Zaask Marca Recomendada Marca do Mês
85.4
ZAASK - PLATAFORMA DIGITAL, S.A.
  • Zaask facilita o processo de contratação de qualquer tipo de serviço. Permite receber até 5 contactos profissionais para comparar os seus perfis, avaliações e documentos verificados pela plataforma.

• Rua João Mendonça, nº 505
    4464-503 Senhora da Hora
  • info@zaask.com

Zaask - Reembolso de créditos

Alexandre Castro apresentou a reclamação
7 de novembro 2017

Depois da minha insatisfação com o serviço prestado pela Zaask, nomeadamente com o facto de não obter o resultado esperado em relação ao investimento de créditos efetuados, solicitei a devolução dos créditos restantes na minha conta. Desde logo, esta solicitação foi-me negada porque não foi feita a solicitação "nos primeiros 14 dias após a compra de créditos, Direito de Arrependimento, que é definido legalmente."
Acontece que estou a solicitar a devolução de créditos não utilizados por um serviço não prestado, que independentemente do prazo decorrido deveria ser reembolsável ao cliente que inclusivamente referiu a intenção de eliminar a conta. Não acontecendo, em termos práticos está a prestadora de serviços a apropriar-se de algo indevidamente a que o cliente recusou-se.

Data de ocorrência: 7 de novembro 2017
10 de novembro 2017
Caro Sr. Alexandre Castro,

Desde já gostaríamos de destacar que a Zaask tem como principal missão melhorar significativamente o processo de contratação de serviços locais, ajudando milhares de micro empresas e profissionais independentes a aumentar o seu volume de negócios através de novas oportunidades.

Todos os dias são publicadas centenas de oportunidades de negócio, na nossa plataforma, por clientes interessados em realizar todo o tipo de serviços.

Os profissionais e empresas poderão registar-se, gratuitamente, começando por completar ao máximo o seu perfil e em nenhum momento a Zaask exige algum tipo de investimento.

Cabe aos profissionais analisarem as oportunidades de trabalho disponíveis diariamente, se vão ou não ao encontro do tipo de serviços a que teriam interesse concorrer, e depois, caso assim o decidam, procurar ganhar os trabalhos, dos quais a Zaask não obtém qualquer tipo de comissão.

Gostaríamos de esclarecer, primeiramente, que o Sr. Alexandre Castro se registou, por sua livre vontade, na nossa plataforma no passado dia 11/07/2017, tendo aceite e concordado com os nossos Termos e Condições, onde está presente não só a explicação do funcionamento da plataforma, como a questão de possibilidade de retorno de créditos.

Passados dois dias, a 13/07/2017, investiu e adquiriu o primeiro pacote de créditos, para começar a concorrer a oportunidades de negócio do seu interesse. Mais uma vez, sublinhamos que fez o investimento por sua livre vontade, em nenhum momento lhe exigimos qualquer tipo de pagamento. Utilizou os créditos adquiridos e concorreu a variadas oportunidades de negócio. Não temos indicação de ter ganho trabalhos através da Zaask, mas sabemos que obteve feedback de quase todos os clientes e em 40% dos pedidos a que concorreu foram, efectivamente, escolhidos profissionais concorrentes, também registados na Zaask.
Na nossa plataforma, não escolhemos os profissionais que concorrem às oportunidades de negócio (estas estão limitadas aos primeiros 5 que optam por apresentar as suas propostas), nem temos qualquer influência nos orçamentos apresentados, por isso, não temos como levar a que um cliente escolha um profissional em detrimento de outro, dependerá da proposta apresentada, das avaliações no seu perfil, do portefólio e de um melhor entendimento com o cliente. Apresentamos oportunidades de trabalho e não trabalhos efectivos, cabe ao profissional procurar ir ao encontro do que o cliente pretende, "vendendo" o seu serviço.

Contudo, e após esta primeira experiência na Zaask, optou por no passado dia 19/10/2017 investir noutro pacote de créditos, embora refira de momento que não obteve o "resultado esperado", mais uma vez, fê-lo por sua vontade. A plataforma Zaask não era uma novidade para si, já utilizava os nossos serviços há mais de 3 meses, já tinha contactado potenciais clientes e decidiu fazer um novo pagamento e voltar a utilizar os nossos serviços. Embora, nesta vez, cerca de três semanas depois tenha pedido o reembolso de parte do valor.

Tal como o informámos, e citou na sua reclamação, fazemos o reembolso do valor investido em créditos de acordo, tal como referido, mais uma vez, nos Termos e Condições que aceitou aquando do seu registo na Zaask, quando há comunicação de desejo de não avançar registado até ao 14º dia, seguido, após o investimento ("O Profissional Zaask poderá, no prazo máximo de 14 dias seguidos desde a aquisição de um pacote de créditos, exigir o cancelamento e reembolso do valor investido no mesmo. O pedido de devolução deverá ser feito por escrito para info@zaask.com. O reembolso do valor será total caso não tenha havido utilização da totalidade dos créditos adquiridos e parcial caso tenha sido utilizada parte (o valor por crédito será o mesmo associado ao do pacote escolhido presente na seguinte página)." e tal não se verificou, tê-lo-íamos feito de acordo com os termos.

Ainda lhe referimos que os seus créditos, que adquiriu por uma segunda vez, se manterão na sua conta e que não irão expirar, pelo que os poderá utilizar até ao fim, sem qualquer problema, e posteriormente eliminar a sua conta, se for essa a sua vontade.

Se necessitar de alguma ajuda a nível de preenchimento do perfil ou obtenção de dicas para aumentar a probabilidade de sucesso na plataforma queira, por favor, dispor sempre pois temos todo o interesse em procurar garantir o maior sucesso de todos os profissionais registados na Zaask.

Obrigada

Atentamente,
Equipa Zaask
15 de novembro 2017
Caros Srs,

Um enorme testamento para não dizerem nada e não assumirem um problema.

Vamos por partes:
1) "a Zaask tem como principal missão melhorar significativamente o processo de contratação de serviços locais, ajudando milhares de micro empresas e profissionais independentes a aumentar o seu volume de negócios através de novas oportunidades." - então deveriam humildemente assumir que têm problemas com os vossos Termos e Condições, ou não fosse a extensa lista de reclamações aqui no portal da queixa. Além disso, a política de cobrar créditos para dar resposta a propostas de orçamentos que podem não vir a efetivar não é uma política correta. Situem-se na realidade nacional, num mercado onde os trabalhadores independentes e PME's (80-90% do mercado) têm uma carga fiscal acima da média europeia, é ofensivo iludirem os trabalhadores com "missões" e promessas de trabalho fácil desde que paguem para os hipoteticamente obter.
2) Relatarem por escrito todo o meu processo não é resposta à questão: reembolso de créditos não utilizados tendo como objetivo a eliminação de conta.
3) É um facto que fiz dois carregamentos de livre e espontânea vontade. Para podermos fazer uma avaliação correta de um serviço/produto é necessário darmos tempo para podermos ajuizar em conformidade. Pois bem, a minha avaliação é a seguinte: constatando factos, o budget normalmente solicitado em pedidos de orçamento encontram-se muito abaixo do valor do mercado (falando em concreto na minha atividade: design) e duvido que os "profissionais" Zaask sejam verdadeiramente profissionais credenciados do design, pois nesta área de valor acrescentado os verdadeiros profissionais sabem que é impossível prestar um serviço pelos valores solicitados. Diz a Zaask que "tem como principal missão [...], ajudando milhares de micro empresas e profissionais independentes a aumentar o seu volume de negócios", pois afirmo com toda a clareza, que a Zaask, independentemente de não ter relação direta com os valores das propostas dos prestadores de serviço, é conivente com esta situação precária dos trabalhadores e empresas em geral e obviamente não estão aqui para "ajudar", mas sim para fazer negócio com os créditos de profissionais ludibriados pelo facilitismo, como eu fui.
4) Em resumo, e com tudo isto voltando à principal questão da "não" devolução de créditos. Basicamente o que defendem é que um cliente regista-se num serviço, paga e se não estiver satisfeito com o serviço e reclamar parte do investimento que fez e NÃO UTILIZOU, simplesmente não o fazem porque já passou do prazo de reflexão, mesmo o cliente tendo demonstrado interesse em eliminar conta e sabendo que estes créditos apenas servem para responder a orçamentos. Deste modo, "empurram" o cliente para duas alternativas: 1 - continuar com o serviço e gastar os restantes créditos mesmo sabendo de antemão que serão em vão ou 2 - eliminar a conta e deixar o "crédito em mãos alheias". Conclusão: a Zaask ficará sempre beneficiada, o cliente e o profissional prejudicados, porque um investe sem saber se terá retorno e o outro porque dificilmente obterá um serviço de qualidade, tal como se pode verificar pelas inúmeras queixas no Portal da Queixa. Se tivesse de comparar este esquema a um exemplo, diria que o serviço da Zaask é uma réplica do que aconteceu com os investimentos de risco do BES.
5) Em verdade de tudo o que é mencionado acima, curiosamente, hoje a Zaask fez circular um email com alteração dos Termos e Condições, onde refere pretender ter "uma política de devoluções mais abrangente e, acima de tudo, mais justa!"

Neste momento a única ajuda que me podem prestar é devolver os créditos investidos e não utilizados, pois não pretendo continuar neste esquema de deturpação e especulação da realidade do mercado.

Obrigado,
30 de novembro 2017
Já passaram 3 semanas e ainda continuo sem uma resposta ao pedido de devolução dos créditos não utilizados.
12 de dezembro 2017
Boa tarde, Sr. Alexandre Castro

Desde já agradecemos a sua atenção.

A resposta já foi dada aquando do primeiro e segundo contactos. A devolução do valor de parte dos créditos gastos não é possível por todos os motivos acima expostos.

Mais informamos que o valor em créditos se mantém totalmente disponível na sua conta, bem como o acesso à plataforma pelo que poderá utilizá-los em qualquer altura.

Obrigada

Atentamente,
Equipa Zaask
Alexandre Castro avaliou a marca
25 de outubro 2018

Precisam de reestruturar o modelo de negócio tendo em conta os profissionais especializados e filtrar a veracidade dos "hipotéticos" clientes.