Urbicult, Unipessoal Lda
  • info@urbicult.pt

Urbicult - Produto não enviado e emails não respondidos

Guilherme apresentou a reclamação
14 de setembro 2023
Encomendei no site da urbicult um vaporizador. A previsão de entrega era de um a dois dias.

Passado um dia recebi um email me informando que o produto não estava em estoque (o site dizia o contrário). Aceitei esperar uma semana para que o produto fosse entregue. Uma semana se passou e eu passei a enviar-lhes emails desde então. Nenhum deles foi respondido e o produto não foi enviado.

Ao entrar no portal da queixa vejo que cometi um erro ao comprar um produto da urbicult. Vejo que o modelo de negócio deles é vender um produto, pedir que a pessoa espere tempo adicional pois o produto está "fora de estoque" e torcer que o comprador se esqueça da encomenda.

O site da urbicult não possui um lugar óbvio para pedir reembolso, mas já lhes enviei um pedido de ressarcimento nos conformes da lei portuguesa. No entanto vejo que é improvável que me respondam por lá.

Notei que eles tendem a responder a reclamações públicas feitas por aqui, então estou deixando minha reclamação. Devido ao valor alto da encomenda, caso eu não receba meu dinheiro de volta serei obrigado a entrar em contato com as autoridades.
Data de ocorrência: 4 de setembro 2023
Urbicult
Boa tarde Guilherme,

Antes de mais obrigado pela encomenda e pelo seu feedback.
O reembolso total da sua encomenda foi efectuado hoje de manhã (dia 15/09), após ter sido solicitado por si ontem ao final do dia (dia 14/09).

Lamentamos sinceramente a demora na entrega do produto, que infelizmente apenas ficou disponível hoje dia 15/09. Ao longo desta semana tentámos entrar em contacto consigo via telemóvel por diversas vezes para o informar da situação, mas infelizmente as nossas chamadas nunca foram atendidas. Por lapso não acusámos a recepção do email que nos enviou no início desta semana, mas como lhe disse, o assunto estava a ser tratado, e a previsão era que conseguiríamos fazer a entrega dentro do prazo estabelecido e acordado. Lamentavelmente a nossa previsão falhou por apenas 24h, pelo que desde já agradecemos a sua boa compreensão.

Mais alguma dúvida que tenha, ou qualquer outro assunto que careça de esclarecimento, por favor não hesite em entrar em contacto.
Mais uma vez obrigado pela preferência e até breve!
Urbicult
15 de setembro 2023
"Ao longo desta semana tentámos entrar em contacto consigo via telemóvel por diversas vezes para o informar da situação, mas infelizmente as nossas chamadas nunca foram atendidas." Isto simplesmente não é verdade. Eu não recebi NENHUMA chamada durante essa semana. A única chamada não atendida foi a que vocês fizeram hoje mais cedo.

"a previsão era que conseguiríamos fazer a entrega dentro do prazo estabelecido e acordado. Lamentavelmente a nossa previsão falhou por apenas 24h" Isto também é incorreto. A previsão que me foi dada depois de receber o email era de uma semana. Segundo o que é dito aqui, a entrega seria feita 18/09 ou 19/09 (assumindo que entregas sejam feitas apenas em dias úteis), o que resulta num tempo de espera de duas semanas, ou duas semanas e um dia, o dobro do que me foi prometido. Isto não leva em consideração o fato de que eu não tinha como saber o que acontecia com o meu pedido, já que todas minhas tentativas de contato foram ignoradas.

Outro fato fato a ser lembrado é que durante a ligação que me fizeram hoje, me disseram que o produto voltaria a entrar em estoque no dia 18/09, não 15/09. Tudo isso faz bastante diferença, principalmente quando o processo da loja não é nada transparente.
Guilherme avaliou a marca
15 de setembro 2023

Minhas considerações depois de ter meu problema resolvido: - A loja só parou de me ignorar e entrou em contato comigo após uma reclamação pública ser feita, junto com uma ameaça de informar o problema as autoridades, curioso, não? - Não sei se a resposta da loja a minha reclamação aparecerá publicamente para todos, mas nela existem algumas mentiras, como uma aparente tentativa de contato por telemóvel da parte deles (no meu histórico de chamadas vejo que não tenho nenhuma ligação não atendida, ou seja, se ligaram, foi para um outro número, o que é engraçado, pois parecem ter acertado meu número depois da reclamação). - Dou algum crédito a Urbicult por ter me reembolsado prontamente (novamente: só depois de uma reclamação pública e uma ameaça de envolver as autoridades) e por ter sido recebido um desconto em futuras compras por causa do acontecido, mesmo que eu não vá usa-lo. Em conclusão: Tendo em consideração a minha e reclamação do resto dos internautas deste site, a Urbicult é no melhor dos casos uma loja desorganizada e com pouco respeito aos seus clientes. No pior dos casos é uma operação criminosa. Não façam suas compras com esta loja.