11.6
Eduinteligente, Lda
  • Rua Andrade Corvo, 50, 2 Dto.
  • info@vidaedu.com

VidaEdu - Não cumprimento dos serviços contratados

Frederico Rodrigues
Frederico Rodrigues apresentou a reclamação
5 de março 2023
No dia 7 de junho de 2022 decidi realizar um estágio na Tailândia através da empresa VidaEdu, a ter início em fevereiro de 2023. Tive o cuidado de entrar em contacto com a agência o mais previamente possível (8 meses) para que tudo se desenvolvesse com tempo suficiente. As minhas preferências de alocação para o estágio eram: ser feito na Tailândia, iniciar a 1 de fevereiro de 2023, e desenvolver-se exclusivamente na área do marketing hoteleiro, a minha área de estudos. Depois de uma entrevista com o coordenador atribuído ao meu processo, que num primeiro instante mostrou-se disponível e esclarecedor, o mesmo garantiu-me que essa colocação seria possível, dado ao facto de ter um bom currículo e essencialmente por estar a iniciar o processo com a devida antecedência.
Após cumprir os requisitos mínimos obrigatórios, procedi ao pagamento da matrícula, 90 euros, não reembolsável, de forma a ser aceite no programa de estágio e o meu processo ter início. O avanço do processo estava agora pendente de um segundo pagamento, a “primeira fração do valor do programa” que equivalia a 390 euros e eu, naturalmente, realizei logo este pagamento.
Durante as semanas seguintes procedi ao envio de dados pessoais solicitados pela agência local e o meu coordenador esteve sempre presente, atuando como intermediário de forma rápida, sucedendo que, no dia 27 de julho, após a submissão dos últimos documentos necessários, o mesmo referiu que “Ainda falta muito tempo para a sua data de início, é normal que agora haja um intervalo nas nossas comunicações consigo até começar a obter contacto de entrevista com entidades.”, algo perfeitamente compreensível.
Passado relativamente 1 mês, é me informado de que processo está bem encaminhado e que o meu perfil encontra-se a ser apresentado às entidades de acordo com as minhas preferências, no entanto, dado ao facto de a posição para a qual me candidatei ser muito concorrida, surge uma primeira justificação por parte da empresa, mencionando que “há muitos participantes a concorrer e poucas vagas para a área selecionada (…) é recomendável que sejam selecionadas outras áreas, nomeadamente operacionais, se eventualmente estiver aberto a mais posições, pois há mais vagas e a probabilidade de ter notícias mais rápido aumenta.”, sugestão que rejeitei de imediato.
2 meses depois, voltam a entrar em contacto comigo, convidando-me para uma entrevista de estágio num hotel para a posição de empregado de mesa. Evidentemente fui obrigado a rejeitar, pois não foi isso que solicitei no início e demonstrei o meu desagrado porque passado 4 meses a primeira proposta de estágio recebida foi para um posto em que já tenho experiência e que não possui qualquer relação com a minha área de estudos. O coordenador voltou a frisar que nenhuma entidade procura com tanta antecedência candidatos para estágio e para eu ter calma porque vão surgir outras oportunidades. Passado 1 mês sem ter quaisquer notícias, e faltando já 3 meses para o início do estágio, decido contactar a empresa para saber se era normal o processo continuar tão demorado, e até porque a mudança envolve muitos custos e burocracias, entre os quais questões de visto, compra de passagens aéreas, aquisição de um seguro de saúde, que têm de ser tratados previamente, ao qual o coordenador demorou 2 semanas a responder, dizendo que o meu perfil continua a ser apresentado às entidades.
Faltando apenas 2 meses, o coordenador diz-me para ter confiança na equipa local e para ter calma porque, passo a citar: “a sua data de ida é em março... a equipa necessita de algum tempo para encontrar alguém que queira uma pessoa para iniciar nesse período”, quando na verdade foi acordado e inclusive assinado que o estágio teria início em fevereiro, portanto, não só não estavam a cumprir com os prazos como demonstram estar a dar pouca ou nenhuma importância ao meu processo.
Sem quaisquer informações por parte da VidaEdu desde então, decido, a 13 de janeiro, confrontar a empresa para saber quanto tempo mais tenho que aguardar, ao qual respondem com mais justificações do mesmo género, ou seja, que estão a fazer um seguimento do processo, alegando que este tipo de oportunidades são as mais escassas e de que existem bastantes pessoas em lista de espera desde o ano passado. Foi então que perdi o interesse em realizar o estágio com eles. Referi que é inaceitável uma empresa demorar mais de 6 meses para arranjar uma alocação. Expliquei que reli o acordo assinado e rubricado por ambas as partes e que o mesmo demonstra que estou claramente em situação para solicitar o reembolso respetivo à primeira fração, os 390 euros, já que o valor da matrícula (90 euros) não seria devolvido.
Esclareci que não queria esperar mais e que pretendia o cancelamento do programa. Sublinhei que o contrato foi quebrado por não serem rigorosos. Desde esse momento aceitaram a minha decisão e não apresentaram nenhuma alternativa. Previsivelmente, foi só passado 3 semanas que recebi finalmente uma resposta a dizer que iria ser-me devolvido apenas 195 euros do valor total pago. Para além de me sentir enganado, a empresa está a fazer-se passar por algo que na verdade não o é. É inaceitável uma agência levar mais de meio ano para conseguir um estágio. É uma empresa que não se compromete o suficiente com o cliente, não obedece a prazos e desvaloriza as necessidades e prioridades dos estudantes. É mais que evidente que a agência não cumpriu com o que foi contratado. Antes do ato de pagamento tudo se desenrolou de forma rápida, do pagamento adiante tudo retardou e tornou-se insignificante. A partir de um certo ponto, o coordenador de estágio revelou-se indiferente face às suas responsabilidades.
Data de ocorrência: 27 de outubro 2022
VidaEdu
23 de março 2023
O serviço não foi cumprido porque o Frederico cancelou antes da data.

Um dos requisitos para participar no programa e para que o programa decorra como é apresentado, é que os participantes sejam flexíveis, por exemplo quando ao destino e função a desempenhar. O Frederico não foi flexível, escolheu uma função em específico. É claro nos termos do programa que ao escolher uma posição em específico, como o Frederico fez, é esperada maior flexibilidade do participante, por exemplo na data de início.

O cancelamento por parte do Frederico foi feito no mês anterior à data de inicio. Portanto, o Frederico não só não foi flexível como ainda cancelou antes da data.

As regras para devolução são claras, não tem direito ao reembolso da matrícula nem da primeira fração do valor do programa. O Frederico leu e assinou em como concordava. Se não concordava podia ter dito. Neste caso não teria direito à devolução de nenhum valor pago até à data (matrícula e primeira fração) e, mesmo contra o que dizem os termos, devolvemos 50% do valor. Sempre agimos de boa fé e prova disso é a devolução mesmo sem ter direito a nenhum valor. Se não concordava com a devolução dos 50% podia ter dito no momento, mas só depois de receber a devolução apresenta esta reclamação.

Como é óbvio, não temos nenhum interesse em não confirmar a alocação, depois de todo o tempo despendido, mas também é óbvio que não podemos obrigar as entidades a aceitar os participantes. Decidiu cancelar, está no seu direito, mas repetimos: não tinha direito a nenhum reembolso e ainda assim reembolsámos 50%.
Frederico Rodrigues
23 de março 2023
" não tinha direito a nenhum reembolso e ainda assim reembolsámos 50%."

No contrato assinado, precisamente nos pontos 3.51 e 3.52 da política de reembolso dos termos e condições, está referido o seguinte:

3.51 (390 EUROS) Refundable in a case in which The Company would not be able to offer a Training Program placement to the Applicant within 4-month of signature of the present agreement (Providing none of the points in 3.52 be applying).

3.52 The Registration fees are non-refundable in a case in which:
- Applicant cancels/withdraws his/her application for a Training Program with The Company within 4-month of agreement signature;
- Applicant becomes non-available for the program for personal reason, including but not limited to: misconduct in school, visa denial, passport lost, personal family reason, health condition, local job opportunity
- Applicant be offered a program offer and be refusing such offer (regardless of proposed destination).

Agora pergunto, qual é relação entre um estágio de EMPREGADO DE MESA e um estágio de MARKETING?

De realçar que este acordo foi lido e assinado por mim no dia 25 de junho (tal como o pagamento da primeira fração), e eu recebi esta oferta para empregado de mesa no dia 27 de outubro, surpreendentemente a apenas 2 dias de serem atingidos os 4 meses mencionados para haver reembolso, o que dá claramente a entender que enviaram a proposta mais conveniente da vossa parte para ver se teria êxito.
Repito uma vez mais, não cumpriram com os serviços contratados.