42.8

Vodafone - Utilização fantasma de dados e internet muito lenta

Manuel Filipe Careto Cardoso
Manuel Cardoso apresentou a reclamação
13 de janeiro 2016

Boas em primeiro quero visar que as renovações de pacotes de dados nos tarifários RED são efectuadas deste modo, exemplo que me aconteceu hoje dia 13jan : 00:04 recebo uma sms a dizer que ja tinha consumido 160mb dos 200mb do plano, 2 segundos depois recebo uma sms a dizer plano gasto renovação automática com custo de 2.99€( o telemóvel esta com todas as apps que usam net desligadas no momento dito estava a fazer um speedtest que gastou quase 100mb, estranho???) . Com um custo tão alto desligo logo os dados quando para meu espanto recebo logo de seguida outra sms a dizer "já consumiu 160mb do seu pacote extra, se ultrapassar os 200mb será activado outro pacote por 2.99€". Bem estes consumos fantasma assustam me bastante visto que a 2.99€ o pacote a Vodafone esta a fazer bom lucro é que as mensagem de aviso de consumo no pacote principal deviam ser a 80% e 100% do consumo e só chega a de 100%( paga cliente) nestes pacotes extra chega a dos 80% com a 100% ao mesmo tempo sem chance para o cliente não pagar e para piorar estas renovações são automáticas e não podem ser desabilitadas .
O segundo ponto é este:
Tenho uma banda larga móvel que é 4G( router dos mais recentes vodafone R216z) que atinge velocidades 150mbps. Ora é o seguinte a minha velocidade as 00:46 do dia de hoje é de 0.5mbps Download e 1mbps Upload na banda larga, quando com a Internet do meu telemóvel também sinal 4g o speedtest( o tal da questão acima) me dá 26.35mbps Download e 23.20mbps Upload. Posto isto é normal achar que algo esta mal com o router. Depois de testar o cartão da banda larga no telemóvel e em outro router verifico o mesmo velocidades bastante inferiores a 1mbps o que hoje em dia é inadmissível. Depois de alguns contactos ao apoio Vodafone deparo me com respostas como esta "já ultrapassou os 15gb do seu plano por isso tem estas velocidades" este plano Vodafone On+gb não tem limite de gasto a politica de utilização não se aplica como nos outros tarifários( nem os funcionários sabem isto e quase fui chamado de mentiroso) outra resposta foi " muitos utilizadores ligados na antena( bem todos os dias ate de madrugada há gente ligada á Vodafone fazendo que o meu tráfego só chegue aos 0.5mbps é no mínimo estranho. Fazendo contas: Contrato de 150mbps ora velocidade real download no mínimo devia ser ai 15mbps ora eu tenho 0.5mbps( quando não é 0.2mbps ou 0.3mbps) isto deixa-me com 3.5% da velocidade contratada. Bem 3.5% da velocidade dito assim ate a mim me parece irreal mas é a realidade. Gostava de saber se posso pagar só 3.5% da fatura.( todos os testes foram efectuados com 2 softwares de medida Speedteste e Opensignal sendo o resultado sempre igual)

Data de ocorrência: 13 de janeiro 2016
Vodafone
15 de janeiro 2016
Estimados,
No seguimento do vosso email, informamos que a reclamação se encontra encaminhada para o Gabinete de Apoio à Qualidade, o qual irá contactar o cliente no prazo máximo de 72 horas úteis.
Disponíveis para esclarecimentos adicionais.

Cumprimentos
Jaqueline Catarino