49.3
  • customercare@uniplaces.com

Uniplaces - Cobrança de taxa

Claudecir de Oliveira
Claudecir Oliveira apresentou a reclamação
5 de dezembro 2019 (editada a 10 de dezembro 2019)
Fiz a reserva de um apartamento através da plataforma Uniplaces para as datas de 01/12 a 19/01/2020.
Por falta de fundos no meu cartão de crédito, apenas recebi a confirmação da reserva no dia 02/12/2019 e conforme indicado pela Uniplaces, que transcrevo abaixo:

Quando o teu pedido de reserva for aceite, receberás o contacto do senhorio. A partir deste momento, aconselhamos-te a contactá-lo para organizares o teu check-in e para combinares o método de pagamento que utilizarás para pagar a renda mensal durante a tua estadia.

Tal como indicado acima, e pela Uniplaces, assim que tive a confirmação da reserva, entrei em contacto com o senhorio a pedir para fazer o checkin no dia seguinte, dia 03/12/2019.

Fiz o checkin ao meio dia (12h00) do dia 03/12/2019 e de acordo com o senhorio. Ao fim do dia, ao regressar ao apartamento que tinha arrendado, encontrei diversos problemas. Dentre eles 3 que considerava grave e que não seriam confortaveis para uma estadia superior a 30 dias: Problemas de infiltração no teto do apartamento, cama desconfortável e ar condicionado decificiente. Desses problemas, apenas seria possivel de atenuar, ou melhorar, o problema do AR Condicionado e foi decidido com o senhorio, por mútuo acordo, que a reserva seria cancelada.

A uniplaces indica:

No caso improvável da casa reservada não corresponder às informações do anúncio, basta reportar um problema durante as 24 horas da data de entrada. Congelamos temporariamente o primeiro pagamento enquanto procuramos a melhor solução.

A minha data de entrada foi no dia 03/12/2019 e todas as questões que coloquei ao senhorio, bem como a uniplace, foram reportadas no mesmo dia em que dei entrada no apartamento.

A uniplaces cobrou-me a taxa na totalidade sem direito a reembolso porque foi cancelada após 24 horas apos a minha data de entrada (01/12) o que não corresponde a verdade pois a mesma so foi confirmada no dia seguinte (02/12) e conforme as instruções da Uniplaces deveria contactar o senhorio para combinar a entrada no apartamento arrendado, que foi no dia seguinte, dia 03/12.
A Uniplaces defende, e insiste, que a data de entrada é efectivamente o dia 01/12 e que deveria ter reclamado no dia 02/12. 24 horas apos a data de inicio da reserva, o que contradiz as próprias instruções da Uniplaces.

A uniplaces também informa que eu deveria ter entrado em contacto com a Uniplaces para indicar a data de entrada, quando os procedimentos no Portal, da própria plataforma, diz apenas para contactar o Senhorio, e não a Uniplaces e alega que esta previsto nas "Condições para Cancelamento e Reembolso" que a data de entrada deve ser comunicada a Uniplaces. O que não faz sentido.

Agradeço portanto que revejam os procedimentos e cobrem apenas o que é de direito cobrar. Não quero reembolso de 100% mas sim pagar apenas o valor que será justo e devido no meu caso.

A uniplaces ou universityplaces não consta no livro de reclamações electrónico bem como não me informam o que posso fazer para apresentar a minha reclamação no livro de reclamações. Também estou a espera a fatura, que até o momento, não foi emitida.
Data de ocorrência: 5 de dezembro 2019
Uniplaces
9 de dezembro 2019
Estimado Claudecir,

Lamentamos saber que a sua experiência com a Uniplaces não correspondeu às suas expectativas.

Identificámos o seu caso e pudemos verificar que o mesmo foi mediado de acordo com os nossos procedimentos e sempre com o intuito de ajudá-lo da melhor forma.

De acordo com a informação que o brindamos desde o primeiro contacto, a sua reclamação deu entrada nos nossos serviços após as 72h horas iniciais da sua reserva. Considere que a data de entrada tida em conta neste procedimento, é a que é por si escolhida no momento do pedido de reserva. Sem termos sido por si notificados acerca de uma entrada mais tardia, a Uniplaces não teve como assegurar as 24h de período de segurança.

Neste caso, os nossos serviços, ainda que com possibilidade de ação limitada, prontificaram-se a mediar a situação e ofereceram todas as respostas de acordo com a situação.

Relembramos que de acordo com o Regime de Devoluções, ponto 1.2 - alínea (v), presente nos nossos Termos & Condições, para beneficiar de um reembolso ou compensação, um dos passos fundamentais é que o utilizador notifique a Uniplaces no prazo de 24 horas após a data de entrada da reserva e coopere totalmente com a Uniplaces.

Por favor, note que a Uniplaces se esforça para garantir que todas as informações publicadas no site sejam claras, precisas e completas. No entanto, como não somos os proprietários do alojamento, nem sempre podemos garantir isso.

Sublinhamos o nosso esforço para satisfazer todas as necessidades ao nosso alcance, mas é naturalmente necessário que todas as informações expostas na nossa plataforma sejam consultadas pelos nossos inquilinos antes de concluir um pedido de reserva, de forma a garantir que todo o processo seja claro para as partes envolvidas.

Permanecemos à sua disposição para qualquer outro assunto.

A Sua Equipa Uniplaces
Claudecir Oliveira
10 de dezembro 2019
Infelizmente, a vossa inflexibilidade de perceber a ordem dos eventos diz muito sobre as vossas políticas.

Como eu poderia reclamar em 24 horas após a data de entrada sendo que:

1. A reserva somente foi confirmada practicamente 24 horas mais tarde (02/12/2019) a data inicial (01/12/2019)?
2. Como eu poderia reportar todos os problemas que encontrei no apartamento sendo que o senhorio só pode fazer o check in no dia 03/12/2019 porque trabalham apenas até as 18h00?
3. Como eu poderia advinhar que, no meu caso específico, deveria ter entrado em contacto com a Uniplaces sendo que os vossos procedimentos, que passo a descrever, diz o seguinte (copiado do vosso site):
Como funciona:

Encontrar

Adiciona filtros para encontrares uma casa mais depressa

Os nossos filtros ajudam-te a encontrar o quarto ideal para ti. Podes escolher em que zona preferes viver e até pesquisar por um sítio perto da tua universidade. Assegura-te de que selecionas a tua data de entrada e saída para confirmares que a tua casa preferida está disponível. Há muitos outros filtros por onde escolher, desde o preço da renda até ao número de quartos.

Opta por casas Visitadas ou Exclusivas

Reservar

Partilha um pouco sobre ti e o que te traz à tua nova cidade; adiciona os teus dados bancários e envia o teu pedido de reserva. O senhorio tem 48 horas para te dar uma resposta. Assim que a tua reserva for aceite, cobramos-te automaticamente o primeiro mês de renda e a nossa taxa de serviço.

Preenche o formulário de pedido de reserva

Porquê pagar uma taxa de serviço?

Contacta o senhorio

Lembra-te de pagares o depósito de segurança

Viver!

As casas marcadas como Visitadas foram pessoalmente visitadas pelos nossos Place Checkers e a sua localização e autenticidade foram confirmadas. As casas exclusivas só estão disponíveis na Uniplaces e oferecem uma resposta mais rápida.

Assim que chegares, certifica-te de que a tua nova casa e quarto correspondem ao que estava descrito no anúncio. Caso esteja tudo bem, lembra-te de pagares o depósito de segurança diretamente ao teu senhorio, assim como quaisquer outros pagamentos especificados no anúncio.

A taxa de serviço da Uniplaces só se paga uma vez e permite-nos oferecer-te uma maior proteção e apoio:

------------------------------------------------------------------------------

Em lado nenhum no vosso site onde explica "Como funciona", não faz qualquer referência para contactar a Uniplaces, muito menos convida a ler as vossas letras pequeninas, mas sim, indica para contactar o senhorio, que tem 48 horas para aceitar a reserva, para combinar a data de entrada (check in).

Como referi, por diversas vezes, não estou a pedir reembolso a 100%. Estou a pedir que seja cobrado apenas os dias em que utilizei o apartamento que arrendei, que devido aos problemas que reportei, me vi obrigado a sair do mesmo.
A uniplaces nada fez para arranjar uma solução, mas tratou de tudo com o senhorio, e apenas com ele, toda esta situação.

Volto a referir que o senhorio esta a cobrar a mim a taxa, ou parte dela, que a Uniplaces cobrou a ele. Por isso, estou a pagar 2 vezes por um serviço/producto que não usufrui.

Aproveito para os convidar a reverem o CIVA no que diz respeito a emissão da factura, que ainda não foi emitida, bem como os direitos do consumidor.
E agradeço que me facultem, já é a terceira que peço, os vossos dados para formalizar esta reclamação no vosso de livro de reclamações.

Muito obrigado.
Uniplaces
Estimado Claudecir,

Entendemos a sua frustração nesta situação particular, contudo recordamos que a confirmação tardia da reserva se deveu a um problema com o seu método de pagamento, sobre o qual também não se comunicou com os nossos serviços para obter ajuda. Relembramos que a data de entrada na propriedade foi selecionada por si, pelo qual também não teríamos como saber da entrada tardia.

Uma vez comprovada a indisponibilidade para entrada imediata na propriedade reservada, poderia ter contactado também a Uniplaces, e também poderia ter obtido a nossa ajuda nesta questão, podendo até chegar a um acordo de entrada tardia, mas mantendo o período de segurança da sua reserva.

A Uniplaces mediou este caso, e relembramos que apesar das limitações, consideramos que a nossa mediação se encontrava a ser realizada correctamente, até ao momento em que ambas partes decidiram efectuar um acordo externo, sobre o qual a Uniplaces não pode nem deve pronunciar-se. Procedemos a aconselhar que fosse mantida a comunicação para entendimento, mas não poderíamos envolver-nos para além disso.

De acordo com a informação que o brindamos desde o primeiro contacto, a sua reclamação deu entrada nos nossos serviços após as 72h horas iniciais da sua reserva, motivo pelo qual também foi informado de que não poderíamos proceder com qualquer reembolso, informação que aceitou, solicitando a nossa mediação para resolução do reporte realizado. Consideramos que os nossos esforços neste sentido foram realizados, até ao momento em que ambas partes celebraram acordo externo aos nossos serviços.

Sublinhamos uma vez mais o nosso esforço para satisfazer todas as necessidades ao nosso alcance, mas é naturalmente necessário que todas as informações expostas na nossa plataforma sejam consultadas devidamente pelos nossos inquilinos antes de concluir um pedido de reserva, de forma a garantir que todo o processo seja claro para as partes envolvidas.

Permanecemos à sua disposição para qualquer outro assunto.

A Sua Equipa Uniplaces
Claudecir Oliveira
10 de dezembro 2019
Ainda não explicaram onde, como o vosso está explicado no vosso site como o serviço funciona, onde está a informação para contactar na Uniplaces e não o senhorio.

De qualquer, já não vale a pena dado que já deu para perceber que a vossa política é apenas ganha-ganha e nunca é possível perder. Preferem antes perder um cliente do que serem justos e facturarem por apenas aquilo que, efectivamente, venderam.

Agradeço emissão da factura e dos vossos dados para proceder com uma reclamação as entidades competentes. Por aqui, e convosco, já percebi que não vamos a lado nenhum.

O livro de reclamações é obrigatório seja no formato electrónico ou físico e a factura deveria ter sido emitida em 5 dias úteis o que não aconteceu, e, pelos vistos, vocês não estão muito inclinados em resolverem, também essa parte. Se calhar devem ter mais algumas letras pequeninas algures a dizer que eu deveria ter pedido o livro de reclamações, e factura, 24 horas apos a data de entrada.

Pela última vez, favor informar morada, o vosso NIF e bem como agredeço a emissão da vossa factura a cobrar pelos serviços que não prestaram.

Muito obrigado.

A uniplaces não está sediada em Portugal, a sede deles é no Reino Unido. Como não tem espaço fisíco em Portugal não está obrigada a ter livro de reclamações e nem a emitir-lhe factura com NIF.