45.4
  • geral@uongroup.com

UON - Indemnização e-redes - 6 semanas sem aquecimento

Patrice apresentou a reclamação
31 de janeiro 2023
Em 26 de Dezembro, picos de tensão, cuja responsabilidade incumbe à E-Redes, causaram danos em certas máquinas incluindo 3 máquinas de ar condicionado que servem como sistema de aquecimento durante o hiverno. Fiz uma reclamação online que foi encaminhada pela empresa E-Redes para a empresa seguradora Uon consulting. Em 5 de Janeiro recebi um email da Uon consulting a pedir-me um relatório técnico e um orçamento relativamente às máquinas danificadas. Em 6 de Janeiro pedi por email a lista das entidades reparadores credenciadas para poder dar seguimento ao pedido. Foi-me respondido no mesmo dia que a Uon consulting ia efetuar o pedido de deslocação de um técnico da sua rede de reparadores. Em 11 de Janeiro e em 15 de Janeiro signalei por email que ainda não tinha sido contactado por nenhum técnico. Finalmente fui contactado por um técnico em 19 de Janeiro, ou seja 2 semanas depois de me dizerem que seria contactado em breve... O técnico levou 2 semanas para ligar o que é demasiado longo e totalmente inadmissível dado a situação urgente na qual estou, sem aquecimento nenhum em caso, em pleno hiverno, e isso desde 26 de Dezembro. O técnico informou me que não tinha disponibilidade antes de 8 de Fevereiro, ou seja depois de prazo legal de 15 dias úteis para enviar a documentação, e mais de 6 semanas depois de ter feito a minha reclamação online! Enviei, no mesmo dia em 19 de Janeiro, um email a Uon consulting para pedir uma deslocação mais rápida dada a situação. Tenho 74 anos e não posso ficar 6 semanas sem aquecimento em casa enquanto não sou responsável pela situação. Foi-me confirmado que não existia a possibilidade de deslocação do tecnico antes da data já agendada, mas que sempre podia proceder à reparação através de um técnico que não seja da rede da Uon consulting. Segui os conselhos que recebi por email, e pedi a deslocação urgente de um técnico especializado em ar condicionado, levando em conta a onda de frio que caiu recentemente. Ele veio o dia seguinte e enviei logo depois os documentos para a Uon consulting. Em 30 de Janeiro, um email da Uon consulting evoca "dúvidas referentes aos valores e equipamentos" do orçamento. Agora a empresa seguradora obriga-me a esperar até 8 de Fevereiro para que o técnico da sua rede possa verificar os danos. Ou seja vou ter que ficar mais 10 dias sem sistema de aquecimento! Como é possível que nesta situação nenhum técnico possa vir com urgência? Como pode uma empresa como a E-redes deixar um consumidor de 74 anos sem aquecimento durante 6 semanas em pleno inverno? Por quê quando chamo o appoio ao cliente da Uon consulting ninguém nunca responde? Liguei umas 200 vezes, mas nunca consegui falar com ninguém. A comunicação apenas é feita por e-mail, o que cada vez aumenta os prazos. Isso é totalmente inadmissível. Peço novamente que um técnico da sua rede se desloque nas próximas 48 horas para resolver esta situação. Durante a noite faz menos de 10 graus na minha casa. É impossível viver assim. Também vos aviso que já entrei em contacto com jornalistas e que em breve esta situação será divulgada. Deixar um consumidor de 74 anos sem aquecimento durante 6 semanas em pleno hiverno é um crime!
Data de ocorrência: 31 de janeiro 2023
UON
2 de fevereiro 2023
Exmo. Senhor,

Acusamos a receção da sua reclamação, que mereceu a nossa melhor atenção.

Lamentamos naturalmente o tempo decorrido, no entanto a falta de agenda impossibilitou a deslocação de um técnico antes da data indicada.

Sensíveis que somos a toda a situação, solicitámos indicações junto da E-REDES e, por deliberação da mesma, iremos excecionalmente efetuar o apuramento de valores com a documentação constante no processo.

À data já deverá ter rececionado uma comunicação nesse sentido.

Lamentamos mais uma vez todos os transtornos causados.

Cumprimentos.
8 de fevereiro 2023
Hoje estava prevista a deslocação do seu técnico relativamente os restantes equipamentos danificados que constam na minha reclamação inicial. ​Infelizmente o técnico não se deslocou e informou me hoje que a Uon consulting ia assumir o custo dos danos na totalidade, como pode verificar no printscreen junto.

A Uon consulting decidiu cancelar a deslocação do técnico sem me informar, enquanto era suposto ele vir para todos os equipamentos danificados e não apenas para o ar condicionado (para o qual já fui indemnizado).

Em 26 de Janeiro especifiquei por email que desejava manter a deslocação do técnico para o resto dos equipamentos danificados :

"Tendo em conta que o técnico que veio é especializado somente em ar condicionado, esclareço que queremos manter a marcação com o vosso técnico para 8 de Fevereiro. Assim ele poderá nos dar assistência para o restante das máquinas danificadas."

Nunca me foi dito que a deslocação do tecnico seria cancelada na sequência da indemnização pelo ar condicionado...

Peço que me informa sobre o montante da indemnização prevista para os equipamentos restantes.
UON
14 de fevereiro 2023
Exmo. Senhor,

Acusamos a receção da sua reclamação, que mereceu a nossa melhor atenção.

Lamentamos a situação criada, no entanto, e conforme a nossa resposta anterior, o apuramento iria ser efetuado tendo em conta a documentação existente no processo, sem necessidade de deslocação do técnico.

À data já procedemos ao respetivo apuramento de valores com envio do recibo de indemnização no dia 9/fevereiro.

Lamentamos mais uma vez todos os transtornos causados.

Com os melhores cumprimentos
Patrice avaliou a marca
1 de março 2023

Foi complicado e longo mas a situação foi finalmente resolvida.