46.8
Wall Street English
    A escolha certa para quem quer aprender inglês!

• Avenida João Crisóstomo 46 A
  • info@wsenglish.pt

Wall Street English - Publicidade enganosa e abuso de confiança

Filipe Daniel Daniel Rocha
Filipe Rocha apresentou a reclamação
17 de novembro 2020
Prometeram 10 dias gratuitos na publicidade sem compromisso e no primeiro dia a diretora do centro levou me para a salinha e quis logo fazer o contrato de crédito ao qual eu aceitaria apenas depois de experimentar o serviço e de pensar melhor. Ilegalmente procedeu à activação do crédito alegando que era para asegurar a "promoção" dos 10 dias gratuitos, muito importante na promoção é que dizia sem compromisso! Ilegalmente procedeu a activação pois não tinha os meus documentos todos necessários. Depois de eu ter dito que eu não iria seguir em frente com o curso ao que a mesma me tentou persuadir
e demover da ideia disse que não haveria problema e fiquei descansado. Por minha surpresa recebi uma carta em casa da credora passados 15 dias a felicitar me pelo crédito obtido o qual eu nunca aprovei. Contactei a escola para saber pormenores e ela com grande descaramento disse que não tinha recebido nada por escrito. Nunca tive nenhum benefício de nenhuma das partes, quer do centro quer da credora e agora tenho a credora a pedir me o dinheiro ao qual me recuso a pagar pois não tive qualquer serviço prestado. A escola é a de Linda-a-velha, Oeiras, Lisboa. Evitem este sitio até porque não mostram o resultado dos testes que se faz para se ver o nível em que estamos apenas para dizerem que precisamos de mais tempo do que na realidade precisamos e pelo que me apercebi na única vez que lá tive foi uma desorganização extrema com pessoas muito "verdes" sem saberem o que estão a fazer, condições medíocres, salas sem luz natural, pequenas e o espaço com pouquíssimos recursos, à parte desta mal feitora que se intitulou diretora do centro, que sabe o que faz, enganando muita das pessoas que por lá passam e expondo por vezes até os actuais alunos a situações constrangedoras.

Assim que tiver disponibilidade irei acusar esta instituição wall street english de publicidade enganosa como também por abuso de confiança,
Data de ocorrência: 17 de novembro 2020
20 de novembro 2020
Caro Filipe,

Quando se dirigiu ao centro de Linda-a-Velha em 2016, para obter informações sobre a realização de um curso de Inglês, foi recebido por uma consultora que lhe explicou o método e funcionamento do nosso curso e também lhe apresentou as várias formas de pagamento, antes de decidir realizar a sua inscrição.

De acordo com o seu nível de inglês e tendo em conta as suas necessidades específicas, foi-lhe apresentado o plano de curso mais adequado. Este plano de curso foi delineado com base no teste de nível feito por si, que no final do mesmo foi-lhe apresentado um gráfico com os resultados.

Após toda esta informação, o Filipe decidiu avançar com a inscrição de 4 níveis, e assinou o contrato com o WSE e com a Cofidis. Ambos os contratos são claros/explícitos quanto à modalidade de pagamento escolhida: contrato crédito com entidade financeira Cofidis no valor de X com duração de X meses e valor mensal de X valor, sem juros.

Tudo o que foi processado a seguir foi decidido e aceite por si, e posto isto, o Filipe forneceu e entregou todos os dados necessários para o preenchimento do respetivo contrato de financiamento e depois de assinado o contrato, é entregue sempre um duplicado para que o aluno possa também guardar essa informação consigo.

Da parte do WSE foram prestados todas as informações e esclarecimentos solicitados por si e conforme está explicado no contrato que assinou e que lhe foi entregue, só pode proceder ao cancelamento do mesmo nos primeiros 14 dias, a partir daí não é possível.

Reforçamos também que não é possível de maneira nenhuma ativar uma forma de pagamento através de um parceiro de crédito, sem a entrega de cópias e dados necessários e sem os respetivos contratos assinados.

Posto isto e enquanto centro de inglês, quem nos procura e contrata os nossos serviços tem como objetivo aprender ou melhorar o inglês, e por isso consideramos inexistir fundamento para a reclamação que apresenta após 4 anos da sua inscrição. O WSE Linda-a-Velha está disponível para eventuais esclarecimentos que entenda adequados.

Melhores cumprimentos.
Filipe Rocha
20 de novembro 2020
Obrigado pela resposta. Talvez não me tenha explicado bem. Eu entrei em contacto com a escola por telefone a informar que não iria prosseguir com o curso bem dentro dos 14 dias, passados 6 dias! Ao que me foi respondido para não me preocupar! Aproveitando-se da minha boa fé e ingenuidade na altura pois deveria ter feito um comunicado por escrito e isso deveria ter sido informado ao telefone e não foi, o que torna uma burla por parte da escola é este facto como toda a maneira de efetuar a venda do curso. Não me foi apresentado gráfico nenhum com resultados por parte da escola, inclusive foi me dito por parte da diretora que não tinha acesso aos resultados, que os resultados iam para uma base de dados e que apenas era fornecido o plano mais adequado, o que na altura logo achei duvidoso, até porque o meu teste provavelmente estaria praticamente tudo certo pois achei o mesmo muito fácil dai não ter mostrado. Todo o modo operandis da diretora baseou-se fortemente em venda e não olhar às minhas necessidades.

Fui praticamente forçado a assinar o contrato pois ao ter pedido tempo para pensar, porque preferia primeiramente utilizar os 10 dias gratuitos sem compromisso como mencionam na publicidade, para eu próprio perceber se tinham métodos de ensino adequado ao meu nível que já era bastante bom na época e se realmente era aquilo que eu queria, foi me dito pela diretora que eu teria que assinar o "contrato do curso" (era assim que a mesma descrevia o contrato de crédito) para assegurar a "promoção" o que distorce a publicidade que fazem e lidera a publicidade enganosa.

Muitas informações foram omitidas por parte da diretora como também muitos pontos que constatam na resposta à minha reclamação não correspondem à verdade.

No 15⁰ dia quando recebi a carta por parte da cofidis de imediato entrei em contacto com os mesmos a solicitar o cancelamento pois aquele contrato tinha sido cancelado diretamente com a escola e não ia haver qualquer tipo de prestação de serviços como nunca houve. A operadora que me atendeu também me revelou na altura como não tinha uma prova escrita, que seria possível Sim mas só se a escola aceita-se e pediu que ligasse para a escola o que me foi negado por parte da diretora logo no mesmo dia.
Uma vergonha este tipo de conduta e um abuso de confiança.

Em relação aos documentos fornecidos apenas o cartão de cidadão foi fornecido, e se não estou em erro um NIB. Muitos mais documentos são requisitos para um crédito. Eu disse quanto ganhava mas a mesma nem se certificou pois não tem provas disso como recibos de vencimento e provas de morada entre outros.

Mais tenho a acrescentar e irei faze-lo nas instâncias respectivas se este caso não for resolvido.

Eu nunca tinha feito um crédito e até hoje foi o único. A diretora sabia isso. Já na altura não o queria fazer e pedi alternativas o que também me foi negado. Aproveitou se da minha bondade e confiança na altura para me enganar e isso eu não irei deixar passar em branco.
26 de novembro 2020
Caro Filipe,

Tendo em conta a informação registada pelo centro em 2016, quando a inscrição foi feita existiram efetivamente contactos entre si e o centro, dentro do período legal de rescisão, mas no sentido de esclarecer condições do contrato e não sobre o cancelamento do mesmo. Durante este respetivo período, o Filipe entregou cópias de documentos, assinou contratos, recebeu cópias do mesmo e nunca mencionou que não pretendia continuar.

Reforçamos novamente que o teste de nível feito por si, no final do mesmo, o sistema apresenta-lhe um gráfico com os resultados. Para conseguirmos delinear um plano de estudos personalizado ao seu nível, esta informação é crucial e apresentada aos alunos.

Tudo o que foi processado para a realização do contrato foi decidido e aceite por si, e posto isto, todos os nossos colaboradores prestam todas as informações e esclarecimentos necessários, para que o aluno faça a escolha mais conveniente para si.

Novamente e reforçando a informação dada acima, não é possível de maneira nenhuma ativar uma forma de pagamento através de um parceiro de crédito, sem a entrega de cópias e dados necessários e sem os respetivos contratos assinados.

Melhores cumprimentos.
Filipe Rocha
29 de novembro 2020

O que estão a escrever em resposta é em grande parte mentira!

Eu liguei a cancelar o serviço. No décimo quinto dia há registos de chamadas para a cofidis a pedir para cancelar este crédito não autorizado. Por isso os contactos que foram feitos dentro do prazo legal não foi para esclarecer nada, foi para cancelar o serviço pela razão de que eu estaria a abrir um negócio e depois de ter faltado à primeira aula marcada, no dia que estive a fazer o teste por não ter tempo para ir, resolvi por motivos de falta de tempo que poderia vir a ter para dedicar ao curso naquela altura, ligar e cancelar o curso.

Durante este período eu não assinei nem entreguei mais nada. Apenas o cartão de cidadão foi usado para pedir o crédito isso lhes posso garantir e um papel com o NIB tirado num multibanco no dia do teste de avaliação.

As reclamações da minha parte começaram logo no décimo quinto dia quando recebi a carta em casa a felicitar me pelo crédito obtido e está me a dizer que nos outros 14 dias eu liguei a pedir esclarecimentos sobre o contrato e não o seu cancelamento? Que sentido isso lhe faz?

Desde reclamações que não tiveram respostas no livro de reclamações inúmeros telefonemas e emails e simplesmente me diziam que era obrigado a fazer o curso e nada poderia ser feito por já ter passado 14 dias.

Deviam de ter vergonha de se tentarem aproveitar das pessoas assim e ainda mentirem em público para tentar ficar bem na fotografia.
Eu não tenho nada mais a esclarecer com as * PROIBIDO * que laboram no centro de Linda-a-velha e pelo que vejo é um mal geral na wall street institute.

Isto já se arrasta há 4 anos!!! A consultora como vocês a chamam não se mostrou disponível para me ajudar na altura não seria agora.
Irá prestar declarações quando eu voltar. A cofidis também irá responder por estar a atuar como agiota e depois de me ameaçar com tribunal diversas vezes e eu ter dito que era isso que eu queria que acontecesse, ir a tribunal para resolver tudo e ficar decidido nas devidas estâncias, metem seguranças de discoteca à minha morada oficial para irem atrás de mim e ameaçar ou tentar intimidar. Como já o fizeram por telefone e não resultou tentam agora fazer em pessoa.

Eu não tenho tirado tempo para resolver esta situação mas não quero ter o meu nome sujo injustamente por isso vou levar este caso à justiça se a escola não devolver o dinheiro que se apoderou ilegalmente.

Nada mais tenho a acrescentar sobre este assunto.

Atenciosamente.
Filipe Daniel Daniel Rocha