Cinema International Corporation, Lda

UCI Cinemas - Máquinas automáticas não dão fatura com nif e atendimento

Dora Mendonça
Dora Mendonça apresentou a reclamação
19 de fevereiro 2024
No dia 17/02/2024, pelas 18h00, dirigi-me ao UCI no UBBO, para aquisição de 4 bilhetes de cinema, numa das máquinas automáticas que o estabelecimento dispõe. No processamento de pagamento verifiquei que a máquina não dispunha de possibilidade de inserção de NIF, pelo que abordei uma colaboradora que me informou que as máquinas não passavam faturas com NIF. E, se pretendesse adquirir os bilhetes com fatura com NIF, teria de me deslocar a uma caixa especifica operada por um colaborador na zona das bebidas e pipocas. Alerto que essa informação não se encontra disponível em lugar visível ou afixado. Nessa continuidade, desloquei-me à casa indicada e um colaborador chamado R....., atendeu-me. Informei que queria 4 bilhetes, sendo 2 de estudantes. O colaborador pediu-me que comprovasse a figura de estudante com o cartão físico da escola, ao qual informei que tinha apenas ali o cartão de cidadão que indicava que a criança tinha 15 anos, e que dispunha da cartão no telemóvel. Ao que me foi indicado que não podia aceitar. Ainda lhe transmiti que face à legislação portuguesa, uma criança com 15 anos tem de estar a estudar e que lhe apresentava os documentos. Recusou vivamente. Assim, pedi que chamasse o gerente de loja. Anui-o ao meu pedido e chegou a gerente chamada E..... A colaboradora não consentiu a apresentação do CC nem da informação da escola no telemóvel, como ainda me indicou, sem qualquer fundamento, que nada na lei obriga a que uma criança de 15 anos esteja na escola, e ainda me forneceu o exemplo pessoal dela. Além disso, informou que para aquisição da promoção tinha de apresentar fisicamente o cartão escolar. Ora, nas instalações não existe nenhuma informação à data dos factos, que corrobore essa informação a qual foi confirmada nos placares designados para o efeito. Além disso numa caixa ao lado, outro colaborador consentiu que dois rapazes apresentassem o documento escolar de forma digital. Mas a nós , nem o colaborador R. nem a gerente E., aceitaram. Como ainda, a gerente informou que as máquinas automáticas não são obrigadas por lei a dispenderem fatura com NIF e que essa informação lhe tinha sido transmitida pelos superiores, em outras queixas anteriormente havidas.
Data de ocorrência: 17 de fevereiro 2024
UCI Cinemas
19 de fevereiro 2024
Exma Senhora,

Efetivamente as máquinas de venda automática de bilhetes, não são por lei, obrigadas a disponibilizar a possibilidade de colocar nif, contudo existe no cinema a possibilidade da mesma lhe ser emitida no próprio local, tal como foi informada pela colaboradora que se encontrava junto das mesmas e antes de comprar os seus bilhetes.

O desconto que a UCI disponibiliza para maiores de 13 anos é com a apresentação do cartão jovem ou estudante, aceitamos qualquer comprovativo de estudante, que não foi disponibilizado.

Lamentamos que não tenha disfrutado das nossas salas, uma vez que não comprou bilhetes.

Aguardamos a sua próxima visita.

Cumprimentos
Sandra Cipriano