42.8
VODAFONE PORTUGAL – Comunicações Pessoais, S.A
  • Av. D. João II – Lote 1.04.01
    Parque das Nações
    1998-017 LISBOA

Vodafone - Recusa em pagar o apoio técnico à vodafone para resolver uma deficiência no serviço de televisão

Paulo Jorge de Jesus Lourenço
Paulo Lourenço apresentou a reclamação
20 de maio 2021
Há vários meses que tenho um problema na emissão dos canais Vodafone.
Resumidamente, a imagem emitida aparece pixelizada com manchas brancas que permanecem no ecrã, em cerca de 80% da imagem disponível, durante alguns segundos, deixando um rasto na imagem em movimento. Em determinados momentos do dia, estas ocorrências acontecem com intervalos de tempo muito curtos, inferiores a 5 minutos.
Querendo evitar atendimentos técnicos demorados, pagos com chamadas de valor acrescentado e que agravam o valor da fatura mensal, já que entendo que não devo pagar para a resolução deste problema pelo qual não sou responsável e do qual tenho sido vítima pela péssima qualidade de imagem que me chega à TV, dirigi-me, há alguns meses, a uma loja física no Arrábida Shopping para solicitar o apoio gratuito. Como não tenho o serviço my Vodafone por não ter o cartão de telemóvel na Vodafone, fico impedido de solicitar este apoio gratuito. Na loja, trataram-me como se me estivessem a fazer um favor e que este não era o procedimento normal.
Não deixo de achar estranho que, havendo um problema com o equipamento que é propriedade da Vodafone, tenha que pagar para o resolver. Parece-me claro que há, da parte da Vodafone, alguma prepotência que talvez não fosse tão notória se não estivesse dentro do período de fidelização de dois anos.
Na verdade, passado algum tempo, fui contactado e o técnico que me atendeu remotamente, reiniciou os equipamentos, resolvendo o problema no momento. No entanto, não garantiu que a solução fosse definitiva, alertando para a possibilidade de voltar ao problema ao fim de algum tempo. Se isso viesse a acontecer, a sugestão dada por ele seria a vinda de um técnico ao local para avaliar e, eventualmente, fazer a substituição do equipamento ou instalação.
Passados poucos meses, o problema voltou com mais gravidade. Dirigi-me ao apoio ao cliente do Gaiashopping e, com a mesma atitude repreensiva como se eu não tivesse direito a este apoio gratuito, abriram uma ocorrência para que entrassem em contacto comigo como fizeram anteriormente. Não tendo sido contactadono período de duas semanas, voltei à mesma loja onde confirmaram a abertura do incidente e do pedido de assistência. No entanto, disseram-me claramente que não iria ser contactado, porque teria que usar a chamada de valor acrescentado (a tal em que uma parte do tempo é para darem música ao preço das chamadas de valor acrescentado e outro tanto tempo para a intervenção técnica, sem pressa, porque está a ser bem paga!).
Recuso-me a pagar por um direito que tenho e que deriva de um contrato que fiz com a Vodafone. Eu continuo a cumprir a minha parte, não falhando em nenhum pagamento e a Vodafone tem falhado quase todos os meses na qualidade de serviço que comigo contratualizaram. Penso que esta situação seria motivo mais que suficiente para alegar justa causa na resolução do contrato sem a penalização que deriva do período de fidelização. Não querendo seguir essa via, apenas reclamo a resolução do problema sem custos.
Data de ocorrência: 20 de maio 2021
Vodafone
21 de maio 2021
Paulo Lourenço
21 de maio 2021
A questão que aqui coloquei já foi apresentada diretamente à Vodafone através do apoio ao cliente. Por experiência, sei que não será o fórum, em vodafone.pt, que o problema será resolvido. Basta passar por lá para verificar que a maior parte dos comentários são feitos pelos próprios clientes e, nas poucas vezes que os moderadores intervêm, fazem-no para informar que devemos colocar as questões aos técnicos a partir da linha de apoio de valor acrescentado ou da My Vodafone (apenas para quem tem serviço móvel Vodafone).
O recurso a esta plataforma deveu-se ao facto de, no apoio ao cliente, me dizerem que não me restava outra alternativa que não fosse a linha de apoio ao cliente com custo associado.
Facultei o meu NIF na área restrita deste portal, para conhecimento da Vodafone, no intuito de me identificar como cliente. Sabem como contactar-me diretamente para resolver a questão.
A resposta dada acima é uma maneira de afastar responsabilidades, passando a imagem de que têm um mecanismo acessível e gratuito que permite a resolução do problema, o que não corresponde à verdade.
Aguardo que entrem em contacto comigo por telefone/telemóvel (o meu número de contacto estará no registo que a Vodafone terá) e que me resolvam definitivamente o problema. Depois disso, passarei por aqui para dar por concluída esta reclamação, dando conta do estado da situação.
Na impossibilidade de fazer valer o meu direito por esta via, terei de procurar outras soluções que se revelem eficazes, seja através de queixa à ANACOM ou, mesmo, pedindo para a resolução imediata do contrato, alegando incumprimento por parte da operadora.
Paulo Jorge de Jesus Lourenço
Paulo Lourenço avaliou a marca
27 de maio 2021

Apenas resolveram a situação por imposição do regulador, após exposição do caso no livro de reclamações online.