VidaXL
VidaXL Marca Recomendada
Prémio Marca Recomendada
Performance da Marca
84.0
/100
Óptimo
Óptimo
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
100%
Taxa de Solução
98,2%
Média das Avaliações
41,9%
Taxa de Retenção de Clientes
35,9%
Prémios e distinções
Prémio Marca Recomendada
Ranking na categoria
vidaXL Marketplace International BV
  • vidaXL é uma marca internacional líder na venda online de produtos para Casa, Jardim, Cuidado Pessoal, Acessórios para carro ou Bricolage com sucesso desde 2008. Acredimos no "VIVER MELHOR POR MENOS"!

  • Mary Kingsleystraat 1
    5928 SK Venlo
    A Holanda
  • webservice@vidaxl.pt

VidaXL - Falta de documentos

Em tratamento
Sauro
Sauro apresentou a reclamação
24 de abril 2024
Fiz uma encomenda à algum tempo atrás de uma mesa e coloquei os meus dados no site para receber a devida fatura. A fatura que enviaram por e-mail tem um contribuinte aleatório que nem sequer é o meu. Desde aí que tento pedir fatura com contribuinte ao suporte e dizem sempre que não podem colocar contribuinte porque a morada é diferente da sede da empresa. Em Portugal as empresas podem ter diferentes sucursais com uma sede comum e colocar moradas diferentes, desde que o NIF seja o mesmo, o qual me respondem que não é possível. Dizem ainda que tenho de comprovar que é uma empresa, a qual já enviei os documentos legais. Eles não consideram as empresas em nome individual ainda que esteja registado em sistema VIES. São obrigados a passar fatura com contribuinte independente da morada ou fazer devolução do IVA. Pelo que entendo, não sabem esses procedimentos legais. Se eu tiver a fatura com o contribuinte farei o pedido de IVA por estar em regime de IVA. A questão é que eles não entendem isso!
Data de ocorrência: 1 de abril 2024
VidaXL
24 de abril 2024
Bom dia Sr./Sra.,

Agradecemos o seu contato através do Portal da Queixa. O seu feedback e importante e construtivo.

Pedimos que aguarde o contato direto do nosso departamento de queixas.

Um bom dia!

Atentamente,
Equipa vidaXL,
VidaXL
25 de abril 2024
Bom dia Sr. Sauro,
Lamentamos pelo transtorno com a sua encomenda.

Conforme explicado por email, para incluirmos um número de contribuinte válido à fatura temos também que reembolsar o IVA.
A morada de faturação cadastrada na encomenda é diferente da morada de faturação cadastrada no VIES. Por este motivo é necessário um documento oficial que comprove que as duas moradas estão associadas à empresa.

Quando o cliente não possui tal documento, a outra opção disponível é aguardar o término do prazo de 3 meses (contados à partir da data de entrega da encomenda), e então o departamento financeiro pode incluir o número de contribuinte na fatura, mas o reembolso do IVA deverá ser solicitado pelo cliente às autoridades locais.

Fico à disposição.
Thamires
vidaXL
Sauro
25 de abril 2024
Em Portugal, se o cliente faz uma compra e quer fatura com contribuinte, a empresa é obrigada a fazer a fatura no prazo de 5 dias uteis. Como é obvio já passaram mais do que esses dias úteis e incorrem em infração punível por lei. Se vendem produtos para um determinado país, estão ao abrigo do regime desse país e não de outro.
Portanto, ao final de 3 meses a contabilidade já inseriu os documentos nas finanças e os documentos não são válidos.

Transcrevo:
Em Portugal, sempre que acontece uma transação comercial ou uma prestação de serviço, por um trabalhador independente, um empresário em nome individual ou uma empresa, é obrigatória a emissão de fatura (simplificada ou fatura-recibo).

Esta emissão deve ocorrer independentemente de ser ou não solicitada pelo cliente, como está claro no Código do IVA.

As faturas emitidas devem ser comunicadas pelos comerciantes ou prestadores de serviços à Autoridade Tributária (AT), até 5 do mês seguinte ao da sua emissão.

A não emissão de recibos ou faturas, ou a emissão fora dos prazos legais, está sujeita a multas entre os 300 e os 3 750 euros. Por outro lado, a não exigência, por parte dos consumidores, da emissão de faturas ou recibos também é punível por lei e as multas variam entre os 150 e os 2 000 euros.
VidaXL
26 de abril 2024
Bom dia Sr. Sauro,

Entendo a situação e lamento pelo inconveniente.
Mas como informado, para que possamos inlcuir o número de contribuinte e consequentemente reembolsar o IVA, precisamos do documento que comprove as duas moradas de faturação.

O documento deve deve ser emitido por um dos seguintes órgãos:
Câmara de comércio
Autoridade tributária local
autoridade fiscal nacional
autoridade fiscal internacional

Fico à disposição.
Thamires
vidaXL
Sauro
26 de abril 2024
Como já foi enviado a declaração da atividade, não precisam de mais nenhum documento.

Os senhores não entendem o que é um empresário em nome individual reconhecido pela AT nacional, por se estarem a reger por leis de outro país.

Então leiam todo o código do IVA e no fim podemos conversar!
VidaXL
29 de abril 2024
Bom dia Sr. Sauro,

Obrigada pela resposta.
Conforme informado anteriormente, para que o número de contribuinte seja adicionado à fatura e o reembolso feito, precisamos do documento que comprove as duas moradas.

Se o senhor não possui tal documento, infelizmente o departamento financeiro poderá adicionar o número de contribuinte apenas depois que a encomenda completar 3 meses. O reembolso do IVA deverá ser então solicitado às autoridades locais.

Fico à disposição.
Thamires
vidaXL
VidaXL
VidaXL está a aguardar resposta do utilizador
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.