10.2

Vueling - Recusa indemnização por voo overbooked

Pedro Nogueira
Pedro Nogueira apresentou a reclamação
29 de fevereiro 2024
Marquei um voo de Barcelona para o Porto com partida a 18/02/2024. A Vueling informou-me a 11/12/2023, que a hora de partida prevista (14:30) iria ser alterada para as 14:35.

Aquando do check-in dos voos (7 dias antes da data de partida), o sistema recusou-se a deixar-me fazer check-in no voo Barcelona-Porto, dizendo que haviam alterações nos voos e que podia "marcar outro voo sem custo extra algum". Como se eu tivesse de pagar por um atraso?!

As únicas opções eram as 7:00 ou 20:30 desse dia, aproximadamente. Como tinha assuntos a tratar em Barcelona na manhã de domingo, daí ter marcado o voo para as 14:30 originalmente, tive de vir no voo mais tardio (que ainda assim atrasou).

Em suma, a Vueling alega que me informou do atraso, mas como se pode ver no anexo incluído, o email foi sobre um atraso de 5 MINUTOS, não 6 HORAS. Além disso, o voo original (VY8478) ocorreu, pelo que não foi atrasado, e fui posto num voo diferente (VY8480). Tenho prova disto, mas infelizmente só posso anexar um documento. Posso enviar em respostas subsequentes, se necessário.

A Vueling alega que não tenho direito a qualquer indemnização por causa deste email, o que é uma alegação fraudulenta (no melhor dos casos resultado de incompetência, mas a julgar pela sua reputação online, maliciosa).
Data de ocorrência: 29 de fevereiro 2024