendo basicamente o seguinte: A partir de hoje os motoristas tem a possibilidade de escolher o seu tarifário que pode ir até 2.0 do valor atualmente praticado pela Uber.
Quando a esmola é grande o pobre desconfia, mas…
soubemos ainda que nessa mesma altura a Uber enviara para os clientes uma outra informação que dizia basicamente o seguinte: A partir de hoje as suas viagens vão ter um desconto de até - 40%.
Os motoristas quiseram experimentar este multiplicador, mas rapidamente perceberam que não valeria a pena passá-lo para valores acima do normal (1.0), pois as viagens nunca chegariam.
Depois da tentativa fracassada por parte dos motoristas em subir o valor da tarifa acima de 1.0, e não tendo obtido qualquer viagem com isso, voltaram a colocar e a manter o multiplicador em 1.0 (o preço praticado pela Uber até aí) mas cedo se aperceberam que também dessa forma não iriam haver viagens.
Descobrimos então que o multiplicador permitia também baixar o preço da viagem para 0.9, 0,8, e 0,7 e que apenas baixando o preço das viagens o algoritmo Uber concedia viagens aos seus motoristas.
De tal forma que estando o motorista com a tarifa em 1.0 por exemplo, passou a ser normal a Uber enviar constantemente mensagens a informar o motorista que estava a perder viagens a 0,8 ou a 0,7
Resumindo, para não perder viagens os motoristas tinham de passar a aceitar a partir desse dia, baixar os seus tarifários em 30% caso contrário o algoritmo que até aqui considerava sempre o veiculo mais perto do cliente passava a ignora-lo.
O algoritmo considerava agora o veículo com a tarifa mais baixa, mesmo que esse motorista estivesse bem mais longe do passageiro.
Depois da comunicação que a Uber havia feito nessa altura aos clientes, indicando que as suas viagens baixariam até -40%, e tendo os motoristas a possibilidade teórica de mudar a tarifa até 2.0, era natural que a Uber tivesse em mente alterar todo o programa.
Então criou uma farsa, a de dizer que quando o motorista sobe o valor da tarifa o passageiro pode não aceitar. Ora o passageiro apenas recebe a indicação do preço da sua viagem como sempre recebeu até aqui, a diferença é que os motoristas que se mantem com o multiplicador no valor normal 1.0 estão parados porque o algoritmo passou a dar prioridade a quem está a 0,7.
Vários motoristas já fizeram a experiência estando numa determinada zona com o aplicativo ao preço normal de 1.0 (e reparem que já nem vou para valores acima) e usarem outra aplicação de cliente para chamar um veículo nesse local, o veículo a 1.0 nunca é chamado mesmo sendo o que está mais perto.
O que a Uber fez nessa quinta feira negra, foi iludir a imprensa, os motoristas e os parceiros, dizendo que estava a abrir a possibilidade para motoristas trabalharem com valores mais justos e criar um novo algoritmo que na realidade apenas atribui viagens a quem está abaixo do preço normal.
A Uber age de forma premeditada, sabendo de antemão que a possibilidade da alteração de tarifa por parte dos motoristas nunca iria permitir um aumento nas tarifas reais, de outro modo nunca iria enviar nessa mesma data aos clientes uma notícia, informando que todas as viagens tinham um desconto de até - 40%.
A Uber conseguia desta forma ganhar mercado às suas duas concorrentes, Bolt e Free Now, que baixaram significativamente o número de viagens.
Esta matéria tem de ser revista com URGENCIA, porque amanhã podemos ter uma operadora que baixe o multiplicador para 0,5 ou mesmo 0,1, tudo é possível na guerra da concorrência e quando o custo de cada viagem é ZERO para qualquer operadora de TVDE.
Renting ou leasing dos veículos, gasóleo, ou energia elétrica, manutenção dos veículos, lavagens, registo criminal exigido de 3 em 3 meses, comunicações, seguros, contabilidade organizada e tantas outras despesas, não fazem parte do rol das operadoras TVDE, que não tem qualquer custo com a atividade de transportes.
Por esse motivo e pela ganância de ganhar cota de mercado qualquer operador TVDE pode baixar as tarifas para o valor que quiser.
Amanhã podemos ter aqui a Uber a dizer que permite ao motorista usar o multiplicador para colocar as suas viagens entre 0,1 e 3,0.
Nesse dia quem não descer até 0,1 vai passar o seu tempo a perder viagens, a Uber vai puder dizer á imprensa e ao motorista que este é livre de escolher a sua tarifa, mas nós que estamos na estrada sabemos que até podemos passar a dormir com o multiplicador acima de 1.0 que nunca haverá uma viagem (eu já dormi algumas vezes e sei que é assim).
Isto é Fraude, é ma fé, é publicidade enganosa, é dumping e é alterar as regras do sistema do algoritmo, assim numa quinta feira negra.
IMT, ACT e o GOVERNO tem de rever esta lei é URGENTE isto não vai parar
Data de ocorrência: 26 de novembro 2020
UBER
27 de novembro 2020
Olá, João.

Pedimos que nos contacte através deste link * PROIBIDO *://t.uber.com/contactenos para que a nossa equipa possa dar uma assistência personalizada.

Obrigado pela sua mensagem.
27 de novembro 2020
Foi reencaminhado para a Uber através do link indicado, o assunto relativo a esta denuncia / reclamação.
NADA ESTÀ RESOLVIDO, estou a aguardar
29 de novembro 2020
Depois de enviar esta reclamação ou denúncia como lhe queiramos chamar, através do link Uber, recebi uma resposta daquelas semi automáticas dizendo que provavelmente estaria a enviar uma reclamação de passageiro, no portal de passageiro, o que só pode ser dito por quem nem sequer leu a minha reclamação.
Respondi a esse mail tentando explicar que se tratava mesmo de uma reclamação de parceiro / motorista e não aconteceu mais nada.
30 de novembro 2020
A única coisa que a Marca faz é enviar respostas automáticas que não respondem, veja-se esta:

"Obrigado por entrar em contacto.
Estamos a lançar uma nova opção na aplicação de Motorista que permitirá aos mesmos definir a sua própria tarifa, com base nos preços da cidade. Esta opção está disponível para viagens UberX, UberXL, UberStar, Comfort e Green na Área Metropolitana de Lisboa.
Na secção "Preferências de Condução" da aplicação de Motorista, terá a opção de definir o seu multiplicador de tarifa para os tipos de viagem elegíveis. Poderá então escolher um multiplicador entre 0.7x e 2.0x, em intervalos de 0.1x.
Pode actualizar o seu multiplicador de tarifas em qualquer altura, e este será aplicado à sua próxima viagem.

Note que sempre que se desligar da aplicação, a tarifa será reajustada para a tarifa predefinida (1.0x).

Visite a nossa página para mais informações.

Informe-nos se tiver alguma dúvida.
Enviado por Fábio a segunda-feira, 30 de novembro de 2020 08:42:14"

O Fábio nem leu o que enviei, isto é a falácia e a incompetência, levadas ao extremo
1 de dezembro 2020
Entretanto suspenderam a minha conta de motorista e parceiro, sem qualquer informação, motivo ou justificação.

É assim que a Uber resolve ( ????)
19 de dezembro 2020
A conta entretanto foi aberta, mas a UBER não dá qualquer resposta a esta reclamação
2 de dezembro 2020

Que vergonha Uber ! Vocês tem de ser processados