Volkswagen Financial Services

Volkswagen Financial Services - Comunicação indevida de incumprimento do bdp

Ana Cunha
Ana Cunha apresentou a reclamação
7 de novembro 2023
Contratei um crédito automóvel com a entidade acima descrita, o qual foi amortizado na sua totalidade no dia 13 de Setembro de 2023 via pagamento MB, conforme indicação da entidade. Nesse mesmo dia enviei, para o email que me foi referido, o comprovativo de pagamento do valor total em dívida.

Uma vez que não me foi enviado qualquer recibo de pagamento, fiz vários contactos por e-mail e telefone a pedir a confirmação do recebimento. Os meus emails nunca foram respondidos (até ao dia 6 de Outubro) e nas chamadas telefónicas - devidamente gravadas - a indicação que me davam era de que já tinham recebido o valor e seria em breve contactada para fechar o processo.

As prestações do empréstimo em causa estavam a ser pagas através de débito direto na minha conta bancária no dia 28 de cada mês. Por não me ser devida a cobrança da prestação de 28 de Setembro, uma vez que o valor total que amortizei já tinha incluído essa prestação, no dia 27 de Setembro cancelei o débito direto associado a estas cobranças.

No dia 6 de Outubro recebi finalmente resposta da entidade em causa a acusar receção do comprovativo de pagamento.

Percebi posteriormente, ao consultar o meu mapa de responsabilidades de crédito no BdP referente ao mês de Setembro, que foi comunicado um incumprimento referente à prestação de 28 de Setembro. Esta prestação não me deveria ter sido cobrada, e apenas o foi por falta de competência da entidade em causa. Mas a comunicação de incumprimento ao BdP é absolutamente inadmissível, prejudicando-me muito numa altura em que estou a tentar obter crédito bancário para compra de habitação.

Considero que esta instituição não tem a competência e responsabilidade suficiente para gerir temas tão críticos como a comunicação de incumprimentos ao Banco de Portugal.
Data de ocorrência: 13 de setembro 2023
Ana Cunha