WTF
2 WOO 92.7
3 Moche 83.6
NOS, SGPS, S.A.
  • Rua Ator António Silva, n.º 9

WTF - Erro no consumo de dados (wtf exclusivo 1gb)

João Silva apresentou a reclamação
6 de setembro 2020
A 5 de Setembro 2020 pelas 23h recebi um sms da WTF a informar que me restam 50mb disponíveis no meu plano (WTF Exclusivo c/ 1Gb) e que para continuar a usar o serviço devo carregar mais internet através da App (com os respectivos custos extra associados, claro).

Tenho este tarifário há tempo suficiente para saber que todos os meses me sobram dados deste 1Gb de consumo geral, visto que a esmagadora maioria dos meus consumos são feitos dentro das apps de tráfego alegadamente ilimitado. Como tal, receber um aviso de que esgotei os dados ao 5º dia do mês não podia estar mais longe do que é normal... e da realidade, como se pode aliás comprovar pela função de monitorização de dados móveis do meu Android. Praticamente todo o tráfego de dados consumido desde 1 de Setembro foi dentro das ditas "Apps Grátis" - Instagram, Spotify, Facebook, Youtube, Netflix, etc - comprovando portanto a irregularidade da situação. O tráfego consumida por apps fora dessa lista contabilizam um total inferior a 250Mb de dados consumidos - bem abaixo do 1Gb que a WTF aponta como utilizado à data desta reclamação.

Mais ainda reclamo enquanto cliente desta marca e serviço por não ter maneira de monitorizar/controlar detalhadamente os consumos efectuados pelo utilizador: não existe tal função disponível para consulta, quer através da área de cliente online quer das diversas aplicações móveis com o mesmo efeito, o que em situações irregulares como esta põe naturalmente em causa a transparência e/ou competência da marca no que diz respeito à capacidade de garantir que os serviços contratados são devidamente prestados.

Já suspeitava que algo de errado estava a acontecer este mês pois ainda esta tarde verifiquei e restavam supostamente pouco mais de 300Mb disponíveis, levantando logo as suspeitas que se vieram a confirmar quando recebi o sms com o aviso dos ridículos 50 Mb restantes - ainda para mais, entre estes dois momentos nem sequer utilizei nenhuma das apps "não grátis", mas desapareceram 300 Mb na mesma, deixando-me então nesta situação.

Faltando 25 dias para a renovação do plano mensal e uma vez que que os consumos não batem certo com a realidade do tarifário contratado, agradeço esclarecimentos e resolução da questão com brevidade, pois para meu ainda maior transtorno, esta situação surge durante as minhas férias e ter me de dirigir a uma loja para escrever uma reclamação formal no livro não fazia parte do roteiro.

Atentamente,
Data de ocorrência: 6 de setembro 2020
14 de setembro 2020
Hoje tive finalmente oportunidade de me deslocar a uma loja NOS, mas não serviu de nada.
Depois de me tomarem por um iliterado-tecnológico, quiseram convencer-me de que este quase 1Gb de dados desapareceu por culpa do utilizador, alegando que deverá ter sido consumido por aplicações de segundo plano, ao que mostrei a página de consumos do Android onde estão anotados os consumos de cada aplicação
e serviço. Como isso não colam, tentaram de seguida convencer-me de que foram consumidos por actualizações de sistema, quando naturalmente as actualizações de Apps e de Sistema estão definidas para exectuar exclusivamente por Wifi, precisamente para precaver situações destas.

Quando perceberam que não tinham razão e que estavam no campo das suposições, disseram que não eram capazes de resolver o problema em loja porque não tinham acesso a mais informação do que aquela que eu também tenho na minha área de cliente, o que é por si só uma mentira uma vez que na página que o funcionário estava a consultar estavam descriminados consumos e as respectivas origens.

Terminaram então o atendimento a remeter-me para a linha telefónica 16990.
WTF
28 de janeiro 2021
Caro Cliente, em sequência do contacto telefónico estabelecido no dia 14-09-2020, consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente resolvida.
Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.
Antecipadamente gratos pela colaboração,
Serviço ao Cliente
João Silva avaliou a marca
18 de dezembro 2020

Na própria semana em que surgiu o problema dirigi-me a uma loja NOS (marca-mãe) para tratar do assunto pessoalmente, onde me foi indicado que não podiam fazer nada pois não tinham acesso a mais informação do que aquela que eu próprio tenho disponível para consulta na App WTF, o que me pareceu completamente descabido e mostrou muito pouca vontade em resolver o problema. Como se não bastasse, o funcionário da NOS insinuou ainda que o problema seria fruto da minha má utilização - ou seja, a culpa de um problema técnico é do cliente final. Para seu azar, tentou justificar essa insinuação com argumentos que revelaram um conhecimento técnico inferior ao deste cliente, de maneira que rapidamente desconstruí esse "descarte de culpa" ao apresentar vários print-screens dos registos de consumos efetuados no período em causa. Sem saber como me tentar dar mais a volta, disseram-me ainda que o melhor canal para dissecar a questão seria a linha telefónica da WTF . Ora, uma vez que por telefone não seria possível comprovar com imagens tudo aquilo que estava a descrever e que já previa um processo moroso de passar a chamada da linha A para linha B para C onde provavelmente teria de me repetir várias vezes e acabaria por desistir da razão num problema que tinha a certeza ser imputável à marca, ignorei a recomendação desse funcionário. Isto é um daqueles casos em que a experiência varia completamente consoante o funcionário que nos atende; e este funcionário foi tanto incapaz de me atender como de me indicar o melhor caminho para o apoio ao cliente. Resolvi a questão nesse mesmo dia, contactando a marca WTF através da sua página e pelo canal Facebook Messenger, onde pude expor detalhadamente a situação por escrito e com apoio de imagens que confirmavam o que estava a relatar, não havendo assim espaço para interpretações vagas ou tentativas ignorantes de culpar o cliente como por exemplo "quando clica em anúncios dentro das apps e vai parar aos sites desses anunciantes, esse tráfego já não está incluído". No atendimento por este canal de facto também não me souberam justificar o sucedido, mas assumiram prontamente a culpa, registaram o problema como uma anomalia e creditaram-me na hora o saldo (em Mb) que tinha sido consumido erradamente. Sendo uma anomalia, fiquei de continuar a monitorizar os consumos para ver se se repetia, e a verdade é que 3 meses depois não voltou a acontecer. Assim sendo, estou super satisfeito com a resolução do problema pela própria marca através do canal Facebook Messenger. No entanto, estou altamente insatisfeito com o atendimento presencial que tive na loja da marca mãe e onde supostamente são tratados os assuntos desta mesma marca.