Grupo Inditex

Zara - Recusa de troca com 2ª via de fatura de compra

Cecília Alvarenga
Cecília Alvarenga apresentou a reclamação
15 de junho 2019

Boa tarde. Fiz uma compra numa loja Zara (no caso das Amoreiras) no dia 12/06/2019, tendo solicitado a emissão de Fatura com Número de Contribuinte. coloquei a Fatura dentro do saco como faço habitualmente, mas infelizmente e num momento altamente caricato, ao sair para a rua o papel voou de dentro do saco, face ao vento fortíssimo que se fazia sentir...
Mais tarde, verifiquei que precisava de trocar um artigo e pensei tranquilamente deslocar-me à loja e pedir uma 2ª via da Fatura. Já não era inédito - pelo menos noutras lojas sempre foi possível. Desloquei-me à loja no dia seguinte onde o funcionário da Caixa me diz prontamente que "Não é possível emitir 2ª Via de Talões". Como insisti, chamou uma colega que repetiu o mesmo e depois a gerente de loja. Depois de algum trabalho para explicar a todos que não estávamos a falar de um "talão" e sim de uma "Fatura" inclusive identificada com Número de Contribuinte... consegui perceber que a loja estava de facto limitada, uma vez que a informação é enviada aos escritórios diariamente e como tal já não era possível aceder à informação. Pediram que contactasse o Apoio ao Cliente. Assim fiz.
Aí, explicaram de novo a situação e começaram por reiterar que não era possível emitir uma 2ª Via do Talão. Tive de insistir que se tratava de uma Fatura e que estava identificada e então lá acederam. Ficaram de me enviar a dita. E enviaram.
No dia seguinte recebo no e-mail uma cópia exata da Fatura da minha compra. Perfeito. Problema resolvido? Pois, não...
O documento estava carimbado com a seguinte menção: "Esta Fatura não serve para trocas e devoluções". Claro que a primeira reação foi uma valente gargalhada. E voltei a ligar ao Apoio ao Cliente. Confirmaram que realmente, e vou citar: "Este documento apenas é válido para efeitos contabilísticos, mas não permite fazer trocas ou devoluções". Insisti, o assistente foi confirmar com alguém superior... e mantiveram a mesma afirmação absurda.
Ora bem, podia a situação ser apenas ridícula. Como assim? Então eu tenho na minha mão todas as provas em como fiz a compra, tenho os artigos, estou dentro do prazo para devolução... E recusam-me a troca? Querem convencer-me que em pleno ano de 2019, na era da eletrónica e da informação virtual, onde praticamente tudo está informatizado, estamos dependentes de um simples pedaço de papel, exemplar único e ainda por cima em papel térmico que basta apanhar um pouco de sol para ficar e branco??
Mas o problema é que vai muito além disso. É ilegal!
Desde 2013 (DL 197/2012) que em Portugal não são emitidos "Talões" - o termo é erradamente usado em vários estabelecimentos ainda, mas atualmente o único documento que titula uma operação de compra é a Fatura ou Fatura Simplificada. E confere, o documento que tenho na mão É uma Fatura Simplificada.
Depois, já teremos de recuar até 2005, e ao Ofício Circulado 30074/2005 da antiga DGI (Atual Autoridade Tributária) para constatar que uma 2ª Via de uma Fatura tem exatamente a mesma validade que o seu original. Também confere, o assistente do Apoio ao Cliente também confirmou que o documento É ACEITE para fins contabilísticos.
Posto isto, se eu tenho na minha mão um documento que tem exatamente a mesma validade que o original e se o original é o único documento que existe - a Fatura - se estou dentro do prazo legal para devolução, se tenho comigo os artigos em perfeitas condições e devidamente etiquetados, a ZARA simplesmente NÃO PODE recusar a troca!
Nesta data já preenchi o Livro de Reclamações na Loja e já enviei a cópia da dita à entidade reguladora, a ASAE.
Vou aguardar...

Data de ocorrência: 15 de junho 2019

E muito facil e como foi esplicado de certeza absoluta , quando faz uma compra com factura , onde esta mesmo e dedutivel o IVA , deve sempre guardar em caso de troca , por causa da nota de credito .
Se perdeu e pediu uma 2 via , nao serve como troca , pode reclamar , pode procurar seus direitos , todo o regulamento esta no painel da caixa , basta olhar e ler , vera que nao custa nada .
Para reclamar toda gente reclama , mas para ver o lado da razao , ai ninguem ve , ora bem esta na Lei bem descrita , que se a loja tiver todas as condições de troca e reembolso , visiveis aos clientes e no proprio talao diz como na factura .
Minha senhora , pode reclamar ate Marte , mas legalmente nao tera razao nenhuma

Meu caro, muito lhe agradeço as boas gargalhadas que me proporcionou. Deixe-me apenas alertá-lo que neste país, pelo menos por enquanto, quem faz as leis ainda é a Assembleia da República e não a Zara ou qualquer outra loja. Por isso, a mim pouco me importa o regulamento que do painel da loja. Especialmente se este for contra a lei. Não sei se consegue perceber esta "pequena" diferença.
Já no seu caso, aconselho-o vivamente a informar-se um pouco melhor. E não precisa de ir até Marte, o Google é suficiente. Não precisa de aprofundar muito... Se conseguir perceber que desde 2013 que NÃO PODEM ser emitidos TALÕES como continua a referir e que, se forem emitidos simplesmente NÃO TÊM qualquer validade... Já é um ganho.
Depois, se conseguir entender que é um DIREITO do consumidor ter acesso a uma 2ª VIA de uma FATURA de um bem que adquiriu e que esta, POR LEI, tem a mesma validade do seu original... Então vai ser um consumidor muito mais feliz, acredite.
Se trabalha na ZARA (porque só isso explica - com x - esta intervenção), olhe, boa sorte!

A mesma situação aconteceu comigo. Comprei umas calças cujo talao perdi.
Mas no meu caso a situação é pior porque as calças foram lavadas e as costuras encolheram ficando enrugadas em todos os bolsos (4 bolsos), portanto fui devolver o artigo.
Pedi 2ª via da fatura e o gerente disse exatamente o que lhe disseram, que sem o original não há devolução nem sequer por o artigo ser defeituoso. Qualquer artigo de roupa tem garantia de 2 anos certo? Ora então Sr Rui26179 agora temos que guardar os taões todos durante 2 anos??? Nem tenho local para guardar isso tudo!! Que nunca lhe aconteça nenhuma situação igual.
Agora fico com um artigo defeituoso que vai para o lixo.
A Zara, está com um serviço ao cliente péssimo. Por cortesia deveriam aceitar a devolução.
Não sei se reclamou ao provedor ao cliente ou provedor de justiça mas eu vou tentar.
A deco tem também um balcão de reclamações.